TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUBSTÂNCIA: PLANEAMENTO E GESTÃO DA PRODUÇÃO

Projeto de pesquisa: SUBSTÂNCIA: PLANEAMENTO E GESTÃO DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera Educacional S.A.

Administração de Empresas

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÕES

São José dos Campos / SP

Faculdade Anhanguera Educacional S.A.

CURSO: Administração de Empresas

MATÉRIA: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÕES

PROFESSOR Á DISTANCIA: Me. Luiz Manoel Palmeira

PROFESSOR PRESENCIAL: Silvana Oliveira

NOMES: Alessandra Caroline Fonseca RA: 2334445500

Aparecida Karina de souza 3305543354

Lidiane Cristina Almeida de Oliveira 2301293754

Priscila da Silva de Castro 3333504659

São José dos Campos / SP

Data Entrega: 23 de Novembro/2013.

ÍNDICE

Introdução ............................................................................................. 04

ETAPA 1

Passo 1 ................................................................................................... 05

Passo 2 ................................................................................................... 06

Passo 3 ................................................................................................... 07

ETAPA 2

Passo 1 ................................................................................................... 08

Passo 2 e 3 .............................................................................................. 09

ETAPA 3

Passo 1 ................................................................................................... 10 e 11

Bibliografia ........................................................................................... 12

INTRUDUÇÃO

Neste trabalho apresentamos a ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas, referente à disciplina de Planejamento e Controle de Produções do curso de Administração EAD, sexto semestre. Elaboramos este trabalho, onde vimos melhor como é o planejamento e controle de produção. Não é fácil lidar com organizações de empresas e também não se resume em uma tarefa fácil e imediata, existem regras que podemos traçar com atividade que se torna possível decidir como iremos elaborar os métodos produtivos, com planos e programações.

Com objetivos de garantir que teremos produtos e fornecimentos para um determinado estabelecimento. O processo de PCP é usado em todo momento em fábricas e indústrias em geral, no intuito de achar falhas e distorções e as eliminar para obtermos resultados satisfatórios pela fábrica.

Com isso iremos ver melhor a necessidade e finalidade de termos um bom controle e programação para cada planejamento, com recursos e métodos que facilitam o dia a dia de produção.

É o setor responsável pelo bom andamento de todo o organismo industrial, do seu funcionamento adequado e conseqüentemente os resultados obtidos pelo mesmo, pois uma indústria desorganizada, não possuindo objetivos determinados e não cumprindo os prazos previstos e produção, terá afetada a sua meta principal: O LUCRO. Muitas vezes, isso acontece por culpa do próprio departamento, por comodismo ou por desconhecimento da sua importância natural no geral. E o que elaboramos no momento é a conclusão abaixo.

ETAPA 1

PASSO 1

O planejamento determina o que deve fazer, quando fazer quem deve fazê-lo e de que maneira, e a sua importância reside nisso: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos.

E a tarefa do controle é verificar se tudo esta sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última (Chiavenato 2004).

Partindo dos objetivos da empresa o PCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia.

PASSO 2

SciELO

A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. É o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.

A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação.

A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação.

PASSO 3

A empresa SciELO é vista como um sistema aberto, possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se inter-relacionam buscando atingir a eficácia.

Entendemos como modelo de gestão os princípios de administração que influenciarão o processo decisório, a estrutura organizacional e o sistema de informações.

Tendo sido definido os princípios, a empresa passará a delinear sua estrutura organizacional coerentemente com seu processo de decisão.

Para avaliarmos o desempenho dos gestores acreditamos que a empresa deva ser dividida em áreas de responsabilidade. E de acordo com a necessidade, subdivididas em unidades de acumulação (centro de custos, resultados e investimentos).

Para dar suporte ao processo decisório a empresa deve estruturar adequadamente o sistema de informações que, a margem de contribuição, preço de transferência e custo de oportunidade. Dentro deste contexto enfocamos a gestão financeira, pois entendemos que este é um aspecto importante e que, se bem conduzido, poderá contribuir para a eficácia gerencial.

Gestão Financeira pode ser definida como a gestão dos fluxos monetários derivados da atividade operacional, em termos de suas respectivas ocorrências no tempo. Entretanto que ela não é função exclusiva do gestor da... "Área financeira", mas de todos os gestores das diversas áreas de responsabilidade.

Propusemos, então, um mecanismo capaz de mensurar o resultado de cada área pela gestão financeira. Neste mecanismo cada área seria vista como uma empresa, tendo seu planejamento e controle financeiro, assim como relatórios, possibilitando avaliar adequadamente o desempenho dos gestores.

Entendemos que os gestores devem ser avaliados somente por aquilo sobre o que têm responsabilidade e autoridade e, neste sentido, tratamos o custo de oportunidade como um item efetivo de custo. Pois, sendo este o valor da melhor oportunidade desprezada nas mesmas condições de risco, é o retorno mínimo desejado pelos acionistas.

Sob este enfoque de avaliação da gestão financeira, acreditamos que os gestores terão mais informações para a tomada de decisão e, portanto, menor risco de erro, dando mais um passo para atingir a eficácia gerencial e contribuindo para o crescimento da Empresa.

ETAPA 2

PASSO 1

O PCP se baseia em princípios fundamentais e não em leis. Quando trata de planejamento da produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento e, quando trata de controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle (Chiavenato, 2004).

Os princípios que regem o planejamento são:

 Princípio da definição do objetivo: o objetivo deve ser definido de forma clara e concisa para que o planejamento seja adequado, porque este é feito em função do objetivo que se pretende atingir.

 Princípio da flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situação imprevista.

Os princípios que regem o controle são:

 Princípio do objetivo: o controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.

 Princípios da definição dos padrões: o controle deve basear-se em padrões bem definidos.

 Princípios da exceção: esse princípio de controle foi formulado originalmente por Taylor, um dos precursores da moderna administração. Diz esse principio que o controle deve se concentrar exclusivamente sobre as situações excepcionais, isto é, sobre os desvios mais importantes, e não sobre as coisas normais.

 Princípios da ação: o controle somente se justifica quando proporciona ação corretiva sobre os desvios ou falhas apontados.

O cuidado na aplicação desses princípios fundamentais é vital para o sucesso do PCP. Em resumo, de pouco vale um PCP que não defina adequadamente os objetivos a serem alcançados e que não possua um mínimo de flexibilidade para poder se adequar às mudanças que ocorrem no seu percurso. De pouco vale também um PCP cujo controle não defina adequadamente os objetivos a serem alcançados, não defina os padrões de avaliação e medição, não detecte as exceções e não permita uma ação corretiva adequada.

PASSOS 2 E 3

O artigo analisa o impacto, na competitividade das empresas, da crescente utilização em nível nacional e mundial, dos denominados “sistemas de programação da produção com capacidade finita”. Para tanto, o artigo conceitua estes sistemas, bem como discute as possíveis implicações decorrentes da implantação destes sistemas na estratégia de manufatura das empresas. Os autores propõem uma classificação destes sistemas e apresentam brevemente aqueles comercialmente disponíveis no Brasil.

O mercado apresenta hoje centenas de alternativas de aplicativos de software para apoiar a implantação e as decisões decorrentes destes sistemas. A decisão sobre a adoção de um sistema de PPCP deve considerar a multiplicidade de soluções hoje possíveis, assim como a adequação destas ao ambiente particular de cada empresa.

ETAPA 3

O planejamento e o controle preocupam-se em gerenciar as atividades da operação produtiva das empresas, de maneira a satisfazer a demanda dos consumidores finais. Qualquer operação produtiva precisa ter planos de controle, algumas operações são difíceis de planejar do que outras, pois quando há um menor nível de controle com o cliente se torna mais fácil de controlar, mas se esse nível de contato for maio pode ser difícil de controlar devido a natureza imediata de suas operações. O Planejamento e Controle da Produção é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle, que é também feito pelo planejamento e controle da produção. Em termos simples, o planejamento e controle da produção determina o que vai ser produzido, quando vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir. O controle inclui o feedback (a retroação), isto é, a comparação do que foi feito com o que deveria ter sido feito. Desta comparação resulta a divergência ou a concordância entre os planos e a realidade.

Pode ocorrer que os planos não tenham sido realizados, porque não eram adequados a realidade para qual foram feitos. Se isso acontecer é preciso fazer os planos de maneira que as divergências não possam mais ser atribuídas a planos inadequados.

É preciso considerar os casos que acontecem em circunstâncias imprevisíveis, sendo assim o planejamento falha mesmo, mas quando o planejamento é bom ele procura reduzir ao mínimo, ou prever ao máximo, estas circunstâncias que anulam ou prejudicam o planejamento. A retroação através da comparação entre a realidade, conhecida pelo controle, e os planos, que são determinados pelo planejamento e permite a contínua

aperfeiçoamento, pois o controle sempre confirma o planejamento.

A previsão de vendas é uma função do departamento de vendas, porque com

certeza é o setor que tem mais conhecimento do mercado. Em algumas empresas

essa função é desenvolvida pelo departamento de produção, através de seu órgão

de planejamento, o qual trabalha com dados que o departamento de vendas oferece.

Isso acontece porque aquele órgão é o que tem a melhor qualificação para o desenvolvimento e aplicação do instrumental matemático que a previsão de vendas pode necessitar. A previsão de vendas é muito importante para o departamento contábil e financeiro da empresa, pois auxilia na elaboração do orçamento da receita.

Já para o departamento de produção, a previsão de vendas é a informação básica para determinar as quantidades a serem produzidas, cujo conhecimento decorre das quantidades a serem vendidas e dos níveis de estoque. (OLIVEIRA, 1999).

Essa previsão é feita a base de estimativas que podem ser diretas ou indiretas, realizadas através de dados no mercado, após o devido processamento, levam a previsão de vendas. Este processamento é feito através de modelos matemáticos, que separa os dados obtidos do mercado dos dados de previsão que se deseja.

Os principais objetivos do planejamento e controle da produção são:

- Atender a clientela dentro dos prazos negociados

- Reduzir custos

- Fornecer informações sobre o que, quando e quanto comprar de matérias- primas e insumos

- Assegurar a plena utilização da capacidade instalada e do pessoal disponível.

- Para planejar melhor a produção é preciso conhecer todos os fatores que estão no processo produtivo como materiais, pessoas, qualidade desejada, capacidade de produção dos equipamentos, prazo de entrega, pedidos existentes e outros. Estabelecer seqüências nas operações, elaborar um programa de produção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluimos, portanto que todas as áreas da empresa deve possuir um planejamento e um controle de suas atividades, para melhorar o funcionamento e desempenho da produção, atendendo a demanda dos clientes, e se destacar no mercado competitivo, pois a empresa pode saber realmente o que está acontecendo na empresa fazendo com que a produção funcione de maneira eficiente.

BIBIBLIOGRAFIA

• http://www.scielo.br/?lng=pt

• https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9

AyNKXpDMGMyNWExYTEtMjNkNi00ZjQ1LWJkZmUtNWYyNDQ4Zjg2MTRk&

hl=en_US

MACHLINE, Claude. et. al. Manual de administração e produção. 5ª ed. Rio de

Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1979.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico, conceitos,

metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 1999.

Slack, Nigel et. al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1996.

AyNKXpDZDg0OTU3NzctYzc1OS00MzZjLWE3ZTYtZGVhZTRiOWQwYzQ3&hl=

en_US

CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008.

PLT 596

...

Baixar como  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »