TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Pesquisas Acadêmicas: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre economia e seus conceitos como: inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e a influência destes sobre a economia. O mesmo apresenta uma abrangência onde pode se ter um maior conhecimento estratégico para uma melhor gestão.

O propósito do mesmo é contribuir para uma reflexão a cerca de uma gestão ética e política na sua relação com a sociedade. Ressalta-se também, que os métodos quantitativos são aplicados a gestão empresarial e nos diversos tipos de organizações.

Todavia, este assunto será devidamente ajuizado ao longo deste estudo, levantando dúvidas sobre a economia, agregando valores nas variáveis envolvidas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceituação dos termos na Microeconomia e Macroeconomia:

a) Inflação: é o aumento do preço e a desvalorização do dinheiro, conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Esse aumento de preço é preocupante para a economia de um país. Pois quem geralmente mais sofre com esse aumento de custo são os trabalhadores que não tem reajustes salariais constantes e os das classes sociais menos favorecidas que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Podemos citar as seguintes causas da inflação:

• Inflação Monetária: É emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

• Inflação de Demanda: Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país;

• Inflação de Custos: Aumento nos custos de fabricação (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

No Brasil, existem vários índices que medem a inflação. Os principais são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas), IPC ou Índice de Preços Ao Consumidor (medido pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (também calculado pelo IBGE).

b) Taxa de Juros: é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a remuneração de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros a diversos tipos de índice que se empregam na medida de lucro das poupanças ou que se agrupam ao valor de um crédito.

Essa taxa de desenvolvimento do capital é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é exibida em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento.

As Taxas de juros de crédito sobem pela quarta vez no ano, diz Anefac, (Associação Nacional dos Executivos de Finança) Juro médio do crédito pessoal ficou em 5,51% e o de empresa, em 3,16%.

“Para associação, elevação pode ser atribuída ao aumento da Selic” (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). (G1,2013)

c) Taxa de Câmbio: é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. O câmbio é a relação de troca que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, regra geral, cotiza duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda.

Podem-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.

• Câmbio Real: é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelo outro;

• Câmbio nominal: é por sua vez, a relação direta entre uma moeda e outra estrangeira. É a taxa de câmbio que e usada nos bancos e nas casas de câmbio.

2.2. Métodos Quantitativos Aplicado a Gestão Empresarial:

a) Medidas descritivas: a estatística descritiva é a parte da estatística que amplia e disponibilizam métodos para síntese e apresentação de dados estatísticos por meio de medidas descritivas, tabelas, gráficos, diagramas ou distribuições de frequência, com o fim de facilitar a captação e a utilização da informação ali contida.

Em resumo, a estatística descritiva tem por finalidade a utilização de tabelas, gráficos, diagramas e medidas descritivas para:

Examinar o formato geral da distribuição dos dados;

Verificar a ocorrência de valores atípicos;

Identificar valores típicos que informem sobre o centro da distribuição;

Verificação do grau de variação presente nos dados.

b) Medidas de Tendência Central: é ampliar os procedimentos estatísticos da pesquisa científica: estabelecer hipóteses, coletar, tratar e analisar dados, elaborar e comunicar os resultados.

Analisar a adaptação das medidas de tendência central de pesquisa (média, mediana e moda) à natureza dos dados e relacioná-las à interpretação de um diagrama de pontos.

• Média: é a média aritmética de uma distribuição de escores/ dados proporciona um numero único, simples que fornece um resumo aproximado da distribuição. É a estatística mais utilizada nas pesquisas de ciências sociais útil, mas não informa sobre a maneira como os encores são espalhados ou quanto eles estão próximo à média;

• Mediana: é o escore de uma distribuição que sugere o 50º percentile. É o ponto acima do qual 50% dos escores e abaixo do qual há os outros 50% dos escores. É usado quando se quer dividir uma distribuição de escores em dois grupos (divisão por mediana). Uma estática útil quando os escores de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com