TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE CASAS BAHIA E FUSÃO COM GRUPO PAO DE AÇUCAR

Trabalho Escolar: PESQUISA SOBRE CASAS BAHIA E FUSÃO COM GRUPO PAO DE AÇUCAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  3.659 Palavras (15 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1. PRIMEIRO DESAFIO:Teorias da Administração 2 5

2.1.1. Estilo de Gestão 5

2.1.2. Liderança da Empresa 6

2.2. SEGUNDO DESAFIO: Micro e Macroeconomia 8

2.2.1. Identificação da Empresa 8

2.2.2. Perfil dos Clientes 8

2.2.3. Fornecedores 8

2.2.4. Concorrentes 8

2.2.5. Agentes com Papel Decisivo na Estratégia de Vendas 8

2.3. TERCEIRO DESAFIO: Comportamento Organizacional 9

2.3.1. Motivação, Estresse e Trabalho em Grupo 9

2.3.2. Pesquisa de Clima Organizacional 9

2.4. QUARTO DESAFIO: Estatística 13

3. CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo da concessionária Chevrolet, Autonorte veículos e peças LTDA, situada na Av. Edílson Brandão Guimarães, 1333, bairro Santa Cruz, na cidade de Janaúba – MG. A empresa foi fundada pelo Senhor Edgar Santos dando início as suas atividades em agosto de 1997, sendo que a matriz está localizada na cidade de Montes Claros e também com outras unidades em Pirapora, Curvelo e Diamantina tendo como atividade principal a venda de veículos novos onde agrega venda de peças genuínas e oficina autorizada da marca Chevrolet, um dos “braços” da gigante montadora norte americana General Motors – GM representada aqui na cidade de Janaúba pela concessionária Autonorte. A empresa Autonorte está com quarenta anos no mercado brasileiro, pois representa para ela uma trajetória de sucesso onde ajuda a promover o desenvolvimento regional, movimentando a economia através da geração de emprego e renda, mantendo hoje 24 colaboradores na filial de Janaúba dentre mecânicos, consultores de vendas, gerente, etc.

Este trabalho tem como objetivo a realização de uma pesquisa de campo baseada nos assuntos tratados nas disciplinas de Micro e Macro Economia, Teorias da Administração II, Comportamento Organizacional, metodologia Científica e Estatística.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

2.1.1. Estilo de Gestão:

Os objetivos individuais e organizacionais são pautados em algumas práticas, como a reconstrução de valores gerenciais, onde as pessoas são consideradas seres humanos e não simples recursos empresariais; a administração utiliza o estilo participativo, onde os funcionários podem opinar e participar das decisões. A valorização do capital intelectual através de planos de carreira, mapeamento de competências; treinamento constante; criação de mecanismos de comunicação, expressão e participação dos níveis operacionais; liderança, com o significativo papel para proporcionar aos colaboradores a sensação de bem estar no ambiente de trabalho, disseminando estratégias de qualidade, conscientizando o envolvimento de todos na execução de trabalhos com qualidade.

Para o gestor poder realizar suas atividades é necessário que desenvolva habilidades para dominar a natureza do trabalho e gerenciar as tendências mutáveis de seu negócio. As habilidades e as competências mais importantes são as que permitem aos gerentes ajudar outros a se tornarem eficazes e produtivos em seu trabalho, isto é, são aquelas que oportunizam o desenvolvimento de lideranças (MONTANA; CHARNOV, 2003).

2.1.2. Liderança da Empresa:

Inicialmente, vamos a uma breve recapitulação sobre os principais estilos de liderança presente nas organizações:

Liderança autocrática: A liderança autocrática é uma forma extrema de liderança transacional, onde o líder exerce um nível elevado de poder sobre os colaboradores ou membros da equipe. As pessoas que compõem a equipe não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões, mesmo que estas sejam do interesse da equipe ou da organização.

A maior parte das pessoas não gosta de ser tratada desta forma. Assim, este tipo de liderança tende a despoletar elevados níveis de absentismo e de insatisfação. Além disso, os resultados da equipe não recebem a criatividade e a experiência de todos os membros da equipe, pelo que se perdem muitos dos benefícios do trabalho de equipe.

No entanto, no caso de alguns trabalhos de rotina ou sem exigência de qualificações, este estilo pode ser eficaz, se as vantagens do controlo se sobrepuserem às desvantagens.

Liderança carismática: Um estilo de liderança carismática pode parecer semelhante a um estilo de liderança transformacional, já que o líder injeta grandes doses de entusiasmo na equipe e é muito participativo na questão de motivar os outros.

No entanto, um líder carismático pode ter tendência a acreditar mais em si próprio do que na equipe. Isto pode criar o risco de que um projeto, ou até mesmo uma organização inteira, caia se o líder sair: aos olhos dos seguidores, o sucesso está associado à presença do líder carismático. A liderança carismática acarreta uma grande responsabilidade e requer um compromisso a longo prazo por parte do líder.

Liderança participativa ou democrática: Apesar de ser o líder democrático ou participativo a tomar a decisão final, os outros membros são incentivados a contribuir no processo de decisão. Isto não só aumenta a satisfação no emprego, ao envolver os colaboradores ou os membros da equipe naquilo que se está a passar, na empresa como também ajuda a desenvolver as capacidades de todos. Os colaboradores e membros da equipe sentem que controlam o próprio destino e sentem-se motivados para trabalhar com afinco por algo mais do que a mera compensação financeira. . Este estilo, embora possa ser lento, promove mais confiança, harmonia, produtividade e satisfação no trabalho.

Liderança transacional: Este estilo de liderança começa com a premissa de que os membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com