TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO DA PRODUÇÃO

Seminário: PLANEAMENTO DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO

O planejamento, a programação e a execução das atividades de produção durante o ano são funções do departamento de produção; assim sendo, é essencial deixar a responsabilidade pelo planejamento e controle dessas funções aos executivos de produção. Embora a responsabilidade recaia diretamente sobre eles, é preciso levar em conta as políticas da alta administração no que diz respeito a níveis de estoque, ritmo de produção em determinados períodos, investimentos em imobilizado (maquinário/sistemas de produção), etc.

No que diz respeito ao planejamento da produção, defrontamo-nos com necessidade de planejar um equilíbrio ótimo entre vendas, estoques e produção. Portanto, é importante haver coordenação entre planos de vendas, produção e políticas de estoques. O orçamento de produção e as políticas de estoques é que oferecem as condições para que essa coordenação seja conseguida.

O orçamento de produção é uma estimativa da quantidade de bens que deve ser fabricados durante o exercício orçamentário. A elaboração do orçamento de produção divide-se em três etapas, a saber:

• Estabelecer políticas de estoques;

• Determinação da produção durante o período previsto;

• Programação da produção por sub-períodos.

O planejamento das operações de produção não tem como etapa só a elaboração do orçamento de produção, mas também de outros três que estão intimamente ligados, a saber: orçamento de matérias primas, orçamento de mão de obra e orçamento dos custos indiretos de produção.

Para planejar eficazmente a produção, os executivos de fabricação devem possuir ou obter informações relativas às operações necessárias à fabricação de cada produto tais como capacidade de produção de cada departamento, que tipos de produtos podem ser fabricados em cada unidade, etc. Os executivos também devem possuir dados históricos relativos a custos e quantidades produzidas em épocas anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com