TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Controlers Dentro Das Organizações

Artigo: Os Controlers Dentro Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

Este trabalho visa demonstrar o perfil e o papel do Controller, uma função eminentemente contábil, porém, com profundo conhecimento em administração, pois assim exige seu cargo e sua função dentro das empresas.

Função esta que auxilia os tomadores de decisões das organizações, como também influencia na mudança de estrutura da empresa, desde o chão de fabrica até a sociedade na qual essa organização esta inserida.

Os estudos e considerações deste artigo, passa pela conceituação de Contabilidade, Administração e Controladoria. Para que se possa ter uma idéia da dimensão da responsabilidade do Controller, pois alem de analise e interpretação de informações contábeis, devem essas ser transformadas em objetivos de eficiência e eficácia dentro das organizações, usando a administração para direcionar a empresa a alcançar tais objetivos e metas.

A controladoria seria então a correlação entre a contabilidade e a administração para se alcançar às metas e objetivos propostos.

È dentro dessa área da Controladoria que esta o nosso foco “O Controller”, que é a pessoa chave na empresa que terá que ter uma interação ampla com os vários departamentos da organização na busca dos melhores resultados.

Por fim, veremos que o Controller é a coesão do Contador e do Administrador, que tem por objetivo reduzir custos e maximizar os lucros, usando as práticas contábeis, aliada às formas de gerenciamento administrativas.

Abstract:

The aim of this work is to demonstrate the profile and the role of a Controller, an occupation chiefly from the accounting field, however with a deep knowledge in Administration, which is required by this field and its function within business enterprises.

Profession that helps the decision maker in the companies, as well as influence that can change all the structure of a company, from the manufacturing level to the society in which this organization is inserted.

The studies and considerations of this issue, comprehend the concept of accountancy, administration and comptrollership. In order to have a better picture of the dimension of the responsibility of the Controller, for besides analyses and interpretation of accounting information, it must be transformed into efficient and effective goals inside the organization, using the administration to direct the company towards such goals and aims.

The comptrollership would be than co-relation between accounting and administration to reach proposed aims and goals.

It is inside this area, Controllership that we find our main spotlight “The Controller” who is the key person in the company and who must have a wide interaction with the various department of the company in search of the best results.

Finally, we may see that the Controller is a cohesion of the Accountant and the Administrator, whose main goal is to reduce costs and maximize profits, by the use of the accounting practice in conjunction with the management techniques;

Introdução

Desde o início do século XX, quando começaram a aparecer os controllers nas organizações americanas, existe interesse em conhecer as atribuições que eles desempenham. De uma função eminentemente contábil, o controller ocupa hoje outras posições, tornando-se um profissional indispensável na gestão empresarial.

Na atual dinâmica da economia global, as empresas são obrigadas a estar sempre em compasso de transição. Nesse cenário, o controller tem papel importante, gerando informações confiáveis e eficazes, supervisionando os setores de contabilidade, finanças, administração, informática e recursos humanos, tomando decisões que envolvem a todos e principalmente atuando constantemente em mudanças (de mercado, tecnologias, sistemas de gestão, etc.), assumindo assim, um papel fundamental dentro das organizações.

A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores, responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. A Controladoria tem como funções principais exercer os controles contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais da instituição. Com sua visão ampla e generalista, o controller influencia e assessora todos os outros departamentos da empresa, onde as informações são geradas e colocadas à disposição dos executivos para a tomada de decisões. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador).

Ainda do ponto de vista contábil, devido a esse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.

Resumidamente, podemos destacar que o papel do Controller tem se expandido de um Contador voltado para atribuições básicas, para um profissional voltado para gerenciamento com habilidades interpessoais que o qualifica a interagir com outros departamentos, bem como gerenciar atividades de um crescente e bem preparado grupo de colaboradores. Desta forma o papel do moderno Controller requer pelo menos muita experiência em administração e amplo conhecimento contábil.

Este trabalho tem por objetivo analisar as atividades dos controllers para compreender alguns aspectos relativos ao exercício do cargo, tais como, funções desempenhadas, habilidades requeridas e formação acadêmica. Espera-se com os resultados obtidos auxiliar a compreensão das funções do controller e promover a valorização deste profissional tão importante na gestão das organizações.

Contabilidade

Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com