TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR - GESTÃO DE MERCADOS

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.039 Palavras (29 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

EM GESTÃO HOSPITALAR

DAYANE SOUSA DA SILVA

FABIANO DA SILVA SANTOS

PROJETO INTEGRADOR - GESTÃO DE MERCADOS

FORTALEZA

2016.1

DAYANE SOUSA DA SILVA

FABIANO DA SILVA SANTOS

PROJETO INTEGRADOR - GESTÃO DE MERCADOS

Relatório Final apresentado ao curso de Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar, como requisito para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Integrador, sob a orientação da Prof.ª Nayara Diniz.

FORTALEZA

2016.1

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................

04

2 REVISÃO DE LITERATURA...........................................................................

05

2.1 O Hospital e suas mudanças......................................................................

05

2.2 Acreditação Hospitalar...............................................................................

06

2.3 Marketing.....................................................................................................

08

2.4 Marketing Hospitalar...................................................................................

11

3 PLANO DE AÇÃO...........................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes as relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. (Las Casas, 2004, p.26).

O mercado competitivo hospitalar, ainda complexo e em constante mutação, exige das empresas de saúde maior atenção, estudo e planejamento das necessidades do novo consumidor, mais exigente e consciente de seus direitos e deveres.

Assim, a pesquisa tem a finalidade de apresentar uma revisão de literatura com conceitos relacionados com o marketing, dando ênfase à área da saúde. Com o objetivo de apresentar uma instituição de saúde, analisando o composto de marketing utilizado pelo hospital escolhido. Verificando quais são as estratégias de marketing adotadas em cada uma das ferramentas, e se existe alguma estratégia de marketing aplicada para os clientes do Hospital/Clínica.

        Com o foco de criarmos um plano de ação com a ajuda do material já encontrado por meios de pesquisas, iremos identificar uma problemática, onde estaremos lançando uma proposta de solução, colocando todos os nossos conhecimentos e pratica em andamento.

2 – REVISÃO DE LITERATURA

2.1 – O Hospital e suas mudanças

Em seu nascedouro, a instituição hospitalar foi vista como um local de acolhimento de pessoas para a prática da hospitalidade e caridade (FERREIRA, 2004 apud EMMERICK, 2005). Em princípio, pobres, fracos, idosos, viajantes e doentes tinham livre acesso aos Fatores no receptor: - Atitudes - Personalidade - Motivações - Interesses - Experiência - Expectativas PERCEPÇÃO Fatores na situação: - Momento - Ambiente de trabalho - Ambiente social Fatores no alvo: - Novidade - Movimento - Sons - Tamanho - Cenário - Proximidade - Semelhança 38 hospitais (SZAZS, 1994 apud EMMERICK, 2005) que funcionavam como uma casa de cuidados, freqüentada por desvalidos, normalmente escravos, e extrapolando sua seu real função, cuidavam da produção de bem-estar e de recuperação da saúde (EMMERICK, 2005).

A instituição hospitalar participa de uma organização médica e social, que tem como objetivo a promoção da assistência médica integral, curativa e preventiva à população, além de funcionar como centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde (BORBA, 2009).

           Segundo Pereira (2000, p.88), os desempenhos e formas de procedimentos dos hospitais se diferenciam por fatores políticos, sociais, econômicos, tecnológicos do contexto onde estão fixados. Estas dimensões influenciam em muitos aspectos, e é preciso que cada hospital seja adaptado a realidade em que está inserido, apresentando “formas organizacionais flexíveis, adaptativas e permeáveis ao ambiente”.

              Alguns hospitais brasileiros, preocupados com as novas premissas, em especial as sociais, estão tentando mudar a visão formada sobre as empresas de saúde, que ao longo dos anos vem sendo motivo de desgosto e vergonha para o país. Em função do crescimento das exigências, tanto da população quanto do próprio governo, os hospitais começam a programar processos e novas formas de gestão em função de melhorar toda a estrutura hospitalar. Com a intenção de que a população brasileira recupere sua fé nas instituições, bem como de cumprir as determinações governamentais, as mudanças estratégicas estão aparecendo gradativamente com maior intensidade, e a tendência é que cresçam ainda mais. O hospital passa então a ser administrado como uma empresa de qualquer outro setor, e parte para uma realidade onde existe a concorrência, regras e onde o descaso é substituído pela preocupação com o cliente e com a imagem que a população como um todo tem sobre a instituição (RODRIGUES, 2001).

Assim, motivados pela intenção de satisfazer seus clientes internos, externos e outros interessados, bem como cumprir normas governamentais e restaurar sua imagem pública, alguns hospitais estão adotando programas de qualidade. Estas normas estão sendo adaptadas ou criadas de acordo com a realidade das instituições do país, embora, certos hospitais ainda estejam extremamente distantes do que seja o sentido de qualidade, por desinteresse, ou apenas por ignorância do que os outros do mesmo setor estão fazendo. (RODRIGUES, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (402.4 Kb)   docx (141.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com