TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRAÇA (PONTO DE VENDA)

Seminário: PRAÇA (PONTO DE VENDA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Seminário  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

PASSOS

Passo 1

Ler o material. Segmentação de Mercado, de autoria de Francis Haime Giacomelli Ferreira e focalizar sua leitura nos pontos importantes que podem influenciar nas estratégias utilizadas pelas empresas. Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmAMTJiOTFhZjEtZmE4YS00MjI4LWE4MDAtZTEzNzZmNWRlMWM3&hl=pt_BR>. Acesso em 14de nov. 2010.

Passo 2

Discutir os pontos importantes anotados referentes à segmentação de mercado e analisar o tipo de segmentação de mercado é utilizado pela empresa identificada. Descrever como é a segmentação em relação aos 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção). Caso a equipe encontre falhas em alguma estratégia de segmentação, fazer recomendações de ajustes.

PRODUTO

Existem vários conceitos do termo produto feitos por diversos autores, mas que se fecham sempre na mesma definição. Dentre eles, podemos destacar:

"Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416). Podem ser tangí_veis (fí_sico, podem ser tocados) e intangí_veis (são os serviços, não podem ser tocados), para organizações e para consumidores.

Ao desenvolver os conceitos de produto fí_sico e de satisfação de necessidades, Kotler (2000), assim classifica o produto:

a) Bens de conveniência, são aqueles comprados com frequência e mí_nimo de esforço (ex.: sabonete);

b) bens de compra comparados, como o próprio nome diz, o consumidor compara em termos de preço, modelo, qualidade (em geral, roupas, aparelhos eletrônicos, móveis);

c) bens de especialidade, são os bens com caracterí_sticas singulares, como carros, máquinas fotográficas; e

d) bens não procurados, ou seja são os bens que os consumidores não conhecem, ou normalmente não pensa em comprar (jazigo, seguro de vida, enciclopédia).

As empresas podem além da estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma marca própria, utilizando sinais, sí_mbolos, nomes, que identifiquem e diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam utilizando-se da estratégia de marca.

As organizações utilizam-se do "P" produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado. Existem os considerados "carros-chefe", outros para atender simplesmente alguns clientes, outros considerados intermediários e os temporários ou sazonais.

PREÇO

O marketing envolve trocas, e essas, por sua vez envolvem benefí_cios. Neste caso a troca deve ser mutuamente benéfica. Ambas a partes procuram algo de valor em uma troca.

O preço é a expressão monetária do bem ou serviço. Neste sentido, Nickels e Wood (1999, p. 222) definem preço como sendo "... quantidade de dinheiro ou algo mais de valor que a empresa pede em troca de um produto". Após discutirem as amplas modalidades de "preços", tais como "mensalidade" "anuidade" "contribuição" os autores inferem que "Não importa qual seja a palavra utilizada, o preço de um produto é aquilo que a empresa espera receber em troca de um bem, um serviço ou uma idéia". (NICKELS E WOOD, 1999, p. 222)

Existem diversas variáveis que os consumidores buscam ou comparam em um produto, entre elas qualidade, quantidade, assistência técnica, serviços, etc... ; é claro que o preço é, provavelmente, o mais fácil de ser comparado pelo consumidor no momento da compra, principalmente porque a qualidade, outra variável importante, só vai ser percebida após a compra.

Para as empresas o preço tem que ser determinado com exatidão. Para determinar o preço, existem diversos modelos teóricos proposto por diversos autores, e que se resumem em 4 fatores: Objetivos (de venda, de lucro, de concorrência); custos (fixos, variáveis, marginal); demanda (unitária, elástica, inelástica) e concorrência. .

PRAÇA (PONTO DE VENDA)

Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuí_do no mercado até os pontos de vendas.

A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantí_ssimo papel no mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto de venda e não o encontra, ficando irritado. Os produtos depois de produzidos precisam portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os revendedores, transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.

PROMOÇÃO

A promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo.

Muitas empresas adotam uma comunicação mais ampla do que a comunicação tradicional de marketing, a comunicação integrada de marketing - CIM envolvendo relacionamentos longos e duradouros não só com clientes, mas com os parceiros do canal, empregados e outros grupos envolvidos permitindo que a empresa responda de forma rápida à suas necessidades e desejos.

É válido destacar que a comunicação (promoção) não se limita a simplesmente informar o mercado acerca de um produto/serviço; o que se pretende é desenvolver uma comunicação a fim de levar o consumidor à realmente adquirir o produto, satisfazendo a sua necessidade, e aumentando o lucro da empresa.

Para os autores, existem vários tipos de comunicação, podemos citar algumas delas: propaganda, publicidade, venda pessoal e promoção de vendas.

A propaganda é uma das ferramentas do marketing, dentro do "P" promoção que tem por objetivo atingir um grande número de pessoas e apresentar-se repetitivamente, a fim de fixar a mensagem na mente do consumidor. Ao contrário da publicidade, a propaganda é paga, e, portanto tem necessariamente que dar retorno à empresa, em forma de auxilio nas vendas de forma eficaz.

A publicidade diferencia-se da propaganda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com