TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA DE CRÉDITO

Dissertações: POLÍTICA DE CRÉDITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICA DE CRÉDITO

Administração de valores a receber está diretamente ligada a política de crédito da empresa. Segundo Assaf Neto (2012, p.125) "uma empresa que concede crédito troca produtos por uma promessa de pagamento futuro. Já uma empresa que obtém crédito recebe produtos e assume o compromisso de efetuar o pagamento no futuro".

O objetivo da administração de contas a receber de acordo com Gitman (2007,p.520) "consiste em dispor de contas com a maior rapidez possível, sem perder vendas com adoção de técnicas de cobrança muito agressivas".

Porem Assaf Neto (2012,p.125) diz, "num mercado de capitais eficientes não deveria existir a figura da concessão de crédito". O autor que dizer que, as organizações não deveriam oferecer crédito paras as empresas, e sim que elas desenvolvessem uma forma de pagamento para as sua necessidades. Segundo Assaf Neto (2012,p.125) "caso um comprador precisasse de recursos para adquirir um produto, este financiamento poderia ser obtido em qualquer instituição financeira, a determinada taxa de juro".

O crédito oferecido para os clientes dentro da organização, esta diretamente ligado a venda a prazo, como citou Assaf Neto (2012,p.127) "a política de créditos fixa os parâmetros da empresa em termos de vendas a prazo". Mas para as empresas desenvolverem uma política de crédito, elas precisam seguir um parâmetro segundo Assaf Neto (2012,p.127) "a empresa deve levar em consideração o fluxo de caixa proveniente desta política e o investimento necessário para coloca – lá em prática".

ANALISE DE CRÉDITO

A análise de crédito quando concedida ao cliente, segundo Ross (2008,p.446) "as empresas utilizam uma série de instrumentos e procedimentos para determinar a probabilidade de que os clientes não paguem. Após esse processo a empresa pode conseguir ter uma análise de crédito e avaliar se haverá lucratividade para a empresa se conceder crédito para determinado cliente". Pois a organizações quando concede crédito ela corre o risco do não pagamento do cliente.

CONDIÇÕES DE VENDAS

As condições de venda vão determinar como vai ser o processo de venda do produto da empresa. Conforme Ross (2008,p.446) "se a empresa conceder crédito para um cliente, as condições de venda especificarão o prazo de crédito, o desconto".

As empresa que oferecem essa condições de venda para os clientes, acabam conseguindo um número maior no mercado de compradores de seus produtos,pois muitas empresa apenas utilizam a forma de pagamento de mercadorias e produtos para mão de obra a longo prazo.

POLÍTICA DE COBRANÇA

Ao conceder crédito para um cliente, a empresa deve estar alerta aos prazos de recebimento e qual vai ser a política de cobrança, caso o cliente for inadimplente. De acordo com Ross (2008,p.452) "acompanhamento das contas a receber para detectar dificuldades e conseguir o pagamento de contas vencidas".

O acompanhamento de contas a receber é fundamental dentro da empresa, pois segundo Ross (2008,p.452) "uma empresa normalmente acompanhará a evolução de seu prazo médio de recebimento (PMR). Se suas atividades forem sazonais, o PMR oscilará ao longo do ano".

Quando uma empresa precisa efetuar a cobrança de um cliente, ela precisa avaliar o tipo de cliente e qual será a forma ideal de cobraça. Os tipos de cobranças mais comuns dentro das organizações são: cobrança moderada, cobrança agressiva, cobrança liberal.

Cada tipo de cobrança tem uma forma diferente de atuação com o cliente. A moderada oferece um crédito moderado na hora da venda do produto e geralmente alcança um ponto de equilíbrio entre a venda e o recebimento. Já a cobrança agressiva, oferece um crédito com mais exigências para concessão para o cliente e sua cobrança é bem exigida, o cliente recebe muitas carta de cobrança e telefonemas. Porem a cobrança liberal, é aquela que oferece um crédito de forma mais normativa, e acaba não se preocupando muito com o pagamento nos prazos, oferecendo assim uma liberdade a mas de pagamento para os clientes.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »