TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A identificação e a definição de um plano de negócios de um restaurante, em São Paulo

Trabalho acadêmico: A identificação e a definição de um plano de negócios de um restaurante, em São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Com o advento da modernidade e o êxodo rural, as pessoas mudaramnão só de ambiente, também a forma de como interagir com ele. Como não poderia ser diferente o ramo de alimentação também sofreu mudanças, antes todas as refeições eram feitas em casa, com alimentos provenientes da própria horta. Á partir da década de 1990 cada vez mais pessoas não realizam suas refeições com seus familiares reunidos á mesa, a mulher tinha um papel definido dentro das tarefas domésticas, e era responsável pela preparação das refeições, onde as lembranças familiares eram muito ligadas a momentos relacionados á alimentação.

Atualmente houve uma mudança socialmente econômica e a mulher passou a contribuir com a renda familiar que antes era provida apenas pelo homem. Hoje com a falta de tempo, trânsito, longo percurso entre o domicílio e trabalho, as pessoas têm que fazer suas refeições fora de casa, e aumento da individualização dos rituais alimentares.

Com o intuito de agregar comida rápida e saudável ao mesmo tempo, a alimentação natural vem para suprir um mercado crescente que está preocupado com a qualidade de alimentação e sem despender tempo para se alimentar. Na cidade de São Paulo essa necessidade não é totalmente atendida, já que na maior cidade do Brasil não é encontrado facilmente um restaurante especializado em alimentação saudável.

Por esse motivo foi escolhida a alternativa para implementação dessa loja e franquia para todos os perfis socioeconômicos, faixa etária e rendas compatíveis podendo ser atingida pela franquia.

O Negócio

O Objetivo desse plano de negócios é verificara viabilidade financeira e econômica para implementar a franquia (rede de restaurantes no ramo de lanche natural) que será instalada em um box num ponto estratégico na praça de alimentação da cidade de São Paulo.

Identificação e Definição do Plano de Negócios

Atualmente em uma sociedade que anseia por maior rendimento do fator de produção (mão de obra), os alimentos ofertados pelas convencionais redes de Fast Food atendem apenas para a necessidade de uma alimentação rápida e prática. Porém existe uma tendência mundial que aponta para o advento do conjunto de alimentos saudáveis (orgânicos, ecológicos, verdes, naturais, biológicos, etc.), sendo que o modo de vida atarefado e sem tempo não permite uma mudança nos hábitos de alimentação, faz-se necessário uma rede de Fast Food que atenda ás necessidades de praticidade e rapidez e não deixe de lado a alimentação saudável. Existem no Brasil algumas redes de Fast Food que atendem essa nova demanda (rapidez, praticidade em curto tempo) como MC Donalds, Habib’s, Giraffas, sendo que se destaca a nossa franquia além dos quesitos mencionados acima é a que mais difere das demais pelo crescimento nos últimos anos devido a sua oferta de produtos que atendem especificamente o público que busca uma alimentação diferenciada sem abrir mão de rapidez e praticidade. Além da qualidade excelente dos produtos oferecidos pela nossa franquia, nossos lanches são preparados como pães fabricados a cada três horas tendo, o cliente á possibilidade de ter o pão do sue lanche quentinho, pois, foi feito na hora do seu pedido. O cheiro do pão assado é marca registrada em todos os nossos lanches, esse é um dos diferenciais que aumentam as vendas. Seus produtos também são feitos com ingredientes selecionados e naturais transformando os lanches em produtos saudáveis para a alimentação dos clientes.

Tendências na Alimentação

Será um produto já conhecido, ou seja, os lanches naturais, mas que serão apresentados de uma forma diferente do que a maioria da população esta acostumada e atuando em um dos seguimentos, que mais projetam crescimento atualmente, o da alimentação saudável.

A Empresa

Descrição Legal

A proposta da implementação do restaurante em São Paulo, nos critérios até agora apresentadas, tendo em vista que a estimativa de faturamento médio mensal é de R$ 60.000,00 e para ser considerada empresa de pequeno porte (EDP) Segundo o site da receita Federal (S.D., S.P.)

Estrutura Organizacional

Neste tópico será apresentada a estrutura organizacional da empresa no item abaixo:

No funcionamento da loja estes ocupam alternadamente quatro áreas de trabalho:

Caixa: Recebimento de valores, e complemento do pedido do cliente.

Criador: Primeira pessoa a receber e recepcionar o clienteintroduzi-lo ao sistema.

Salada: Atendimento ao cliente na parte da escolha do recheio, saladas e molhos.

Apoio: Estocagem, limpeza e reposição.

Para funcionamento da empresa os colaboradores serão divididos em dois turnos, o primeiro das 10:00hr até as 16:00hr e o segundo será das 16:00hr até as 22:00hr.

Estrutura Física

A Estrutura da franquia será composta por sies níveis, onde será observado que existe hierarquia clara dentro da organização.

Para melhor visualização, segue organograma:

Franquia

Supervisor (Agente de Desenvolvimento Regional – ADR)

Franqueado

Supervisor (Assistente do ADR)

Gerente

Atendente 1, Atendente 2, Atendente 3, Atendente 4, Atendente 5

Missão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com