TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negócios para o restaurante

Projeto de pesquisa: Plano de negócios para o restaurante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.200 Palavras (21 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 21

ALINE APARECIDA MELO

RAMON DE ANDRADE FERREIRA

REGINALDO PONCIANO C MARQUES

SARAH STEPHANIE TRINDADE

THUANY MENDES ROCHA

Plano de negócios do Restaurante

Casa de Vó

Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso Ciências Contábeis do centro universitário UNA para aprovação na disciplina. Trabalho interdisciplinar Dirigido IIII TIDIR.

Professor orientador: Bruno Flávio

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Propõe-se apresentar a elaboração de um plano de negócio para a abertura de um restaurante. Serão abordados os seguintes assuntos: descrição geral do negócio, avaliação estratégica, análise de mercado, plano de marketing e apurações econômicas, financeiras e contábeis pertinentes.

Uma parcela significativa dos empreendedores entra no mercado sem orientação e planejamento. Segundo o SEBRAE a taxa de mortalidade de empresas teve uma significativa diminuição nos últimos dez anos. O índice de sobrevivência chegou à média de 76%. A atual taxa mostra a capacidade das empresas de superar os obstáculos nos dois primeiros anos de atividade. Estudos apontam que o principal motivo do insucesso dos empreendimentos está relacionado à localização inadequada, carga tributária elevada, inflação, ausência de orientação de profissionais contábeis e falta de investimento.

Atualmente o ramo de alimentação tem crescido significativamente no cenário brasileiro. Essa evolução pode ser atrelada ao surgimento da nova classe C, ao aquecimento do mercado de trabalho e também ao estilo de vida do século 21. Há alguns anos, “comer fora” era sinônimo de grandes ocasiões, hoje, alimentar-se em restaurantes fast food tornou-se uma necessidade, visto que uma grande porcentagem da população trabalha no hipercentro não sendo possível retornar ao lar para realizar as refeições.

Tendo em vista o cenário descrito, investir no ramo de alimentos pode ser uma boa opção. O correto é realizar todo um planejamento estratégico (plano de negócio) para antever as vantagens e desvantagens do empreendimento, visando um retorno favorável prevendo os riscos e ajustando as tomadas de decisão.

Este plano de negócios foi criado com o objetivo de abrir um restaurante estilo prato feito, para atender a um público variado que inclui trabalhadores locais, estudantes e demais pessoas que se deslocam ao hipercentro.

A concorrência neste segmento exige conhecimento e planejamento por parte do empreendedor de forma a obter sua vantagem competitiva. É necessário análise de mercado para conhecer o funcionamento do local do estabelecimento, política de preços a ser utilizada, sendo de suma importância para o sucesso do empreendimento conhecer a concorrência para superá-la, e isso exigirá um volume maior de vendas para que o negócio apresente margem de lucro satisfatória permitindo sua manutenção. Deve-se buscar estruturar o negócio com base nos quatro fatores da matriz SWOT, que são: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Inicialmente, serão descritas detalhadamente as projeções com bases nos dados existentes, como os gastos e despesas para abertura do negócio, divulgação dos serviços prestados, mão de obra, matéria prima e quais serão os gastos mensais. Deve-se apurar os valores por prato, para cada tipo de refeição, pois pode haver variações, por isso é necessário abordar todos esses itens na análise. Simular também o planejamento tributário para se verificar em qual regime tributário será mais vantajoso se enquadrar, optando por: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Após a projeção dos resultados econômicos, passa-se às demonstrações contábeis projetadas para os primeiros cincos anos de atividade, que são exigidas conforme a legislação, com base nas informações apuradas, para que se possa ter uma visão ampla das movimentações de recursos do empreendimento.

O plano de negócio é uma eficiente ferramenta de gestão para a previsão do potencial de crescimento empresarial, identificando os riscos e possibilitando correções, com ele pode-se analisar a viabilidade do negócio pretendido, reduzindo assim possíveis desperdícios e esforços em um negócio inviável.

O objetivo deste trabalho é ajudar futuros empreendedores nas tomadas de decisão e no embasamento necessário para uma boa gestão do negócio.

DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO

Em um mercado competitivo e cada vez mais dinâmico, se torna imprescindível a definição da missão, visão e os valores da empresa. Estes princípios servirão de pilares para o funcionamento do negócio proposto, tendo em vista que refletem a personalidade e identidade cultural da empresa, serão estes princípios que ditarão caminho a ser seguido para alcançar o sucesso do empreendimento.

É de suma importância que, estas premissas relatem de forma clara a realidade no negócio, baseado nestas diretrizes as decisões gerencias serão tomadas.

A missão da empresa deve ser capaz de expressar o que a empresa se propõe a fazer, de que forma será feito, e o motivo de sua existência.

Missão:

Oferecer refeições com toque de comida caseira, conquistar a preferência do consumidor com atendimento de qualidade e a preços acessíveis.

A visão deve ser capaz de inspirar, traduzir o desejo da instituição a longo prazo.

Visão:

Ser o restaurante preferido entre os consumidores, trabalhando com zelo, carinho e atenção às pessoas. Manter um bom relacionamento com todos os colaboradores.

Valores:

Os valores deverão imprimir os princípios à ética, e comportamento da empresa.

 Ambiente amigável

 Bom atendimento

 Qualidade

 Agilidade

 Higiene

 Ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com