TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO

Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  10.533 Palavras (43 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 43

PLANEJAMENTO

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes.

O planejamento consiste em uma importante tarefa, a gestão da administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, o planejamento também e a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas (feedback).

Um indivíduo que utiliza o planejamento como uma ferramenta no seu trabalho demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua racionalidade e eficácia.

Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. O estudo dos sistemas, proposto por L. Bertalanffy, originou grandes avanços na área tecnológica do planejamento, revolucionando a educação, a organização militar e a forma como são tratados os problemas ecológicos.

O conceito de planejamento tem um caráter multidisplinar. Por exemplo, o planejamento econômico - que surgiu depois da II Guerra Mundial em alguns países ocidentais - tem como objetivo determinar objetivos e meios dentro de uma empresa, criando estratégias que culminam no benefício dessa mesma empresa.

No Brasil, o Ministério do Planejamento foi criado em Janeiro de 1962, e o seu nome foi alterando ao longo dos anos, até se tornar no MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Este ministério tem como alguns dos seus objetivos fazer o planejamento e coordenação de políticas de gestão da administração pública federal e viabilizar novas fontes de recursos para planos do Governo.

OBJETIVO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é um importante componente do planejamento empresarial, que facilita de forma substancial a gestão de uma empresa. Pensar e fazer planos de uma maneira estratégica é essencial no contexto do empreendedorismo, porque facilita na determinação de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.O planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico. É de grande importância para a empresa, sendo que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.Cada dia surge uma empresa e para se diferenciar, sobreviver ou crescer nessa grande concorrência, é preciso utilizar todos os recursos disponíveis seja novas tecnologias novos métodos de administração como a governança corporativa que nada mais é do que planejamentos e atitudes empresariais que garantem a boa imagem da empresa e sua rentabilidade. A governança corporativa utiliza de várias ferramentas para gestão de negócios, entre essas pode se dar uma ênfase maior ao planejamento estratégico, pois este possui uma ampla abrangência desde os níveis operacionais até a alta administração atingindo todos os setores. Outra ferramenta que possui grande importância na gestão de negócios é o orçamento empresarial, que pode afetar diretamente no resultado da entidade já que este é composto de planejamentos financeiros. Essas duas ferramentas quando usadas em conjunto, de maneira que respeitem seus princípios características e métodos, trarão benefícios presentes e futuros para a entidade, quando bem elaborados proporcionam maiores chances de se alcançar metas objetivos e principalmente os resultados desejados.

CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS.

São quatro as principais características qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstrações Contábeis: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

A Compreensibilidade se fundamenta no objetivo do pronto entendimento por parte do usuário que tenha as características mencionadas no item 5, mas a complexidade de qualquer matéria não deve levar à falta de registro, de registro adequado ou de evidenciação sob o argumento de eventual dificuldade de entendimento por parte desse usuário.

A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores.

A Relevância depende da natureza e também da materialidade (tamanho) do item em

discussão.

A Confiabilidade exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriadapossível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar (faithful representation).

Para a Confiabilidade estar presente é fundamental que seja sempre respeitada a Primazia da Essência Sobre a Forma, ou seja, que, no que se espera sejam raros os casos de não conformidade dos documentos formais com a realidade econômica, que esta última prevaleça nas Demonstrações Contábeis.

E, ainda, é necessário também que se observem a neutralidade (imparcialidade), a prudência (com o cuidado para se evitar exacerbado conservadorismo com suas distorções) e a integridade (no sentido de estarem completas) nas informações contábeis.

Quanto à Comparabilidade, trata-se de característica que permite a melhor visão da evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo do tempo, mas sem que isso leve à não-evolução das práticas contábeis; e a comparabilidade também se aplica à adoção das mesmas práticas por empresas semelhantes.

Mas ressaltem-se as Limitações na Relevância e na Confiabilidade das Informações, devidas, principalmente, à observância à Tempestividade e à análise da Relação Custo/Benefício das informações. A necessidade de bem informar com relevância no Aprovado em 11jan2008 momento mais oportuno ao usuário pode levar à perda de parte da confiabilidade em razão de a entidade não dispor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com