TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Financeiro

Exames: Orçamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO 3

2 ORÇAMENTO FINANCEIRO 4

2.1 As Vantagens do Sistema Orçamentário 4

2.1.1 Requisitos do Orçamento 5

2.1.2 As Limitações do Orçamento 6

2.1.2.1 Os Motivos que o Orçamento Falha 7

2.1.2.1.1 A Sequência da Aplicação 7

3 Valor Presente Líquido (VPL) 10

4 Taxa interna de retorno (TIR) 11

5 Considerações das Ferramentas VPL E TIR 13

6 PAYBACK 14

7 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo discutir os aspectos referentes à importância dos usuários da análise de orçamentos, os principais mercados de valores e a importância da aplicação em investimentos.

Com o processo de globalização, que resultou em um intenso intercâmbio entre os países, cada vez mais o mercado acionário vem adquirindo uma crescente importância no cenário financeiro internacional. Seguindo essa tendência mundial, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.

Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, o mercado acionário também se constitui em uma importante opção de investimento para pessoas e instituições.Levando os conceitos às ferramentas tradicionais e as novidades tecnológicas, desenvolvida pelas unidades informacionais, para completar de forma eficaz a formação leitora dos cidadãos. Apresenta o perfil do usuário das informações profissionais que busca conhecimento rápido, atual, autêntico, num ambiente delicioso e em diferentes suportes.

.

2 ORÇAMENTO FINANCEIRO

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa. No que diz respeito às fases do orçamento, deverá ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência da sua implementação, partindo do inventário das hipóteses e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validadas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados - controle.Caberá ao administrador financeiro verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.

2.1 AS VANTAGENS DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

São muitas as vantagens que a implantação de um sistema de orçamento pode trazer para a empresa. Tais vantagens ultrapassam, às vezes, o domínio financeiro que lhe é próprio. Do ponto de vista do planejamento, o sistema orçamentário movimenta o ambiente, pois conscientiza o dever de cada funcionário, gerente ou executivo na organização.

Em sínteses essas vantagens podem ser assim resumidas:

1.O Eficaz dos recursos próprio, seja para o investimento no imobilizado, seja para as contas dos ativos circulantes;

2. A atualização nos planos de despesas;

3. A determinação da responsabilidade;

4. A coordenação ente todos os setores da empresa, pois seu alvo comum é lucro a ser atingido conforme o orçamento;

5. A combinação de forma fria e impessoal dos melhores julgamentos dos diversos setores responsáveis pelos resultados;

6. Pelo seu mecanismo de operação, o orçamento serve de válvula de segurança para a administração.

7. Além de permitir o uso mais racional dos recursos próprios, orçamento regulariza também o uso dos recursos de terceiros, dentro dos limites do lucro projetado.

8. O orçamento é fundamental poderoso para avaliação os resultados das políticas de vendas, de produção e financeira da empresa.

9. As empresas que possuem sistema orçamentário em bom funcionamento gozam sempre de maior prestigio junto às fontes externas de financiamento bem como junto a investidores.

10. O orçamento requer que a administração se fortalece, mediante o aperfeiçoamento continuo do sistema de registro, analises e relatórios, indispensáveis para tomada de decisões.

2.1.1 Requisitos do Orçamento

Para obter as vantagens que o sistema orçamentário oferece, há requisitos óbvios:

Apoio da cúpula administrativa – Condição imprescindível devido aos atritos que normalmente surgem no processo de controle. Se a organização deseja um orçamento bem sucedido, é absolutamente necessário que cada um dos membros da direção, a começar pelo Presidente, lhe dê apoio completo. O ímpeto e o resumo precisam partir da própria cúpula.

Uma organização adequada – Básico, no tocante a responsabilidade e a autoridade, para o controle efetivo. Sem uma organização definida, não será possível determinar quem é o responsável por determinada situação deficitária.

Um sistema de contabilidade – Que permitam as analises e comparações necessárias, nos pormenores devidos, essas normas contábeis servem também de base para o planejamento. Sem essas bases comuns, a contabilidade poder registrar fatos reais que não correspondem aos estimados, o que falseará as comparações posteriormente e conduzirá a decisão errônea.

Um sistema orçamentário adequado - Cada empresa tem suas necessidades especificas decorrentes da natureza de suas atividades. Para obter resultados favoráveis, ela precisa possuir um sistema de trabalho definido, capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com