TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V MARKETING UNIP 2015

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  2.262 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar visa integrar o aluno com situações cotidianas dentro de uma empresa, como a elaboração de um projeto, de forma que o aluno possa aplicar os conhecimentos obtidos no bimestre, desenvolvendo de maneira prática, seus conhecimentos teóricos.

Nesse caso apresentaremos o estudo feito sobre o comportamento do consumidor, como aplicar o conhecimento obtido em um projeto cultural e de que maneira a matemática financeira auxilia as tomadas de decisões dentro de uma organização.

Palavra chave: consumidor, análise financeira, marketing cultural.

4

SUMÁRIO 1. A EMPRESA............................................................................................5 2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR..................................................6 3. MATEMÁTICA FINANCEIRA....................................................................7 3.1. ANÁLISE...................................................................................8 4. MARKETING CULTURAL........................................................................8 4.1. ANÁLISE DE CUSTOS...............................................................9 4.2. ESTIMATIVA DE PRAZO PARA RETORNO................................10 4.3. DETALHAMENTO E CRONOGRAMA DAS AÇÕES.....................11 5.CONCLUSÃO.........................................................................................12 REFERÊNCIAS........................................................................................14

5

1. A EMPRESA Fundada em 1971 pelo Sr. Yoshio Yamashita, na cidade de Americana, interior de São Paulo, a Foto Yamashita é uma das empresas mais conceituadas no ramo de fotografia da cidade. Com duas unidades, Americana e Limeira a empresa tem como foco serviços fotográficos, tais como books, aniversários, casamentos e eventos em geral. A trajetória da empresa foi marcada por grandes mudanças necessárias com os avanços da tecnologia digital. Com a chegada das câmeras digitais houve uma queda drástica em revelações e a Foto Yamashita encontrou a necessidade de se reinventar e assumir uma nova posição no mercado, em 2003 os filhos Marcelo, Claudia e Mauricio Yamashita assumiram a gestão da empresa com foco em Studio Fotográfico.

A Foto Yamashita foi a primeira empresa da região a possuir laboratório próprio e saiu na frente com revelação digital, além da estrutura ampla e moderna, a empresa também conta com equipamentos de ponta para atender as diversas necessidades de seus clientes. A empresa tem como objetivo transformar a marca em referência regional no segmento fotográfico, sendo sinônimo de qualidade, inovação e credibilidade.

6

2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O Objetivo do marketing é satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, pois, entender o consumidor é uma função fundamental do marketing para poder cumprir plenamente os objetivos no desenvolvimento de uma eficaz administração mercadológica.

Philip Kotler (2000) diz que o “conceito de marketing afirma que a chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvos e satisfazê-los mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes”.

A Foto Yamashita atua no comportamento do consumidor através de suas imagens, usando os meios de comunicação para deixar o consumidor ciente da equipe preparada, qualidade dos serviços e agilidade no atendimento. Os serviços são oferecidos somente na loja física, mas são oferecidos serviços externos, como sessões fotográficas em casamentos, aniversários e nestas ocasiões todo material de divulgação é levado, cartões distribuídos e etc. Tudo isso influencia numa venda futura, o consumidor sabe onde encontrar o produto, na ocasião necessária. O foco é sempre o consumidor, tentando entender seus hábitos para assim alavancar as vendas com qualidade e sempre pensando que esse mesmo cliente poderá efetuar a recompra dos serviços. Na Foto Yamashita, o estudo de cliente, comportamento, exposição de produto, bom atendimento e organização dos produtos fazem total diferença nos resultados em faturamento e cliente.

O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro (KOTLER, 2000, p. 181)

O consumidor Yamashita é, em sua maioria, mulheres de 25 a 35 anos, com foco em eternizar seus momentos especiais, casamentos, gestação, nascimento do bebê. Todas estas fases, em tese, acontecem neste período da mulher, de acordo com as pesquisas realizadas pela empresa. Grande parte desses consumidores já conhece a empresa através da experiência de outra pessoa, familiares ou amigos que já contrataram os serviços da Yamashita. Por

7

esse motivo, a necessidade de excelência no atendimento aumenta a cada dia, já que parte do publico bem através de indicação.

A Exposição do material pronto na loja física e em redes sociais contribui muito para a efetivação a venda, o consumidor é movido pela emoção, é ela que o motiva a eternizar os momentos importantes pelo qual esta passando. Olhas fotos de famílias unidas, bebes sorrindo, votos sendo trocados no altar, e demais momentos marcantes influenciam o consumidor a desejar aquele momento, isso faz com que ele se mova a contratar os serviços. Existe um aumento e 30% na venda das fotos que são colocadas em exposição, elas são trocadas eventualmente, e pesquisas já apontaram que aquilo que se mostra, é o que se vende!

Com os planos de implementações citados em Especialização de Marketing, garantiremos que o nosso consumidor veja que a empresa se importa com a cultura e educação de seu publico. Com uma equipe especializada no local, e um material publicitário de ponta, mostraremos aos consumidores que apesar do amplo mercado de fotografia na cidade, poucos são tradicionais e confiáveis como a Yamashita. O projeto estudado no marketing cultural terá grande contribuição no resultado final levando e elevando a marca a um patamar reconhecido pelo consumidor, que está cada vez mais exigente com a questão das responsabilidades culturais, preocupados com o que seus filhos aprendem, e no que se tornarão num futuro próximo.

3. MATEMÁTICA FINANCEIRA

A matemática financeira é um lado da matemática voltada aos negócios. A análise de investimentos e os cálculos financeiros são essenciais para as tomadas de decisões e a gestão financeira das empresas.

Em busca de uma maior evidência no mercado, a Foto Yamashita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com