TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM MERCADO

Projeto de pesquisa: PESQUISA EM MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará questões fundamentais para que a empresa, no caso, Microsoft, permaneça no mercado de forma inovadora, usando estratégias para enfrentar a resistência á mudança. Destacando a importância das questões de pesquisa de Mercado, Marketing e negociação em suas etapas.

Enfatizando a ideia de que o sucesso da empresa depende na forma em que planeja suas estratégias, diagnosticando e superando problemas. Preocupando-se também em inovar os produtos, para que satisfaçam as necessidades e desejos dos consumidores, através da realização de pesquisa de mercado, conhecendo o Mix de comunicação, seus componentes e as variáveis ambientais que influenciam em um processo de negociação. Juntos agregam importantes ferramentas para manter a organização no concorrido mercado tecnológico.

2 PESQUISA DE MERCADO

A) – Veja esta parte do texto: “Para avançar, a Microsoft terá que superar esta cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado no trecho do texto ?

Resposta: O mercado exige um compromisso maior com o que é novo. Entretanto as dificuldades com resistência existem.

Mas as mudanças são necessárias, e estratégias devem ser elaboradas para superar a concorrência e se manter no mercado de forma inovadora, atendendo os desejos e necessidades dos consumidores cada vez mais exigentes.

Certamente os métodos adotados garantem o longo caminha da empresa e permanência no mercado competitivo.

B) Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Resposta: Pesquisa de Mercado é um planejamento, coleta, analise de informações de forma sistemática e objetiva, seu uso visa melhorar a tomada de decisões relacionada a identificação e solução de problemas. A empresa Microsoft não identificar o problema, poderia ter usado a função MKT na tomada de suas decisões, para superar a cultura resistente a mudanças, colocar novos produtos aos clientes, apresentando com isso alternativas para se manter no mercado.

Indubitavelmente deveria ter feito Pesquisa de Mercado, em vários níveis, de acordo para conhecer o que o cliente busca, com isso convencer clientes corporativos a aceitar a mudança e embarcar em um processo de mudança, não permitindo ficar para trás das concorrentes, se aprimorando de acordo com novas tendências e exigências do consumidor..

A aplicação de pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo elas exploratória, descritiva e causal poderiam ter alavancado o processo em busca de descobrir o que realmente o consumidor deseja e necessita.

Pois a pesquisa exploratória, é exatamente utilizada para explorar a situação do problema, obter ideias e informações, quanto ao problema da empresa. Através dela, poderia ter obtido informações valiosas para servir de novos dados para outra pesquisa.

Contudo sabemos o quanto é complicado lidar com resistência nas organizações, é uma das principais barreiras e desafios que devem ser enfrentados, para que a empresa seja bem-sucedida, inovadora, e tenha condições de se manter em um mercado tão competitivo. E Pesquisa de Mercado é uma importante e indispensável ferramenta para isso.

3 - MARKETING

A) Veja esta parte do texto: " Em sentido oposto, os dispositivos moveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de um bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails, para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir a chegada de iPhone e do sistema operacional android.”um dos conceitos de Marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso; estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito ?

Resposta: Segundo Philip Kotler, marketing é a chave para atingir objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvos e satisfaze-los mais efetivamente, através de criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros. De forma mais eficiente do que os concorrentes.

Em Marketing, o conceito de valor pode ser definido como todos os benefícios gerados para o cliente em razão do sacrifício feito por este na aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais objetivos de Marketing. Sendo que um dos mais importantes conceitos, é a empresa determinar, quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar-se para proporcionar a satisfação destes.

B) Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto segundo nossas aulas?

Resposta: Dentro de Marketing, se destaca também o composto de Marketing, entre eles está o produto.

O valor do produto, está na capacidade que ele tem de ajudar e satisfazer as necessidades do usuário, é muito mais que uma oferta tangível, e sim algo que pode ser oferecido a um mercado, podendo ser desde algo físico, passando por um serviço ou até mesmo um simples evento. Quando pensam em um produto, as pessoas, muito mais do que no próprio produto, pensam na satisfação que ele oferece.

Quando falamos em produto, ou criação de novos, temos que levar em consideração aspectos fundamentais para que este possa ser disponibilizado no mercado com possibilidade de sucesso, deve-se observar:

 Variedade de produto

 Qualidade

 Design

 Características

 Nome da marca

 Embalagem

 Tamanhos

 Serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com