TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos de contabilidade e uso de informações contábeis

Projeto de pesquisa: Objetivos de contabilidade e uso de informações contábeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.760 Palavras (24 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 24

Indice:

• Objetivos da contabilidade e utilização da informação contábil e introdução aos relatórios contábeis

• Parecer dos Auditores Independentes e notas explicativas

• Os princípios fundamentais da contabilidade e os princípios Fundamentais da contabilidade.

• Princípios contábeis

• Definição de ativo e passivo patrimônio liquido receitas despesas perdas e ganhos

• Importância do balanço patrimonial:

• As principais características do DRE.

• Quais os métodos da DFC:

• As principais atribuições das normas brasileiras na contabilidade:

• As diferenças entre as Boletim contábil

• sociedades:

Introdução:

Objetivos da contabilidade e utilização da informação contábil e introdução aos relatórios contábeis

Etapa 02

1 - Qual o objetivo da Contabilidade

O objetivo da contabilidade e fornecer informação de natureza econômica, financeira física e social , aos usuários internos e externos com demonstrações Contábeis com o objetivo de prover aos usuários dados para tomadas de decisões.

2 – Quais os principais usuários e suas necessidades

Os principais usuários são pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade são eles investidores, empregados ,credores porempréstimo,fornecedores e outros credores comercias ,clientes, governo e suas agencias e publico.

3 – Quais as caractristicas qualitativas das demostrações contábeis

Demostraçoes contábeis são

COMPREENSIBILIDADE: a informação apresentada em demonstrações contábeis deve ser apresentada de modo a torná-la compreensível

RELEVÂNCIA: a informação fornecida em demonstrações contábeis deve ser relevante para as necessidades de decisão dos usuários.

MATERIALIDADE: a informação é material - e, portanto tem relevância - se sua omissão ou erro puder influenciar as decisões econômicas de usuários.

CONFIABILIDADE: a informação fornecida nas demonstrações contábeis deve ser confiável

PRIMAZIA DA ESSÊNCIA SOBRE A FORMA: transações e outros eventos e condições devem ser contabilizados e apresentados de acordo com sua essência e não meramente sob sua forma legal

PRUDÊNCIA: prudência é a inclusão de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas exigidas de acordo com as condições de incerteza.

INTEGRALIDADE: para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites da materialidade e custo.

COMPARABILIDADE: os usuários devem ser capazes de comparar as demonstrações contábeis da entidade ao longo do tempo.

TEMPESTIVIDADE:.tempestividade envolve oferecer a informação dentro do tempo de execução da decisão.

EQUILÍBRIO ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO: os benefícios derivados da informação devem exceder o custo de produzi-la.

Parecer dos Auditores Independentes e notas explicativas

As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos e outras demonstrações contábeis necessárias para uma plena avaliação da situação e da evolução patrimonial de uma empresa. As notas devem conter no mínimo a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e das práticas contábeis adotadas, dos ajustes dos exercícios anteriores, reavaliações, ônus sobre ativos, detalhamento das dívidas de longo prazo, do capital e dos investimentos relevantes em outras empresas etc. As Notas explicativas tem por objetivo complementar as demonstrações contábeis mostrando os critérios contábeis utilizados pelas organizações, inclusive a composição do saldo de determinadas contas, os métodos de depreciação e critérios de avaliação dos elementos patrimoniais.!

No Brasil a Lei das Sociedades por ações, sendo alterada em parte pela Lei nº 11.638 de determina que as demonstrações contábeis sejam auditadas por auditores independentes registrados naComissão de Valores Mobiliários, Normas específicas que também exigem que as instituições subordinadas ao Banco Central do Brasil, à Superintendência de Seguros Privados e outras também tenham suas demonstrações contábeis auditadas. Em países com economias mais avançadas, onde a auditoria é uma obrigatoriedade para a grande maioria das empresas e entidades, inclusive as governamentais, quando não por lei, por exigência natural da sociedade e da comunidade de negócios; empréstimos, relações comerciais, transações importantes e linhas de crédito, normalmente só são concretizados nestes países, quando acompanhadas de demonstrações contábeis avalizadas por auditores independentes; normalmente esta necessidade se reflete em todas filiadas americanas domiciliadas em outros países. Cabe esclarecer inicialmente que o registro na CVM não se constitui em uma nova categoria profissional e, tampouco, significa cerceamento do exercício da atividade profissional. Ao contrário, a atividade de auditoria independente é prerrogativa do contador legalmente habilitado e registrado em Conselho Regional de Contabilidade. Essa atividade pode ser exercida individualmente ou em sociedade civil, cujos sócios sejam todos contadores, inexistindo, consequentemente, incompatibilidades entre essas normas e o regime disciplinar da categoria profissional de contador.

A nova Instrução mantém as duas formas de registro já existentes, quais sejam: Auditor Independente – Pessoa Física, conferido ao contador legalmente habilitado, que satisfaça às exigências estabelecidas Independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com