TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIO FICTÍCIO DE RESTAURANTE DE CEARENOS DE ALIMENTOS TÍPICOS

Projeto de pesquisa: PLANO DE NEGÓCIO FICTÍCIO DE RESTAURANTE DE CEARENOS DE ALIMENTOS TÍPICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  13.754 Palavras (56 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 56

PLANO DE NEGÓCIOS FICTÍCIO DE UM RESTAURANTE DE COMIDAS TÍPICAS CEARENSE 

SUMÁRIO EXECUTIVO

Esse plano de negócio tem como objetivo principal a implementação de um restaurante self-service e “a la carte” de comidas típicas cearenses em um ponto estratégico na região leste de Fortaleza na rua Frei Mansueto 1700, bairro Varjota entre os bairros Meireles, Mucuripe, Papicu e Aldeota, onde se encontra grande número de empresas, hotéis, pousadas, bancos, supermercados entre outros.

Com um investimento total aproximado de R$ 150.000,00 para estruturação, implementação, capital de giro e estoque inicial. Investimento para um restaurante com capacidade de 200 pessoas, mas optamos em fazer uma média de atendimento de 150 pessoas diárias onde com isso chegamos a uma proposta de lucratividade de 29,96% ao ano recuperando o valor investido em 8 meses, e dobrando esse valor em menos de um ano, tornado altamente rentável o investimento e com um grau de risco baixíssimo, por se tratar de um restaurante com foco na qualidade dos produtos e serviços com funcionários experientes e diferenciados, local privilegiado atentos as ordens da vigilância sanitária, direito do trabalho e consumidor.

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem por finalidade, demonstrar a viabilidade de um Restaurante Selfservice e a la carte denominado “SABOR CEARENSE” que irá atender a demanda diária da população local, empresas da região e visitantes,considerando os recursos necessários, as condições e a perspectiva de mercado. No meio da incerteza que envolve qualquer projeto, é indispensável ao empreendedor fazer todos os cálculos necessários reduzindo riscos e orientando nas tomadas de decisão.

O plano apresentado foi desenvolvido através de levantamentos e informações técnicas para tal como investimentos iniciais, público alvo, análise da concorrência, custos com mão de obra, pesquisas com os consumidores etc.

O perfil do Restaurante foi escolhido com base na capacidade produtiva conforme instalações, equipamentos e recursos humanos estabelecidos alinhados à demanda proporcionada pela região. O Restaurante terá capacidade mínima de atendimento para 150 pessoas distribuídas em sua área interna com 50 mesas e 200 cadeiras. Ao final do trabalho, apresentamos os coeficientes financeiros que viabilizam o projeto como taxa de retorno do investimento, ponto de equilíbrio e lucratividade.

O resultado final permitirá ao investidor / empreendedor concluir se determinada decisão de investimento é viável ou não.

DADOS DOS EMPREENDEDORES

Sócio 1:

Pedro da Silva Santos

Rua João da Costa 31 Jardim Felicidade Maranguape Ceará

-Perfil:

Atuou nas áreas de logística, comercial e administrativa de algumas empresas locais. - Atribuições

Responsável pela área comercial da empresa, marketing, promoções, eventos, parcerias etc.

Sócio 2

Maria Cavalcanti Dias

Rua das Orquídeas 115 Parque das Nações Pacajus Ceará

-Perfil

Atuou na área de comunicação de algumas empresas locais

-Atribuições:

Responsável pela área de relações públicas da empresa.

MISSÃO

Valorizar a culinária tipicamente cearense estimulando um retorno às tradições e oferecendo serviços gastronômicos de qualidade com rapidez e conforto.

VISÃO

Ser reconhecido regionalmente como o melhor restaurante fornecedor de comidas típicas cearense, bem como ponto turístico, de informação e resgate da cultura local.

SETOR DE ATIVIDADE: serviços (alimentação)

ANÁLISE DE MERCADO

Público-alvo (perfil dos clientes)

Nosso público alvo é formado basicamente por pessoas de médio e alto poder aquisitivo, ou aquelas que possam desfrutar do conforto e qualidade oferecidos. O nosso

consumidor tem um perfil bem específico. É aquele que aprecia a cultura regional e gosta de comidas típicas.

Quanto à faixa etária, o perfil do estabelecimento está mais voltado para os adultos

acima de 35 anos, que já têm uma família constituída e desejam um ambiente agradável e calmo para se alimentar e conversar.

No primeiro turno, pretendemos atingir um público mais específico, os executivos e empresários que realizam reuniões de negócios na hora do almoço. Já no segundo turno,o atendimento estará voltado para as reuniões de família, e as crianças que vierem ao estabelecimento poderão se divertir na creche.

Comportamento dos clientes (interesses e o que os levam a comprar)

O consumidor de comida regional costuma planejar a ida ao restaurante em casa quando sente a necessidade ou desejo de ter refeições em um outro ambiente; ele prefere fazer suas refeições em um ambiente agradável, requintado, com alto padrão de atendimento, higiene e aconchegante. Quando trata-se de um profissional que trabalha nas imediações e necessita fazer suas refeições ele vai para o lugar mais próximo, ou com qualidade mais elevada. Geralmente procuram o restaurante com melhor qualidade sem a preocupação com os valores dos pratos e vão ao mesmo com frequência, especialmente nos fins de semana e feriados. O consumo em geral é moderado sendo uma porção por cada pessoa.

As influências ambientais e culturais se devem ao fator ambiental do clima tropical o que sugere um cardápio rico em podutos típicos dessa região climática e ao fator cultural à ligação com as raízes regionais ou curiosidade em conhecer uma nova cultura e gastronomia no caso dos turistas.

Área de abrangência (onde estão os clientes?)

Bairros pertencentes a região leste da cidade de Fortaleza geralmente considerados de classe média,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com