TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TAPIOCARIA

Dissertações: PROJETO TAPIOCARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  1.948 Visualizações

Página 1 de 13

1. APRESENTAÇÃO

A empresa Requinte Tapiocaria tem como foco principal a venda de tapiocas de diversas combinações de sabores, oferecendo ao público produtos de forma eficaz em um ambiente limpo e higienizado e de ótima qualidade no atendimento.

A Organização é adepta ao Simples Nacional, que é um sistema de tributação simplificada e abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, COFINS, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da Pessoa Jurídica.

A Requinte Tapiocaria tem como alvo o público em geral, mas principalmente as pessoas que circulam no Parque da Jaqueira, além das áreas circunvizinhas, levando em consideração sua localização estratégica, próxima a escolas, pontos comerciais e residências.

O seu composto de sabores foi previamente planejado para atender as necessidades dos seus clientes.

2. ANÁLISE

A Requinte Tapiocaria foi idealizada por, Elaine Barros. É um estabelecimento criado no formato de quiosque a partir da identificação do gosto das pessoas por comidas regionais, no bairro da Jaqueira, com preços equivalentes a qualidade do produto.

Tem como missão atender o público em geral, satisfazendo o paladar das pessoas, oferecendo um atendimento diferenciado, com qualidade e eficiência, disponibilizando produtos simples de maneira variada na sua composição, em local limpo e aconchegante.

O grande desafio é firmar-se no mercado, sendo destaque nos produtos oferecidos, pois há concorrente consolidado como o Sr. Antônio da tapioca, que se instalou com uma carrocinha móvel em frente ao Parque da Jaqueira, no ramo de atividade escolhido.

Neste referido ponto de vendas de tapiocas, durante uma pesquisa de campo, observou-se, considerável fluxo de pessoas a procura do produto. Vale salientar que a clientela é bastante diversificada, e que entre os transeuntes daquela área, havia não apenas pedestres, mas veículos como, carros de passeio e ônibus que paravam para comprar a tapioca do Sr. Antônio.

Na pesquisa observou-se também que o concorrente instalado já durante muitos anos, com uma carrocinha com tamanho bem menor que a do Sr. Antônio, na esquina da Galeria Jaqueira, havia deixado o negócio.

Entende-se que o abandono do negócio foi em detrimento da instalação do Sr. Antônio que se apresentou num formato mais estruturado. Com maior capacidade para atender a demanda, uma vez que além da estrutura melhorada, conta com mais pessoas trabalhando, localização em ponto estratégico, fluxo intenso de pedestres e de veículos.

Analisando o setor de alimentos como sendo um dos poucos que não sofre com crises econômicas, mantendo-se como negócio gerador diário de receita, as oportunidades de empreendimento estão sempre surgindo no mercado.

A escolha do produto tapioca para o empreendimento surgiu pela sua versatilidade e possibilidade de combinação com diversos ingredientes que conquistou consumidores de todas as classes sociais, sendo servida em ambientes bem diferenciados que vão desde barraquinhas de rua até restaurantes sofisticados.

As tapiocarias fazem parte do chamado mercado de alimentação fora do lar (Food Service) que, no Brasil, cresce a taxas acima de 10% ao ano, confirmando uma tendência de mudança no comportamento das famílias brasileiras. Comer fora de casa com maior frequência se tornou um hábito do brasileiro, superando a média de algumas economias em países desenvolvidos. É o que aponta o estudo "Alimentação fora do lar na visão do consumidor brasileiro", desenvolvido pela Gouvêa de Souza - GS&MD, consultoria de consumo especializada em varejo, (http://bgasystems.blogspot.com 2010/11/). De acordo com o levantamento, nos últimos 10 anos, a alimentação fora do lar subiu de 17% para 31,1% das despesas familiares com alimentação no Brasil. O Estudo revela ainda que a força do segmento se mostra mais forte na Classe A, onde a participação nas despesas com alimentação supera a média do país do fast food, maior consumidor de alimentos fora do lar.

Partindo desta premissa, como empreendedoras, optamos por investir neste produto porque acreditamos na sua potencialidade em atrair os consumidores de classe “A”, responsáveis pelos índices indicados na pesquisa GS&MD, além de ser um produto que se identifica com o gosto do povo nordestino.

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

3.1 Dados Gerais

Razão Social: Elaine Barros ME

Nome Fantasia: Requinte Tapiocaria

CNPJ: 52.433.397/0001-84

Inscrição Estadual: 34.768945.9

Ramo de atividade econômica: Comércio varejista de Alimentos

Mercado de Atuação: Gastronomia

3.2 Requisitos legais

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

- Registro na Junta Comercial;

- Registro na Secretária da Fazenda;

- Registro na Prefeitura do Município;

- Registro no INSS;

- Registro no Sindicato Patronal;

- Alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária;

3.3 Objetivo do negócio

Em virtude da Tapioca ser um alimento que, tradicionalmente, está inserido na cultura alimentar do povo nordestino, observa-se que, a cada nova Tapiocaria aberta nestes territórios, já conta com uma demanda culturalmente habituada a consumir o produto.

Como empreendedores, buscamos produzir e comercializar produtos que satisfaçam a necessidade de consumidores com alto nível de exigência, tendo como foco principal a diversificação de sabores, formatos atrativos e novas concepções, como exemplo, o pudim de tapioca. Além disso, vamos oferecer um atendimento com qualidade e equipe que será capacitada, pela empresária Rosângela Marques com experiência no treinamento das técnicas de atendimento ao cliente.

3.4 Missão, Visão e Valores

Missão

Oferecer um produto simplificado, satisfazendo as necessidades dos clientes, e atendimento diferenciado, com qualidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com