TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de investimentos

Seminário: Os tipos de investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

Os tipos de investimentos

Principais informações

Existem diferentes tipos de investimento, necessariamente são divididos em três classes, quando determinado em relação a sua procedência.

• Investimentos públicos: são soluções disponibilizadas pelos governos ou entidades públicas visando o bem estar social. O investimento público não tem como desígnio retornos monetários, e sim retornos sociais. Podemos citar como exemplos investimento público são escolas, hospitais, rede de saneamento básico entre outros.

• Investimentos privados: são recursos para pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com foco no retorno monetário aos investidores. Essa modalidade de investimento é responsável por grande parte da geração de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimentos privados são: empresas de prestação de serviço particulares, fábricas, lojas entre outros.

• Investimentos mistos: são recursos que os governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento é estruturado na forma de uma empresa de capital misto e tem finalidade motivar bem estar para sociedade quanto retorno monetário. Um exemplo de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

A Importância dos Investimentos

Os investimentos são essenciais tanto para a economia, quanto para as organizações. Podemos dizer que economia de qualquer país só pode crescer conforme com o fluxo permanente de investimentos.

O funcionamento das organizações em longo prazo depende do volume de investimentos realizado por elas. O investimento entusiasma a sobrevivência das organizações.

As organizações privadas têm como alvo crescer, aumentar seu mercado consumidor, de forma a poder causar mais retorno ao investidor. Apenas realizando investimentos a empresa ira viabilizar esse crescimento. Numa situação contrária, temos organizações que não estão em desenvolvimento, e que precisam de um fluxo de investimentos, no mínimo, satisfatório para repor o dano e a obsolescência de suas máquinas e equipamentos.

Conclusões e Análise

Assim vemos que para obter recursos, a organização necessita investir. Contudo, o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. Sempre estudando as principais considerações que influenciam na decisão, que são a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.

ETAPA 2 – A MONTAGEM DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE PARA ANÁLISE DE INVESTIMENTO

PASSO 3 – FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Um fluxo de caixa relevante em um projeto proporciona uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que este ligado a questão de se aceitar ou não este projeto. As diferenças em meio a os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser arranjados com o novo projeto e aqueles que seriam aceitáveis sem o projeto, ganham o nome de fluxos de caixa incrementais.

Assim, apreender o conceito de fluxo incremental e essencial na analise de implantação de um projeto. Geralmente, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais, quando analisados em uma avaliação de projetos de investimentos, cogitam toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresa que serão de certa forma influenciada pela realização do projeto.

2 – CARACTERISTICAS

2.1 - Avaliações de Projetos na Elaboração do Fluxo

Reposição: manutenção do negócio;

Expansão em novos produtos ou mercados

Expansão de produtos ou mercados;

Projetos de segurança e ou ambientais.

Reposição: redução de custos;

2.2 - Projetos de Fluxos de Caixa Relevantes

Os investimentos iniciais podem ser na forma bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), ou investimento em capital de giro para agüentar o projeto. Estes investimentos são saída de caixa e, deste modo devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.

Nos Retornos de caixa do investimento geralmente depois alguns períodos o projeto se torna lucrativo, gerando fluxos de caixa positivos para a empresa / investidor.

Estes fluxos de caixa normalmente são positivos e acontecem no término do investimento, seja pela venda de algum ativo ou após sua utilização por algum benefício tributária adquirida.

3 - TAXAS FLUXO RELEVANTE DE INVESTIMENTOS

3.1 - TMA (Taxa de Mínima Atratividade)

Para eleger entre vários investimentos é imprescindível estipular uma TMA, pois se só tivesse uma área de investimento, ou seja, se o empresário pudesse só investir na poupança, não tendo outras variáveis para este fazer um investimento essa seria a taxa mais atrativa para ele. Se um investidor tivesse diferentes possibilidades de onde aplicar seu capital, o mesmo deveria determinar uma Taxa Mínima (TMA), sendo esta, o investimento mais acautelado que este poderia alcançar.

Para opção de um investimento o investidor deve eleger um que tenha uma taxa superior a TMA, pois devido a ter um risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com