TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII – Marketing Internacional, Distribuição e Trade Marketing, Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  31/5/2016  •  Monografia  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 10

PIM VII – Marketing Internacional, Distribuição e Trade Marketing, Desenvolvimento Sustentável

UNIVERSIDADE INTERATIVA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

NESTLÊ

PÓLO ANÁLIA FRANCO – SÃO PAULO – 2014

EVELYN MATHIAS RI 1303199

RESUMO

Ao analisar a trajetória da Nestlê, percebe-se que sempre foi uma empresa à frente do seu tempo, se antecipando e aproveitando as necessidades não supridas das pessoas num geral.

Embora seja uma das marcas mais valiosas do mundo, e sendo a 44ª maior empresa mundial, isso não faz com que a Nestlê fique estagnada ou confiante. Pelo contrário, em face a competividade no mundo empresarial, está sempre em constante questionamento quanto aos seus produtos e processos existentes, investindo sempre em novas tecnologias, renovação de seus produtos e atentos a novas fatias de mercado que forem surgindo.

Preza por uma logística just time, requerendo as entregas no tempo certo.

A empresa acredita na criação de valor sustentável em longo prazo, onde todos lucram, consumidores, acionistas, colaboradores, parceiros sociais e econômicos.

Tem valores unificados sobre diversos temas, que são seguidos por seus colaboradores pelo mundo inteiro, sempre respeitando e tendo conhecimento das leis e região locais de onde estão instalados. Seus negócios são pautados por integridade, honestidade e negociação justa.

Em relação ao meio ambiente desenvolve diversas ações, tanto internas para os colaboradores, quanto para os clientes e público em geral.

Em suma, a reputação da marca Nestlê é de extrema importância, tornando um importante ativo de valor.

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................04

Nestlê no Mundo .............................................................................................05

Símbolo da Marca.......................................................................................... 07

Nestlê e Seu Amor por Chocolate....................................................................08

Investimento e Renovação da Marca...............................................................10

Princípios Nestlê de Gestão Empresarial.........................................................11

Cadeia de Logística Nestlê...............................................................................12

Nestlê Sustentável............................................................................................14

Conclusão....................................................................................................... 16

Referências..................................................................................................... 17

INTRODUÇÃO

A Nestlê iniciou-se em 1867 na Suiça, através da criação da Farinha Láctea, cuja ideia era ser um alimento bem nutritivo que complementasse a alimentação infantil. Foi importada para o Brasil no ano de 1876 e em 1921 iniciou-se a fabricação de outro produto Nestlê no Brasil, o Leite Moça.

A partir de 1970, a Nestlê expandiu seus negócios investindo em outros ramos, passando a atuar no seguimento farmacêutico (Alcon), cosmético (L`Oreal) e alimentos para animais de estimação (Friskies e Purina).

Atualmente são comercializados no Brasil mais de 1000 itens de produtos Nestlê e a  empresa é proprietária de inúmeras marcas famosas, sendo mais de 6.000 marcas, das quais faturam mais de 1 US$ bilhão anualmente e 30 delas representam 75% do faturamento total.

A Nestlê atua em 13 seguimentos diferentes: lácteos, cafés, bebidas, cereais, biscoitos, nutrição infantil e nutrição de performance, congelados e temperos, chocolates, balas, refrigerados, sorvetes, águas e rações animais.

Em 2010 marca Nestlê foi avaliada em US$ 6.548 bilhões, ocupando a posição 57 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

NESTLÊ NO MUNDO

O primeiro produto Nestlê, a Farinha Láctea, surgiu da preocupação com o alto índice de mortalidade infantil. Fez tanto sucesso que em cinco anos, já estava presente em 17 países do mundo.

Em 1968 a Nestlê abriu um escritório em Londres, com o objetivo de controlar as exportações para a América do Sul e Austrália, vendendo no ano de 1873  a quantidade de 50.000 caixas do produto na Europa, Estados Unidos, Argentina, México e Índias Neerlandesas.

Mesmo antes de ser criado o termo “Globalização” a Nestlê já era uma empresa visionária e demonstrava sua vocação para uma empresa global.

Em 1898 a Nestlê comprou uma empresa norueguesa de leite condensado. Dois anos mais tarde inaugurou sua primeira fábrica em solo americano.

Visando eliminar a concorrência no ramo de leite condensado, em 1905 a Nestlê fundiu-se com sua concorrente Anglo Swiss Condensed Milk Company, dando origem a Nestlê and Anglo-Swiss Milk Company. Iniciando assim, uma grande expansão internacional, passando a atuar no mercado australiano. Para facilitar sua logística e dar suporte ao seu crescimento na Ásia, construiu depósitos em Cingapura, Hong Kong e Bombaim.

Nas décadas seguintes, a empresa passaria a atuar em vários seguimentos: leite em pó, produtos dietéticos, chocolate e café solúvel.

Com a primeira Guerra Mundial, aumentou a demanda de produtos, principalmente em forma de contratos com o governo, no final da guerra a produção dos produtos Nestlê já havia mais que dobrado.

Em 1929, adquiriu a Peter, Cailler, Kohler e Chocolats Suisses S.A., tornando-se uma das maiores empresas produtoras de chocolate no mundo.

Nos anos 30 houve uma superprodução de café, e os preços nos mercados internacionais caíram. O Brasil, maior produtor da época entrou em crise. Foi sugerido então para a Nestlê, que desenvolvesse um café solúvel e após sete anos de pesquisas, surgiu o Nescafé, sendo lançado inicialmente na Europa, Estados Unidos e Argentina, tornando-se então um sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com