TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDICIPLINÁRIO INTEGRADO

Projeto de pesquisa: PROJETO MULTIDICIPLINÁRIO INTEGRADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA

CARLOS GONÇALVES DOS SANTOS – RA: 1006242

CLAUDICÉIA PAULINO DA SILVA – RA: 1006071

PROJETO INTEGRADO MUILTIDICIPLINAR I – PIM I

A PETROBRÁS

EXTREMA - MG

2010

RESUMO

A Petrobrás é uma empresa brasileira, que ao longo de sua existência vem crescendo em desempenho e produtividade. Atualmente está presente em 27 países.

Em 2007, tornou-se a 7ª empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores, e coloca-se entre as 50 maiores e mais importantes empresas do ramo petrolífero do mundo. Em 2008, foi reconhecida através de pesquisas, como a empresa de petróleo mais sustentável do mundo. Sendo referência mundial em sustentabilidade e tendo mais preocupação com o meio ambiente, reduzindo a emissão de poluentes e vazamento de óleo.

Recentemente iniciou pesquisas para a extração de petróleo na cama Pré-Sal. A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal e se localizam entre 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. A PETROBRAS 2

3.1. Sua História 2

3.2. Composição Acionária e Evolução do Capital 3

3.3. Organização Administrativa 4

3.4. Áreas de Atuação 5

3.5.1. Abastecimento 6

3.5.2. Exploração e Produção 6

3.5.3. Gás e Energia 7

3.5.4. Internacional 7

3.5. Filiais e Subsidiárias 8

3.6. Recursos Humanos 8

3.7.5. Políticas e

Diretrizes de Recursos Humanos 9

3. INFORMÁTICA NA PETROBRÁS 10

4. COMUNICAÇÃO NA PETROBRÁS 11

5.7. Comunicação Interdepartamental 11

5.8. Comunicação Externa 11

5. RESPONSABILIDADE SOCIAL 12

6. CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1. INTRODUÇÃO

Até 1938, a exploração do petróleo no Brasil era realizada sob o regime da livre iniciativa. Neste período, a primeira sondagem profunda foi realizada entre os anos de 1892 e 1896, no Município de Bofete, Estado de São Paulo. Neste mesmo ano as riquezas do nosso subsolo foram nacionalizadas e o Governo Brasileiro cria a CNP (Conselho Nacional do Petróleo).

Durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas é estabelecido o monopólio sobre a exploração do petróleo que, a 3 de outubro de 1953, promulgou a Lei 2004, criando a Petrobras que atualmente é um gigante no ramo petrolífero, detentora das mais altas tecnologias na extração e transformação do petróleo e que é o objetivo deste relatório que procura expor de maneira resumida a sua origem, constituição, produtos, relação com funcionários, responsabilidade social e sua forma de atuação como empresa no cenário empresarial brasileiro e internacional.

-------------------------------------------------

Presidente Getulio Vargas e a construção da plataforma P-50.

2. A PETROBRÁS

3.1. Sua História

A Petrobras foi fundada em outubro de 1953, através da lei de nº 2004, que visava estabelecer o monopólio da União Federal sobre as atividades relacionadas à indústria do petróleo e estabelecia a criação de uma empresa

estatal para executar as atividades relacionadas à exploração do petróleo no Brasil, tal lei foi sancionada pelo então presidente da república Getúlio Vargas. Surgia assim a Petróleo Brasileiro S/A, mais conhecida por Petrobrás, constituída em 12 de março de 1954, durante a 82ª Sessão Extraordinária do CNP (Conselho Nacional do Petróleo).

Em 2 de abril de 1954, o Governo Federal aprovava a decisão com o Decreto nº 35.308 e a empresa iniciava suas atividades com o acervo recebido do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.

Em 1968, a empresa passou a desenvolver um novo projeto de extração iniciando historicamente a exploração de petróleo em águas profundas. Após as primeiras descobertas na cidade de Guaricema no Estado de Sergipe, outras prospecções ampliaram expressivamente a produção petrolífera nacional. No ano de 1974, ocorreu a descoberta de novos poços na Bacia de Campos, a maior reserva de petróleo do Brasil.

Em 1997, o Brasil ingressou no seleto grupo de 16 países que produz mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. Nesse mesmo ano foi sancionada a Lei n º 9.478, que abriu as atividades da indústria petrolífera à iniciativa privada encerrando 43 anos do monopólio da Petrobrás sobre o setor.

Com a lei, foram criados a Agência Nacional do Petróleo (ANP), encarregada de regular, contratar e fiscalizar as atividades do setor; e o Conselho Nacional de Política Energética, um órgão formulador da política pública de energia.

Nas últimas quatro décadas, a companhia tornou-se líder em distribuição de derivados no país, colocando-se

entre as vinte maiores empresas petrolíferas do mundo. Detentora mundial da mais avançada tecnologia para a extração de petróleo em águas profundas, a companhia foi premiada, em 1992 e 2001, pela Offshore Technology Conference (OTC).

3.2. Composição Acionária e Evolução do Capital Social

Atualmente 67,9% do capital social da Petrobrás pertencem à iniciativa privada, sendo que 39,8% pertencem a investidores estrangeiros. Com a Lei n° 9.478 a União deixou de ter, obrigatoriamente, a maioria do capital da empresa, devendo possuir apenas a maioria de seu capital votante. Hoje, como se pode observar, o Estado brasileiro possui apenas 32,1% de seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com