TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DOS SABERES DOCENTE E DISCENTE SOBRE DROGAS E VIOLÊNCIA DIANTE DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

Pesquisas Acadêmicas: ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DOS SABERES DOCENTE E DISCENTE SOBRE DROGAS E VIOLÊNCIA DIANTE DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  6.793 Palavras (28 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 28

ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DOS SABERES DOCENTE E DISCENTE SOBRE DROGAS E VIOLÊNCIA DIANTE DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

LEONE PEREIRA DE SOUZA

JOSE VICENTE LIMA ROBAINA

RESUMO

O objetivo deste artigo foi analisar a relevância dos saberes docentes e discentes sobre drogas e violência diante dos desafios do século XXI. A pesquisa além de confirmar afirmações, pressupostos, hipóteses e teorias no que se refere aos saberes sobre drogas e violência, na visão dos envolvidos no processo educacional, apresentou resultados que contribuirão de maneira significativa para as áreas de conhecimento mencionadas e para a elaboração e o fornecimento de elementos necessários ao desenvolvimento de projetos, programas e ações pedagógicas na área de educação preventiva sobre drogas. A mesma respondeu ao seguinte problema: De que forma o professor aborda esta temática em sala de aula e com qual frequência o faz? A pesquisa teve cunho qualitativo - quantitativo, utilizando o Método Hermenêutico com Análise de Conteúdos e interpretação dos dados, realizada através da analise e interpretação das opiniões obtidas por meio das questões aplicadas a amostra. Os dados foram coletados através de questionários e entrevistas com os docentes, discentes e demais segmento da escola. Foi trabalhada uma população alvo de 746 alunos, 40 professores, 30 funcionários e 225 membros da comunidade escolar (familiares do aluno) A amostra aleatória é composta por 373 alunos do Ensino Fundamental, 20 professores, 15 funcionários e 112 participantes da comunidade escolar (familiares dos alunos), e para os mesmos foram aplicados os questionários com questões abertas e fechadas.

Palavras-chaves:

Drogas – violência - ensino e aprendizagem.

RESUMEN

El objetivo de este estudio fue identificar el conocimiento de los profesores y estudiantes acerca de las drogas y la violencia en las escuelas y su influencia en la enseñanza y el aprendizaje de los segmentos para que los estudiantes conscientes y otros de la comunidad escolar. La encuesta también confirmó las declaraciones, los supuestos, hipótesis y teorías con respecto al conocimiento sobre las drogas y la violencia, en opinión de los involucrados en el proceso educativo, presentó los resultados que contribuirán de manera significativa a las áreas de conocimiento mencionadas y para el desarrollo y entrega elementos necesarios para desarrollar proyectos, programas y actividades educativas en el área de educación de prevención de drogas. El mismo objetivo responder a la siguiente problema: ¿Cómo el profesor discute este tema en el aula y con qué frecuencia lo hace? La encuesta tiene un carácter cualitativo - cuantitativo, utilizando el método hermenéutico el análisis de contenido e interpretación de datos, la interpretación construida por el análisis de las opiniones, que se obtiene a través de las preguntas de la muestra. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios y entrevistas con profesores, estudiantes y otros sectores de la escuela. Se trabajó con una población objetivo de 746 estudiantes, 48% de estos fue una muestra de los cuestionarios se utilizaron los mismos a las preguntas abiertas y cerradas. Aunque la encuesta era componer seleccionados al azar de 70 profesores, 50% de estos fueron elegidos como muestra. Participaron en la investigación aún 250 padres, o el 50% de la comunidad escolar.

Palabras clave :

Drogas – violência – ensenãnza e aprendizaje

INTRODUÇÃO

Este artigo traz importantes reflexões sobre a relevância dos saberes docente e discente sobre Drogas, Violência para a educação, diante dos desafios do século XXI, em Boa Vista, Roraima/Brasil.

Neste mundo globalizado, os saberes docentes não estão acompanhando as mudanças, a complexidade de questões que se impõem ao professor à prática diária e a construção do seu próprio saber. Se o professor não tem conhecimento dessa temática de que maneira irá abordar a problemática das drogas em sala de aula? A prática docente é uma atividade muito complexa, exige um novo perfil do profissional da educação.

JUSTIFICATIVA

As drogas e violência no âmbito escolar têm chamado bastante atenção dos educadores através de vários conflitos familiares. Diante dessa realidade sentiu-se a necessidade de elaborar um trabalho de prevenção com o objetivo de analisar a relevância dos saberes docente e discente sobre Drogas, Violência, diante dos desafios do século XXI, em Boa Vista, Roraima/Brasil.

MARCO TEÓRICO

No início da década de 80, segundo Sposito (2001), ocorreram às primeiras pesquisas sobre violência, relacionando-a com a corrida dentro dos muros escolares. Neste aspecto, esta temática, apresentada por alguns estudos, entre eles os de Zaluar (1999) e Peralva, (1997), demonstram a íntima ligação com o processo de redemocratização a partir da eclosão da violência nos debates públicos sobre as questões que afetam a qualidade de vida de populações menos favorecidas, “onde a segurança constituía problema importante até hoje não resolvido” (SPOSITO, 2001).

Schilling, (2003, p. 3) assim indaga sobre a violência:

De que tipo de violência falamos quando tratamos sobre a temática em questão? Da violência das paixões? Da violência que acontece na família - contra a mulher, a criança, o idoso, o portador de necessidades especiais, aquele que tem uma orientação sexual diferente? Da violência do desemprego, da fome, da falta de acesso e de oportunidades, da falta de justiça? Da violência da corrupção? Da violência do preconceito, do racismo, dos crimes do ódio, entre tribos, entre aqueles que se juntam e consideram o outro como inimigo, a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com