TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oitavo Semestre

Monografias: Oitavo Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 9

DESENVOLVIMENTO

Todo projeto necessita de toda uma preparação inicial antes de ser colocado em prática, na tentativa de trabalhar questões que anseiam métodos e técnicas para abordagem a fim de atingirem um objetivo principal.

Assim, gerenciamento de Projetos consiste na aplicação de várias habilidades, conhecimentos, ferramentas, métodos e técnicas adequadas às atividades de um projeto a ser construído com atendimento a todas as questões e requisitos que demandam um projeto. (PMI 2008. p. 6)

Todo projeto é constituído por um conjunto de ações que se caracterizam em atividades ligadas e relacionadas entre si com um objetivo único, sendo caracterizadas por suas aplicabilidades. (PMI 2008, p. 37)

De acordo com Ferreira (2004, p. 1639) o Projeto é composto por uma ideia que se constrói, se forma com a intenção de realizar algo para execução no futuro.

O PMBOK (2004) destaca que o gerenciamento de projetos possui cinco importantes fases que constituem um grupo de processos que compreende elaborações e tomadas de decisões. Como:

* INICIAÇÃO

Esta fase inicial consiste na abordagem de identificação de todas as necessidades, viabilidade, custos, orçamentos e todo o cronograma, a equipe que irá trabalhar e as possíveis ideias e propostas que poderão ser estruturadas e trabalhadas durante o andamento e execução do mesmo. Dessa forma, se constitui na fase inicial de um projeto denominando Termo de Abertura.

* PLANEJAMENTO

O planejamento consiste em toda a análise dos recursos que serão utilizados e a apresentação de todo o detalhamento do plano que será exceutado.

* EXECUÇÃO

Essa fase aborda a execução e andamento de todos os planos colocados no projeto, incluindo toda a coordenação e estruturação de pessoal e de todos os recursos necessários para a execução do mesmo.

* CONTROLE

O controle é fundamental para monitorar, controlar, averiguar, e realizar modificações quando necessário à adequação das atividades no planejamento do projeto.

* FINALIZAÇÃO

Essa fase caracteriza a finalização do projeto, se constituindo em uma aceitação formal da concretização do mesmo, com a verificação de todo o escopo.

Dessa forma, o Gerenciamento de Projetos consiste em Planejar, Fazer, Verificar, Agir e ainda corrigir e melhorar quando necessário. Assim, o grupo de planejamento faz correspondência a todo um planejar de ações, execução, realização, monitoramento e controle de todo o processo, formalizando a aceitação de todo o projeto, encerrando-o de forma organizada.

Nesse pressuposto para a construção de todo um projeto desde sua idealização, realização e concretização são necessários que os gestores tenham maiores conhecimento sobre as áreas que englobam todo esse processo. Assim, para exemplificar tem-se nove áreas de suma importância que devem fazer parte desse conhecimento. Como:

1- ESCOPO

É o processo que engloba o desenvolvimento da descrição detalhada de um produto, onde sua aceitação e seu monitoramento faz parte desse processo, como também suas mudanças se necessário.

2- TEMPO

Questões relacionadas ao tempo caracterizam atividades que envolvam toda a entrega de um projeto, como dependências, documentações, recursos, períodos, cronograma, durações, restrições e atividades, com monitoração de todo o progresso, gerenciando possíveis mudanças no cronograma se necessário.

3- CUSTO

É um processo que engloba a aproximação de todos os possíveis custos que o projeto irá gerar a realidade de sua aplicabilidade. Possibilitando um maior gerenciamento de todos os custos, controlando-os e adequando-os.

4- QUALIDADE

Compreende os padrões de identificação em requisitos de qualidade, resultados e avaliação. Compreendendo e monitorando os resultados de todo o plano de qualidade promovendo garantias e mudanças se necessário.

5- RECURSOS HUMANOS

Consiste na identificação de toda documentação e registro do pessoal engajado no processo do projeto. Compreendendo as funções, responsabilidades, habilidades, planejamentos e ações, onde o trabalho do mesmo é colocado a disponibilidade do pessoal, onde é desenvolvido projetos de melhoria e de acompanhamento visando a competência e o desenvolvimento de todos os membros da equipe.

6- COMUNICAÇÃO

É uma área responsável pela organização da comunicação envolvidas no projeto, onde são expostas as necessidades, interesses e todas as abordagens pertinentes, tornando todas as informações ao alcance de todos os envolvidos. Essa área também identifica os maiores interessados, distribuição de informação, gerenciamento das expectativas e relato de todo o desempenho.

7- RISCOS

Área onde são detectados os possíveis riscos que podem vir a afetar o projeto. Dessa forma, desenvolve várias ações com o objetivo de ampliar inúmeras oportunidades para reduzir as possíveis ameaças, análise quantitativa e qualitativa e ainda planejar alternativas para a resolução dos problemas.

8- AQUISIÇÃO

Compreende todos os documentos das decisões do projeto, sendo também uma área responsável pelos fornecedores, contratos gerenciais, desempenhos e mudanças quando necessário. Assim, planejar, conduzir, administrar e encerrar são atividades pertinentes à aquisição.

9- INTEGRAÇÃO

Corresponde ao processo que legalmente documenta e autoriza o projeto e todas as suas fases, compreendendo toda documentação, requisitos, interesses, objetivos e ainda as expectativas oriundas do projeto. Essa área ainda é responsável por todo o gerenciamento do mesmo, como todas as suas implicações de início e término, monitorando o trabalho para que o mesmo seja realizado sob controle e flexível à mudanças até seu encerramento por completo

Portanto, todas as áreas do projeto são de extrema importância para todo o processo do mesmo, onde todas se relacionam entre si em prol de um objetivo e com propósito em alcançar êxito em todas as suas fases: começo, meio e fim. Onde todos os envolvidos devem estar totalmente engajados a causa e defender a concretização do mesmo de acordo com o planejamento inicial, lembrando que todo o projeto depende de uma equipe.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com