TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO E GESTÃO DA PRODUÇÃO

Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO E GESTÃO DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 10

Nome dos Integrantes e RA:

1. Amanda Alvarenga Rodrigues – RA 339060

2. Anelize Cristina da Silva – RA 326617

2. Marcielle Rodrigues da Silva – RA 332956

3. Raquel Rodrigues dos Santos – RA 344706

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

PROFESSOR TUTOR: DAISE WASEN GONÇALVES

PROFESSOR EAD: MARCELO CARVALHO

VITÓRIA/ES, 21 DE NOVEMBRO DE 2013.

INTRODUÇÃO

Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada, satisfazendo assim o cliente.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O planejamento da produção é um conjunto de ações inter-relacionadas que objetiva direcionar o processo produtivo da empresa e coordená-lo com os objetivos do cliente; com essa afirmação podemos dizer que o planejamento está envolto por duas etapas importantes dentro do processo que são: a programação e o controle da produção. De acordo com o livro de Idalberto Chiavenato o conceito de Planejamento e Controle da Produção consiste de forma antecipada, e determina exatamente os objetivos a serem alcançados e a maneira para realizá-los da melhor forma. O Planejamento em nossa opinião é de suma importância para as empresas, pois sem ele, as empresas, pois sem ele, elas ficam desordenadas e sem controle. O Planejamento em si é voltado para o futuro, como se deve fazer, o que fazer, quem deve fazer e quando fizer. Essa função determina o desempenho que verifica se o planejado esta sendo realizado da forma correta e da melhor maneira. A Missão do Controle é se certificar de que tudo esta sendo feito com base no que foi planejado, conforme o projeto elaborado. Segundo a obra de Chiavenatto, o Planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, sua última etapa.

As etapas do Processo Administrativo são: Planejamento, Organização, Direção e Controle. O planejamento e controle da produção planejam e controlam a produção de bens ou mercadorias, cuidando das matérias primas necessárias, da quantidade de mão de obra, das maquinas e dos equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço, para a área de vendas efetuarem as entregas ao cliente.

CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008.

A competitividade por parte das empresas, notadamente quando se objetiva reduzir os custos - associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva – e melhorar o nível de serviço percebido pelo cliente - em termos de uma maior velocidade de entrega, uma melhor pontualidade nos prazos acordados e um aumento de flexibilidade em relação às variações da demanda e dos recursos produtivos - coloca o sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP) como uma área de decisão prioritária para os executivos nos anos 90. Basicamente, o sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender a demanda dos clientes. O mercado apresenta hoje centenas de alternativas de aplicativos de software para apoiar a implantação e as decisões decorrentes destes sistemas. Entre estes aplicativos estão aqueles que utilizam a lógica MRPII4 - que apresentam todos, em linhas gerais, uma mesma estrutura básica de solução do problema5 e variam entre si nas funcionalidades que cada particular aplicativo de software apresenta.

O IMPACTO ESTRATÉGICO DAS DECISÕES RESULTANTES DE UM SISTEMA DE PPCP

Os sistemas de PPCP objetivam apoiar as decisões de o que, quanto, quando e onde produzir e o que, quanto e quando comprar. Estas decisões definem quatro determinantes fundamentais do desempenho destes sistemas:

* os níveis, em volume e mix, de estoques de matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados;

* os níveis de utilização e de variação da capacidade produtiva (e, conseqüentemente, os custos financeiros e organizacionais decorrentes de ociosidade, hora extra, demissão, contratação, subcontratação e outros);

* o nível de atendimento à demanda dos clientes, considerando a disponibilidade dos produtos em termos de quantidades e prazos de entrega;

* a competência quanto à reprogramação da produção, abordando a forma como a empresa reage às mudanças não previstas nos seus recursos de produção e na demanda dos clientes.

Estes determinantes podem ser desdobrados em objetivos de desempenho específicos para o

Sistema de PPCP. Estes objetivos - apresentados a seguir - podem ter maior ou menor importância relativa conforme a situação competitiva específica tratada, bem como apresentar relações de desempenho negativas ou positivas - ou seja, gestões para a melhoria no desempenho de determinado desempenho repercutem negativamente ou positivamente no desempenho do outro:

* manter o nível mínimo desejável de estoque de matérias-primas;

* manter o nível mínimo desejável de estoque de produtos em processo;

* manter o nível mínimo desejável de estoque de produtos acabados;

* atingir o nível adequado de utilização da capacidade produtiva;

* manter um nível adequado de variação da capacidade produtiva;

* atingir o nível adequado de atendimento à demanda; e

* reprogramar a produção na ocorrência de mudanças não previstas nos recursos produtivos ou na demanda, considerando o timing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com