TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL TEMA: GESTÃO INDUSTRIAL - 5º SEMESTRE

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL TEMA: GESTÃO INDUSTRIAL - 5º SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  2.233 Visualizações

Página 1 de 4

6. UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

O que são Em uma indústria existem produtos em diversas fases de produção. São os produtos acabados e em elaboração. Uns em início, outros em meados e outros quase acabados. Dessa forma é necessário que se consiga atribuir valores aos diversos produtos nas diversas fases de elaboração a fim de que se possa avaliar o estoque. Assim, atribuindo-se um percentual de acabamento para o produto pode-se avaliar o seu custo.

Exemplos Podemos citar como exemplo, termos 2.000 unidades que estão 50% acabadas ou seja, temos o equivalente a : 1.000 unidades acabadas pois 2.000 X 50 % = 1.000 unidades. Caso tivéssemos 1.000 unidades com 50% acabada; 2.000 unidades com 20% acabadas, teríamos o equivalente a : 1.000 X 50 % = 500 unidades mais 2.000 X 20 % = 400 unidades = 900 unidades acabadas.

7. CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS

Segundo Ribeiro, pg. 247 “ABC (Activity-Based Costing) é um sistema de custeio que se caracteriza pela atribuição dos custos indiretos de fabricação aos produtos, por meio de atividades que são um conjunto de tarefas que combinam recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos.” Esses Custos Indiretos de Fabricação são repassados aos produtos pelos departamentos da indústria e exige adaptações no Plano de Contas para possibilitar essa distribuição dos custos na forma de alocação direta, por rastreamento ou por rateio dependendo do tipo do CIF. Esse tipo de Custeio assim como o custeio variável também não é aceito pelo Fisco apesar de ser de utilidade para fins gerenciais embora devido à sua complexidade não é viável para pequenas organizações. 2.6 PONTO DE EQUILÍBRIO Nenhum custo ou despesa é perfeitamente fixo ou variável. Segundo ATKINSON et AL. (2000, p. 193), ponto de equilíbrio é “o nível em que o volume de vendas cobre os custos fixos dos recursos comprometidos”. Em outras palavras, a empresa começa a lucrar quando as vendas superam este ponto. Existem: O ponto de equilíbrio contábil (PEC) onde o resultado das vendas é suficiente apenas para o pagamento dos custos e despesas fixas, o ponto de equilíbrio econômico (PEE) que inclui o custo de oportunidade ou seja, aquilo que seria ganho caso fosse feita uma outra aplicação e por fim, o ponto de equilibro financeiro (PEF) onde são levadas em consideração todas as receitas e despesas além da remuneração do capital investido bem como a obtenção dos lucros desejados.

8. A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA

A contabilidade é, por si sóum sistema de informação e avaliação. contabilidade gerencial através de diversos sistemas, paralelamente à contabilidade de custos, avalia essas informações valorizando tanto informações financeiras como as não financeiras. A maioria dos relatórios da contabilidade gerencial contempla principalmente as informações de natureza operacional, física e humana. A estrutura de um sistema de informação gerencial deve levar em consideração a operacionalidade, a integração dos dados – que deverá atingir todos os setores da organização - e o custo da informação pois se o custo de obtenção dessas informações for superior aos benefícios obtidos, essas deverão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com