TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL 6º SEMESTRE TEMA: CONTABILIDADE APLICADA

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL 6º SEMESTRE TEMA: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  3.408 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei abordar assuntos sobre a Contabilidade Aplicada. A prática da contabilidade é associada principalmente às empresas privadas – devido à necessidade de mensurar o lucro contábil – e às empresas públicas – da necessidade de mensurar os custos dos serviços prestados e a adequação aos limites orçamentários. Porém, sendo a contabilidade uma ciência aplicada a qualquer tipo de organização, as entidades privadas sem fins lucrativos, enquadradas no Terceiro Setor, também devem se adequar às normas brasileiras da prática contábil, às legislações específicas e às obrigações fiscais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

2.1.1 O que é ISE-BOVESPA?

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE),essa iniciativa busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro deEstudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

2.2.1 Contribuições para a transparência das contas públicas

O Governo Federal com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal buscou implementar as medidas consideradas inadiáveis no Plano Diretor da Reforma do Estado, como o ajustamento fiscal mais duradouro, reformas econômicas orientadas para o mercado, reforma da previdência social, inovação dos instrumentos de política social, aumentando a abrangência e a qualidade dos serviços sociais e reforma do aparelho do estado para aumentar sua governança. Portanto, a Lei de Responsabilidade fiscal é mais um passo do governo na modernização da administração pública.

A Lei de Responsabilidade Fiscal contribui para o exercício pleno da democracia, por obrigar os administradorespúblicos a decidirem seus gastos com responsabilidade e prover informações sobre a utilização dos recursos. Esta lei é importante porque representa um enorme avanço na forma de administrar os recursos que os contribuintes/cidadãos põem a disposição dos governantes.

2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR

2..3.1 A expansão destas atividades econômicas

AGRONEGÓCIO

O agronegócio do Brasil tem sido desenvolvido conjugando produção, agregação de valor, meio ambiente e responsabilidade social. O setor é o principal responsável pelo saldo positivo da balança comercial de exportação e contribui com a geração de expressivo percentual de empregos no País.

CONSTRUÇÃO CIVIL

A política de desoneração do setor tem sido um importante vetor de melhoria nas vendas, na maior formalização das empresas e consequentemente maior arrecadação de tributos, criando um ciclo virtuoso. Com isso acreditamos que a política de desoneração deve se intensificar no Brasil.

TERCEIRO SETOR

Apesar da pequena contribuição das empresas no orçamento total das organizações do terceiro setor, sua participação tem sido crescente nos últimos anos, especialmente a partir das fundações e instituições a elas vinculados. Nesse cenário, as empresas passam a ser integrantes importantes do terceiro setor ao gerir seus próprios projeto sociais ou, ainda, o que é mais comum, ao se associarem, com suporte técnico-financeiro, a organizações da sociedade civil que já desenvolvem projetos bem-sucedidos nos mais diversos campos deatuação – educação, saúde, trabalho e renda e assistência social principalmente. Este tipo de atuação das empresas nacionais e corporações multinacionais marca a tendência moderna de substituir as práticas até então vigentes fundamentadas na filantropia tradicional, caracterizada principalmente pelas doações pontuais e assistenciais aos empregados, a seus familiares e às comunidades circunjacentes às sedes empresariais

2.3.2 Oportunidades de atuação do profissional da contabilidade

O profissional da área deve se preparar para um mercado que sofre a cada momento fortes influências de uma cultura globalizada e exigente. “Em um mercado competitivo e atraente como o que vemos no mundo de hoje, a presença de contadores nas empresas, independentemente do porte, é imprescindível”.

3 CONCLUSÃO

Espero que este trabalho venha a acrescentar mais conhecimento e esclarecimento a respeito do tema abordado, onde foram apresentadas temas importantes contidos na Contabilidade que é uma ciência ampla e abrangente de vários assuntos que estão constantemente no nosso dia a dia.

referências

Costa,José Manoel da.Contabilidade e orçamento público: ciências contábeis.São Paulo.Pearson Prentice Hall, 2009.

Tarifa, Marcelo Resquetti. Contabilidade de entidades diversas:ciências contábeis VII. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2010.

Garcia, Regis Contabilidade social e ambiental/Regis Garcia. São Paulo.Pearson Education do Brasil, 2013.entes para as tomadas de decisões.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »