TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO 2 ECONOMIA E MERCADO

Trabalho Universitário: PORTFOLIO 2 ECONOMIA E MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

1. O que é crescimento econômico e como a taxa de crescimento econômico é medida?

O crescimento econômico é a expansão das possibilidades de produção da economia. Ele pode ser visto como um deslocamento para fora da fronteira de possibilidades de produção (FPP).

Mensuramos o crescimento econômico por meio do aumento do produto interno bruto. O PIB produto interno bruto real como ele é mensurado, mas, por enquanto, podemos pensar nele como o valor da produção total da economia mensurado em termos de preço de um único ano. O PIB real no Brasil é atualmente mensurado com base nos preços em reais descontando-se a inflação, determinando-se assim se a produção cresceu de um ano para o outro

2. Quais são os principais custos do desemprego e o que o torna um problema sério?

R: O desemprego representa um sério problema econômico, social e pessoal por duas principais razões:

• Rendas e produção perdida

• Capital humano perdido

Rendas e produção perdida: A perda de um posto de trabalho leva a uma perda de renda e de produção.

Essas perdas são devastadoras para as pessoas que arcam com elas; além disso, fazem com que o desemprego seja uma perspectiva aterrorizante para todos. Os benefícios recebidos quando se está desempregado criam uma rede de segurança, mas não substitui totalmente os rendimentos perdidos.

Capital Humano perdido: Um período prolongado de desemprego prejudica

4. Sintetize os objetivos de Política Econômica.

R: Política Fiscal - Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política de gastos). Além da questão do nível de tributação, a política tributária, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, é utilizada para estimular (ou inibir) os gastos de consumo do setor privado.

Política Monetária - Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos

públicos.

Política Cambial e Comercial - São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia.

A política cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. O governo, através do Banco Central, pode fixar a taxa de câmbio (regime de taxas fixas de câmbio), ou permitir que ela seja flexível e determinada pelo mercado de divisas (regime de taxas flutuantes de câmbio).

A política comercial diz respeito aos instrumentos de incentivos às exportações e/ou estímulo e desestímulo às importações, ou seja, refere-se aos estímulos fiscais (crédito-prêmio do ICMS, IPI etc.) e creditícios (taxas de juros subsidiadas) às exportações e ao controle das importações (via tarifas e barreiras quantitativas sobre importações).

Política de Renda - A política de rendas refere-se à Intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamentos de preços

5. Resuma os instrumentos de política econômica.

R: Define-se inflação como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, dessa forma a inflação acarreta distorções, principalmente sobre a distribuição da renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos.

Costuma-se aceitar que um pouco de inflação faz parte dos ajustes de uma sociedade dinâmica, em crescimento Efetivamente, a experiência histórica mostra que existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com