TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA FRANQUIAS

Pesquisas Acadêmicas: PESQUISA FRANQUIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A cada dia o sistema de franquia ou franchising torna-se mais difundido pelo mundo inteiro. Isto é reflexo da atenção que os negócios de franquias vêm recebendo da imprensa devido ao seu significativo desempenho, tanto na conjuntura econômica, como por sua grande aceitação pelos consumidores. No cenário nacional os números de unidades franqueadas são crescentes, confirmando o panorama favorável para aqueles que optam por este tipo de investimento.

O presente trabalho procura demonstrar, de maneira resumida, no que consiste o sistema de franquia e quais são as perspectivas futuras para este segmento, além de fornecer informações para interessados neste sistema, para ALBUQUERQUE e ANDRADE (1996, P. 40), "o franchising é um arranjo organizacional peculiar para a distribuição de produtos e serviços", envolvendo transferência ou concessão de bens tangíveis e intangíveis, como marca, imagem e conhecimentos especializados.

2 INVESTIMENTO POSSIVEL PARA ABRIR UMA FRANQUIA DE UMA EMPRESA

Quando o franqueado tem afinidade com o “business”, ele tem mais motivação no seu dia a dia, gera menos stress no trabalho, e oferece um melhor atendimento a seu cliente. Obter referência de franqueados existentes antes de tomar qualquer decisão de investimento em uma franqueadora obtenha dados de outras unidades franqueadas, sobre aceitação do produto no mercado, e a forma de trabalho da franqueadora. Visite uma franquia existente. Fazer a Avaliação Financeira do Negócio antes de tomar sua decisão de investimento, não se esqueça de analisar a planilha com a viabilidade econômico-financeira da franquia que o franqueador lhe apresentará. Atenção especial na despesa de aluguel e condomínio, pois estas terão um peso maior no total de suas despesas e ainda por cima são despesas fixas. Veja qual é a venda mínima necessária para atingir seu ponto de equilíbrio. Faça um estudo com no mínimo três cenários para suas vendas: ruim, médio e bom, e analise se em todos eles você consegue cobrir suas despesas. Dispor do capital necessário para o empreendimento quando for investir na abertura de uma franquia, faça um correto dimensionamento do capital necessário para a operação. Veja se o valor da franquia desejada é compatível com suas disponibilidades. Você precisará de uma quantia para as “luvas do ponto comercial”, instalações, taxa de franquia, capital de giro, e ainda dispor de uma reserva financeira para cobrir seus gastos pessoais no início do negócio. Existem financiamentos para abertura de novas franquias, porém se o valor do empréstimo em relação ao montante de recursos total necessário for alto, poderá inviabilizar o negócio. Faça bem as contas, pois você terá que pagar mês a mês o valor das parcelas do principal + juros, que deverão caber dentro do orçamento da franquia. Avaliar bem o “ponto” avalie a localização de onde será a loja: Veja quem são as lojas que estão próximas, se há fluxo de pessoas constante durante o dia, se o seu produto é compatível com os consumidores do shopping ou da localidade. Caso o ponto oferecido seja em um shopping novo ou recém inaugurado, mesmo que você tenha tomado os cuidados acima, o risco será maior, pois até a sua consolidação você poderá enfrentar um ambiente de vendas fracas e amargar prejuízos.

3 INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE COMO E ONDE ABRIR UMA LOJA DA FRANQUIA

Devemos começar fazendo uma avaliação do local onde pretende montar a loja. A escolha do local determinará em grande parte o sucesso da loja, por isso quanto mais movimentado for o local melhor. O recomendável será abrir a loja em locais como shoppings, aeroportos, centros comerciais, hospitais ou noutros locais bastante movimentados, para garantir assim clientela. É importante colocar a loja o mais idêntica possível a outras lojas e solicitar que a companhia franqueadora o treine a si e aos seus funcionários, para que o sistema operacional se assemelhe o mais possível às outras lojas da cadeia.

4 CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA ADAPTAR O ESTILO DA LOJA AOS INTERESSES DO MERCADO BRASILEIRO

As condições necessárias para adaptar o estilo da loja ao interesse brasileiro, primeiro fazer uma pesquisa de locação, para a abertura da empresa, chegar ao mais próximo possível da adaptação cultural ao contexto brasileiro. Analisar o cenário brasileiro e principais etapas de implantação de uma marca estrangeira. A partir de uma análise crítica sobre o panorama do mercado do país e a cultura e estilo da marca, o investidor poderá obter respostas acerca das condições necessárias para a adaptação cultural da marca estrangeira no contexto brasileiro.

5 ESTRATEGIAS DE DIVULGAÇÃO DA LOJA

Nesse caso, seria de grande importância a fabricação de produtos na forma artesanal, e além de usar a internet para divulgação é necessário também a distribuição de panfletos demonstrando qualidades, funcionalidades e características do seu produto. Utilize banners no estabelecimento, faça propaganda em jornais e revistas. Tudo isso lhe garantirá um retorno a médio e longo prazo. Devem ser analisados os meios de comunicação (rádio, TV, mala direta, carro de som, “rádio poste”, faixas, tele marketing) que sua empresa irá utilizar sua freqüência e custo.

6 COMO PROPOR UM PRODUTO AOS QUAIS ESTES NÃO ESTARIAM ACOSTUMADOS

Sabemos que uma negociação envolve, quase sempre, três aspectos essenciais, ou seja: Posições – aquilo que é colocado de forma rápida e visível sobre a mesa; Interesses – aquilo que as partes realmente desejam conseguir na negociação, e que, às vezes, está sob a mesa; Valores – são as razões, as crenças mais profundas e que, na maioria das vezes, não são negociáveis. Deve se também elaborar um Plano de Marketing com todos os detalhes possíveis, abordando o esquema de vendas e prevendo o nível de aceitação do produto no mercado. Além de consorciar o produto.

7 ASPECTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com