TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO CONCEITOS GERAIS DE PLANEJAMENTO

Tese: PLANEAMENTO CONCEITOS GERAIS DE PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O planejamento, a preparação, é absolutamente indispensável em qualquer atividade. Este trabalho tem como objetivo definir e compreender o que é planejamento, para orientar o administrador a ter resultados satisfatórios dentro de uma empresa.

Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso e nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção.

Toda organização independente de seu segmento ou porte: micro, pequeno, médio ou grande, necessita de um planejamento estratégico, somente assim ela poderá definir e ministrar as metas e objetivos que pretende alcançar.

DESENVOLVIMENTO

É a ação administrativa, que tem como objetivo elaborar ações para atingir as metas da empresa:

. Planejamento estratégico: é o planejamento onde envolve toda a empresa como um sistema único e aberto. É projetado a longo prazo, envolve toda a empresa, é definido pela cúpula da empresa e é voltado para a eficácia da organização.

. Planejamento tático: é a função administrativa que determina e orienta antecipadamente o que se deve ou não fazer para alcançar os objetivos da empresa.

. Planejamento operacional: é o plano de ação onde se determina e orienta como se devem executar as tarefas. É projetado para um resultado imediato, para o alcance de metas específicas e para uma eficiência imediata.

Na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.

PLANEJAMENTO

CONCEITOS GERAIS SOBRE PLANEJAMENTO

CONCEITO DE IDALBERTO CHIAVENATO

O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcança-los. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.

CONCEITO DE MAXIMIANO

Planejamento é a atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas. Em outras palavras, planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise da avaliação e da seleção das oportunidades previstas.

CONCEITO DE LACOMBE; HEILBORN (2003).

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com