TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

QUIMÍCA AMPARO LTDA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

ALUNA: MARIANA BADDINI G. RODRIGUES

RA: 1937468

BAURU/2019

 RESUMO

Este estudo é um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), no curso superior de Tecnologia em Marketing, referente ao projeto de pesquisa da Empresa Química Amparo conhecida pela sua marca famosa IPÊ.

Vamos apontar disciplinas: Economia e Mercado, Matemática Aplicada, Recursos Materiais e Patrimoniais e demonstrar como é importante o conhecimento das disciplinas, porque é necessário atualmente domínio do assunto para então aplicar o conhecimento adquirido em prol do desenvolvimento da empresa.

Palavras chaves: Projeto Pesquisa Marketing e Conhecimento

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................04
  2. ECONOMIA E MERCADO........................................................................................05
  3. MATEMÁTICA APLICADA........................................................................................06
  4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS...............................................................07
  5. REFÊRENCIAS..........................................................................................................10
  1. INTRODUÇÃO

Este PIM II (Projeto Integrado Multidisciplinar) buscou abranger as disciplinas Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais que vão ser como base para o desenvolvimento deste trabalho. Analisamos o panorama econômico financeiro do Brasil no intuito de analisar as variáveis macroeconômicas e microeconômicas e relacionar a influência das mesmas na empresa em estudo.

As ferramentas utilizadas, a estrutura de aquisição de produtos, gestão de estoques, cadeia de suprimentos, cálculo de preços e taxas entre outros procedimentos e normas da empresa em geral.

Através de pesquisas de campo e pesquisas bibliográficas consegui analisar alguns tópicos das disciplinas na empresa Química Amparo. O controle de despesas para que a empresa possa atingir seu objetivo que é o lucro e crescimento, e o controle de estoque para que não haja despesas desnecessárias.

[pic 1]

FONTE: http://www.serranegra.sp.gov.br/noticias-detalhe/267/quimica-amparo-realiza-inscricoes-para-vagas-de-emprego

  1. ECONOMIA E MERCADO

Hoje a Química Amparo, é uma empresa de porte grande, onde possui três fabricas que exportam para 20 países, gerando cerca de três mil empregos. Líder em venda de sabão em barra, detergente e amaciante, o mesmo destaca-se como o primeiro lugar com a marca mais consolidada.

A macroeconomia preocupa-se com as grandes questões econômicas, que determinam o nosso bem-estar, o de nossas famílias e o de todos da sociedade. E também estuda o comportamento global do sistema econômico. Resumindo, define o nível geral de preços, nível de produto, taxa de salários, nível de emprego, taxas de juros, quantidade da moeda, preço e quantidade de títulos, taxa de câmbio e quantidades de divisas.

 

Para Vasconcelos (2002) as metas da política macroeconômica são:

  • Alto nível de emprego;
  • Estabilidades de preço;
  • Distribuição de renda socialmente justa;
  • Crescimento econômico;

A Química Amparo, tem uma grande equipe qualificada e profissionais preparados para exercer cada segmento, cuidando atentamente do sistema macroeconômico e microeconômico.  

 

Percebe-se na Macroeconomia que: salários, impostos, juros, câmbio e oferta de moeda, tem impacto sim, também na Microeconomia, fazendo assim com que as empresas ajam tentando minimizar custos, sem impactar negativamente nos salários de seus colaboradores e principalmente na qualidade dos produtos e serviços.

[pic 2]

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=y4rJoH9dmfI

         

  1. MATEMÁTICA APLICADA

A matemática aplicada é um ramo da matemática no qual se trata de aplicação do conhecimento matemático a outros domínios. É usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, como química, biologia, engenharia, medicina, física, etc.

A matemática aplicada tem uma grande utilidade nas empresas e aos negócios como:

  • Matemática financeira;
  • Analise numérica;
  • Funções aplicadas;
  • Estáticas;
  • Cálculos de juros;
  • Regras de 3 simples ou composta;
  • Etc.

 

A organização Química Amparo utiliza a matemática para realizar os orçamentos dos fornecedores e concorrentes, fazendo pesquisas comparativas com os valores em caixa, considerando receita, despesas e capital de giro, para assim tomar decisões relativas à nova aquisição.  

 

A empresa utiliza várias formulas de cálculos, que vão desde custos equipamentos, a cálculos de horas trabalhadas, pagamentos de horas extras e também de lucros dos serviços prestados.

 

A fórmula mais utilizada pela empresa é a de juros simples, são aqueles que incidem sobre o capital inicial durante todo o período de aplicações, o valor dessa taxa é sempre a mesma e não cresce (por isso é chamada de constante). Os juros simples é geralmente os utilizados em operações financeiras de curto prazo, situações em que a dívida é paga somente no final de um certo período de tempo.

FORMULA JUROS SIMPLES  

 

J = C. I. N

 

J: juros

C: capital

I: taxa de juros  

N: número de períodos

[pic 3]Fonte: https://pt.wikihow.com/Usar-uma-Calculadora-de-Juros-Simples-para-Calcular-o-Valor-de-uma-Parcela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (705.8 Kb)   docx (607.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com