TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Da Administração No Século XXI

Exames: Os Desafios Da Administração No Século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Compreendemos então que a Administração do século XXI vem ocorrendo em um contexto dinâmico e globalizado, onde a competitividade se dá de modo acirrado em todo o mundo.

O futuro pertence às empresas que conseguem explorar o potencial da centralização nos seus processos. O mundo dos negócios das corporações desbrava novos horizontes e depara-se com culturas diferentes, assim, é necessário romper com o passado, deixar de lado alguns conceitos e experiências tradicionais e criar novidades e soluções criativas para dotar as empresas do futuro.

Algumas iniciativas já transformaram as organizações e o processo de trabalho. Agora é necessário que as empresas treinem seus colaboradores, pois o desenvolvimento de tecnologia de ponta requer maior capacitação dos funcionários, bem como maior flexibilidade para lidar com as mudanças provenientes do ambiente externo.

O cenário atual exige que as organizações sejam ágeis, rápidas e flexíveis em seus processos decisórios. A informação em tempo real, o conhecimento das pessoas, o empreendedorismo, as lideranças organizacionais e a responsabilidade social estão cada vez mais em evidência nas ações do administrador e das empresas. O mundo corporativo está exigindo uma postura clara e transparente das organizações e ações fundamentadas em ética e responsabilidade social, e esses são apenas alguns dos desafios da administração em nosso século.

Palavras chave: Competitividade. Futuro. Empreendedorismo. Desafios.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Os desafios da administração

Nas atuais circunstâncias do mundo, o contexto das organizações estimula algumas reflexões sobre os desafios da Administração, que sabemos que não são poucos. A palavra chave de tais desafios tanto para a administração quanto para o administrador está relativamente, ligado á pressões. Pressões essas que vêem de todos os lados, mais se pode classificar em quatro as principais que são também essenciais, para sabermos lidar com o momento em que vivemos, para conseguirmos administrar corretamente uma organização, e sermos ótimos empreendedores. Temos as pressões ligadas à globalização, pressões relativas ao controle de custos, pressões que se referem às relações de confiança entre as partes interessadas, e as pressões sobre o comportamento ético e a responsabilidade corporativa.

A administração pode ser entendida como uma tendência a subordinação, ou seja, na administração sempre terá alguém que dita às regras e alguém que terá que obedecê-las. Porém a administração moderna é muito mais que isso, trata-se de interpretação, propostas, objetivos, organização, planejamento, direção e claro, o controle. Sabemos por meio de tantas teorias, quais são os objetivos da administração, e como realizar tais objetivos, porém nunca poderemos ter a certeza de quais desafios encontraremos pela frente.

Desde que surgiu o termo administração, surgiram também os desafios. Os primórdios da administração tiveram que ensinar os novos colaboradores a transformar os hábitos de trabalhos tradicionais, superar os obstáculos culturais nacionais, regular os hábitos existentes (já que não eram acostumados a trabalhar sob pressão, com prazos e etc.) E tiveram inclusive que, fazer tais colaboradores perceberem, que eles precisavam trabalhar arduamente para poder ter uma renda suficiente para dar condições de vida para toda a família.

E com o passar do tempo, ter colaboradores treinados, virou questão de rotina, ou seja, nenhuma organização esta disposta a contratar funcionários que não sejam treinados e competentes ou que não estejam dispostos a aceitar um treinamento. Conforme surgem novas tecnologias, novas aprendizagens e teorias surgem também novos desafios, e novas batalhas a serem ganhas.

Já vimos empresas sem gerencias, funcionários com apenas uma tarefa e não multifuncionais, já convivermos com absurdos desperdícios, e com pessoas sem nenhum tipo de ambição pessoal. Porém, graças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com