TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III AMANCO BRASIL E A SUSTENTABILIDADE

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Gestão Ambiental

Natalia Almeida Luciano

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

AMANCO BRASIL E A SUSTENTABILIDADE

São Paulo

2019

UNIP INTERATIVA

Gestão Ambiental

Natalia Almeida Luciano – RA 1926878

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

AMANCO BRASIL E A SUSTENTABILIDADE

Natureza: Formação Superior em Gestão Ambiental

Orientador: Prof.º Tiago Davi

Semestre: 2º/2019

São Paulo

2019

RESUMO

Este PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) proposto pela universidade UNIP Interativa para este bimestre visa aplicar o conhecimento obtido nas aulas de Estatística Aplicada, Contabilidade, Saúde Ambiental e Estratégica de Marketing Ambiental. Este projeto visa desenvolver de forma prática os conhecimentos teóricos baseados na integração multidisciplinar, utilizando metodologia descritiva e casual, e o conhecimento adquirido nas disciplinas do bimestre. Saúde Ambiental, apresentando como a empresa lida com seus materiais, com a qualidade de vida não só de seus funcionários, mas da população, poluição ambiental entre outros. Estratégia e Marketing Ambiental, descrevendo descarte de resíduos, matéria-prima, selos de sustentabilidade e programas ambientais. Contabilidade, informando dados sobre seu balanço patrimonial, ativos e passivos, demonstração do resultado do exercício (DRE). Estatística Aplicada, mostrando em gráficos o crescimento da empresa em relação ao seu concorrente, e análise de mercado.

Palavras-chave: Sustentável, Reciclagem, Saúde Ambiental, Estatística, Endomarketing

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        SAÚDE AMBIENTAL        6

3        ESTRATÉGIA DE MARKETING AMBIENTAL        8

3.1        Endomarketing        9

4        CONTABILIDADE        10

4.1        Balanço Patrimonial        10

4.1.1        Ativo        10

4.1.2        Passivo        11

4.2        Índice de Endividamento        12

4.3        Patrimônio Líquido        12

4.4        Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)        13

4.5        Ativo Imobilizado        14

5        ESTATÍSTICA APLICADA        15

5.1        Evolutivo do balanço patrimonial.        15

5.2        Participativo dos investimentos em imobilizado.        16

5.3        Análise de participação de mercado        16

6        CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19

  1. INTRODUÇÃO

A Amanco veio para o Brasil no início do ano 2000 atuando por meio das marcas Fortilit e Akros. Seis anos depois, a companhia decidiu lançar oficialmente a marca Amanco, e em 2007 a empresa passou a fazer parte da companhia mexicana Mexichem, maior produtora de resinas de PVC na América Latina e a principal fabricante de tubos e conexões da região, assim a empresa tinha que lidar com um mercado dominado por uma única empresa, que além da liderança, tinha na bagagem a criação de propagandas memoráveis. A Amanco conseguiu um aumento na participação no mercado de 16% em 2007 para 34% em 2016 com uma grande ajuda em seus comerciais, e em 2017 seu faturamento foi de R$1,35 bilhões. Na Amanco, para o crescimento empresarial acontecer em uma sociedade, é necessário oferecer qualidade de vida e desenvolvimento aos seus cidadãos, sem descuidar da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Assim este projeto visa informar ao leitor como a Organização lida com o crescimento no mercado sendo uma das 20 empresas mais sustentáveis do Brasil.

  1. SAÚDE AMBIENTAL

A Amanco Brasil, une a eficiência econômica, com a eficiência ecológica, resultando em um esforço corporativo para produzir mais e melhor, com uso de menos insumos e com menor impacto ambiental possível, conseguindo manter a qualidade de seus produtos. A empresa possui certificação ISO 14001, onde tem como objetivo principal a implementação de um sistema de gestão ambiental, possibilitando que a empresa desenvolva práticas sustentáveis em seus negócios, e também conta com os certificados ISO 9001 Gestão de Qualidade e OHSAS 18001 Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança, sempre preocupada com a saúde, conforto e segurança de seus funcionários a empresa fez mudanças para atingir o marco de zero acidentes, onde até mesmo o piso é liso, sem irregularidades, todos os colaboradores usam EPIS corretos para cada área.

Desde 2001, a Amanco Brasil acumulou economias por ecoeficiência de aproximadamente US$ 1,6 milhões no processo de extrusão e reduziu o consumo de água para uma terça parte do inicial, toda matéria- prima (PVC)  é processada e resfriada em circuito fechado, sem manipulação o desperdício é zero,  o processo de produção de 1 tonelada consome apenas 40 litros de água, já o processo tradicional de outras empresas são necessários 800 litros de água,  houve também o aumento do consumo de materiais usados provenientes de reciclagem em 13%, a reciclagem dos resíduos gerados pela empresa é superior a 75%. Com o programa de Coleta Seletiva e de Gerenciamento de Resíduos, sensibilizam todos os colaboradores, efetivos, temporários e terceirizados para a prática dos chamados três “Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Em todas suas unidades a empresa mantém coletores de resíduos devidamente identificados por categoria de material (papel, plásticos, metal, vidro e lixo comum). Todas as lixeiras passam por auditorias regulares com o objeto de verificar se está havendo o descarte correto de resíduos nos respectivos coletores. A energia da fábrica é gerada com biomassa de bagaço da cana-de-açúcar, que faz bem ao meio ambiente, pois causa baixos níveis de gases causadores do efeito estufa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (101.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com