TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR  COCA-COLA DO BRASIL

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  2.202 Visualizações

Página 1 de 8

PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

COCA-COLA DO BRASIL

RESUMO

Este trabalho vem apresentando informações básicas da Indústria de bebidas Coca-cola do Brasil, tempo de atuação, composição dos grupos empresariais, porte e tipo de negócio da empresa, principais e/ou serviços, posicionamento no mercado nacional e internacional, principais concorrentes, plano de implementação de Marketing esportivo, plano de implementação de Marketing social, utilização de teoria dos jogos com exemplo, utilização do empreendedorismo como ferramenta de inovação para o negócio e um breve comentário sobre cada um dos tópicos.

INTRODUÇÃO

Com atuação de destaque no País desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de Fabricantes autorizados, além da Leão Junior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Esta estrutura absorve cerca de 53 mil colaboradores diretos e gera mais de 500 mil empregos indiretos.Os Fabricantes têm um contrato através do qual se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-Cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é marca registrada da Empresa. As fábricas que fazem parte do Sistema Coca-Cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda, para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não-alcoólicas que engloba águas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatado, energéticos e isotônicos. 

SUMÁRIO
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
1. COMO NOS PROJETOS ANTERIORES, O ALUNO DEVE DESCREVER A EMPRESA DE FORMA RESUMIDA, DETALHANDO: 5
1.2. Porte e tipo de negócio da empresa; 5
1.2. Principais produtos e/ou serviços; 6
1.3. Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional; 6
1.4. Principais concorrentes; 6
2.1. Plano de implementação de Marketing esportivo ou cultural; 6
2.2. Plano de implementação de Marketing social ou político; 7
2.3. Utilização de estratégia da Teoria dos Jogos (justificando com exemplos); 8
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11

1. COMO NOS PROJETOS ANTERIORES, O ALUNO DEVE DESCREVER A EMPRESA DE FORMA RESUMIDA, DETALHANDO:
1.2. Porte e tipo de negócio da empresa;
- Empresa de grande porte, tipo de negócios: bebidas
- A coca-cola é uma bebida conhecidíssima emtodo mundo pelo seu inigualável sabor de alta qualidade, que vem sendo consumido no país a mais de 100 anos, mantendo sempre a mesma fórmula.
1.2. Principais produtos e/ou serviços;
- Coca-Cola, Diet Coke, Coca-Cola Zero, Cherry Coke, Coca-Cola Ligth Lemon, Diet Coke Plus.
- Todos os produtos da coca-cola, são de altíssimo nível de qualidade e sabor, é por isso que a mesma é a preferida entre todas as demais.
1.3. Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional;
- Primeiro lugar no mercado nacional e internacional.
- A indústria de refrigerantes Coca-cola mantém a liderança nos mercados nacional e internacional, primeiro por fabricar um produto de ótimo sabor, que refresca o calor e dar uma sensação agradável a quem toma essas bebidas, em segundo lugar por respeitar o consumidor fabricando produtos com qualidade internacional e investindo em projetos sociais.
1.4. Principais concorrentes;
- Pepsi-cola, Doctor Pepper, Royal Crown Cola.
- É notório enfatizar que não existe produto ou serviço hoje em dia sem que haja concorrência, com a Coca-cola não é diferente, por isso existem as empresas que fabricam produtos semelhantes, e isso é muito bom tanto para o fabricante como para o consumidor, pois geram qualidades nos produtos e um preço melhor.
2. COM BASE NA ANÁLISE DE CENÁRIO E PLANO DE NEGÓCIOS APRESENTADO NO TRABALHO ANTERIOR (PIM III). AVALIAR A UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DESTESEMESTRE, DESENVOLVENDO UM PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING QUE APRESENTE:
2.1. Plano de implementação de Marketing esportivo ou cultural;
- A Coca-Cola está presente em todas as edições da Copa do Mundo desde a de 1950, também realizada no Brasil, com placas publicitárias nos estádios. Na década de 70, a Coca-Cola intensificou sua presença no evento. Em 1974, tornou-se patrocinadora permanente da FIFA e, em 1976, firmou patrocínio oficial da Copa do Mundo, a partir da edição de 1978. O contrato mais recente, assinado em 2005, tem validade até 2022. Por conta desse histórico envolvimento com a Copa do Mundo, a Coca-Cola é a marca mais associada ao futebol, entre as que não são fornecedoras de material esportivo, de acordo com o estudo “Brand Image”, do Instituto Gap.
2.2. Plano de implementação de Marketing social ou político;
- responsabilidade social. Trata-se de uma estratégia de negócio com promoção da inclusão social. 
- A Coca-Cola transforma jovens de locais em situação de risco, como favelas e bairros pobres e violentos, em seus vendedores. Batizado de 'Coletivo', o programa é voltado para a educação de jovens na faixa de 17 a 25 anos.

A dona da marca mais valiosa do mundo deu um passo para reduzir a desigualdade social e ampliar sua reputação corporativa. Com isso, ganha também ao conhecer mais sobre o perfil de consumidor que mais cresce no Brasil, a classe C, onde a Coca-Cola não tem grande presença. O efeito tubaína, iniciado nos anos 90, ainda faz estragos para a marca de origem americana. Contudo, a distância da marca Coca-Cola para o consumidor da classe C ainda é grande. E o que fazer para conhecer mais sobre os hábitos de consumo dessas pessoas? Inserí-las no negócio foi uma bela estratégia para associar a demanda de trabalho e a necessidade de entendimento do mercado. Os jovens selecionados recebem aulas de técnicas de vendas em varejo em salas dentro das comunidades. Durante dois meses, eles aprendem como escolher e expor os produtos, gerenciar estoques e abordar os clientes. Ao longo do curso, os jovens são testados em jogos que simulam o dia a dia de um pequeno comércio. Os jovens com as melhores avaliações são encaminhados para entrevista de emprego nas fabricantes de Coca-cola. E no trabalho de conclusão de curso, os participantes montam um plano de negócios que deve ser apresentado a um dono de bar ou mercadinho da comunidade, com sugestões de melhoria no estabelecimento. A Coca-Cola ajuda a implantar o plano de negócios, oferecendo uma linha de microcrédito ao varejista no valor de 3.000 reais. Ação com alto impacto e baixo custo, além do potencial de aumento de fidelidade à marca pelo estabelecimento. A meta da Coca-Cola, ao final do programa, é transformar um em cada dez alunos em revendedor de seus produtos em seu bairro. Até agora, o programa já formou 550 jovens em cinco comunidades carentes - duas na cidade de São Paulo e três em Recife. A idéia,no entanto, é treinar 1 milhão de jovens até 2012, em 1.500 comunidades.
2.3. Utilização de estratégia da Teoria dos Jogos (justificando com exemplos);
- Segundo uma pesquisa da consultoria global Interbrand, a Coca-Cola está no topo da lista das marcas mais lembradas e valiosas do globo. (INTERBRAND; 07/04/2009) Ela só não está presente em quatro países (Mianmar, Cuba, Iraque e Síria) e 99% da população mundial já comprou o seu principal produto. (WIKIPEDIA, 20/04/2009) E segundo outro estudo feito em 1998, no Reino Unido, as pessoas confiam mais na marca Coca-Cola do que na família real (MUNDO DAS MARCAS, 13/04/2009). Porém, esse conglomerado não foi construído de maneira fácil. Muito menos sem planejamento, propaganda e estratégias de marketing. Durante anos a companhia acompanhou o mercado e os constantes desejos de seu público alvo. Ultrapassou crises mundiais e mudanças comportamentais. E depois de cento e vinte três anos de sucesso ela ainda enfrenta um desafio pela frente. A nova crise mundial. De acordo com a consultoria mundial Euromonitor, o mercado de refrigerantes caiu 0,5%. Além disso, ele vem perdendo espaço para bebidas mais saudáveis como chás gelados, águas aromatizadas e sucos, produtos que se encaixam em modelo de saúde adotado pelos consumidores atuais. Tendo em vista este quadro adverso, a empresa lançou a Coca-Cola Zero. Uma arma contra a situação vigente que vem mostrando resultados positivos. 3 O trunfo daCoca-Cola Zero chegou ao mercado com muita responsabilidade nas suas costas e até então ela vem respondendo a altura as cobranças. Ela é o lançamento mais bem sucedido dos últimos vinte anos da companhia. Desde 1986, com a Diet Coke, a empresa não tem resultados tão promissores, com números que indicam 17% de aumento no faturamento e 14% de lucro em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos Estados Unidos, a Coca-Cola Zero cresceu 10% somente no primeiro trimestre do ano segundo Edward Neville Isdell, presidente mundial da marca (PORTAL EXAME, 22/04/2009). 
2.4.Utilização do empreendedorismo como ferramenta de inovação para o negócio.
- Empresa anuncia programa que une rede de clientes e parceiros para desenvolvimento sócio-econômico de comunidades de menor oportunidade.
- Programa está alinhado com plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente.
- O presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, apresentou nesta quarta-feira, dia 24 de junho de 2010, em primeira mão ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o programa Coletivo, em sua primeira visita desde que chegou ao país, em outubro passado. Trata-se de uma inovadora tecnologia de negócios desenvolvida pela empresa, envolvendo o estímulo ao empreendedorismo e formação de mão-de-obra treinada para o varejo. O objetivo é oferecer melhores perspectivas profissionais em comunidades com menor oportunidade, gerando desenvolvimento sócio-econômico. O programa contempla acriação de unidades operacionais em conjunto com ONGs e outros parceiros, nas comunidades participantes. Cada unidade do Coletivo funcionará como um centro de formação e oportunidades, onde serão realizadas em um momento inicial, as atividades de capacitação de jovens para conquista do primeiro emprego e de estímulo ao empreendedorismo. A expectativa do Sistema Coca-Cola Brasil com o programa é que 30% dos jovens capacitados conquistem imediatamente o primeiro emprego e pelo menos 10% desenvolvam o próprio negócio. Para isso, o programa Coletivo irá oferecer também opções de micro-crédito, através de parcerias no setor financeiro. O programa está começando em cinco comunidades:  Brasilândia, Paraisópolis e Ermelino Matarazzo, em São Paulo, e Piedade e Campina do Barreto, em Pernambuco. O encaminhamento para o mercado de trabalho será feito através da Coca-Cola Brasil e dos parceiros. A meta da empresa é criar 1,5 mil unidades do programa até 2012, atendendo ao todo mais de 1 milhão de  jovens. A inovação do Coletivo está exatamente no fato de ele ser uma iniciativa de negócio que gera educação e desenvolvimento social, totalmente alinhado com a nossa plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente. O desenvolvimento de empreendedores nas comunidades aumenta ainda mais a penetração dos nossos produtos entre consumidores das classes C e D, que formam a classe média emergente do País e que, por isto, representam grande potencial de crescimento ,explica o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazua.
- É muito bom saber que a Coca-cola do Brasil não se preocupa apenas com o seu lucro, mais que tem um bonito trabalho social, é uma empresa empreendedora que busca novas de tecnologias e ferramentas inovadoras, como citado acima, trabalha ao mesmo tempo o Marketing e cultura social.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que o trabalho apresentado, sobre o Sistema de Marketing da indústria de bebidas Coca-cola do Brasil tem em sua estrutura informações pertinentes a disciplina, desde um histórico básico do tempo de atuação, principais produtos e serviços, assim como posicionamento nos mercados interno e externo, seus principais planos de negócios e Marketing, que fazem da dela, uma indústria ‘Top” entre as demais, ocupando ainda o primeiro lugar apesar das crises, a Coca-cola do tem investido maciçamente em novas tecnologias, e isso têm fortificado muito seu Marketing direto e indireto, através da mídia e projetos sociais. 
BIBLIOGRAFIA



http://www.cocacolabrasil.com.br/release_detalhe.asp?release=183&Categoria=38
http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/2/COCACOLAZEROESTRAT%C3%89GIASPARASE.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola
http://jipemania.com/coke/curi/outras/index.htm
http://commktbra.blogspot.com/2009/10/coca-cola-promove-inclusao-social.html
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/coca-cola-always.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com