TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE NOVA UNIDADE DA PRODUTORA / GRAVADORA MUSICAL “NATIVA RECORDS”

Por:   •  18/8/2015  •  Exam  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 12

DESAFIO PROFISSIONAL

Curso: Superior de Tecnologia em Marketing

1a Série

Disciplinas Norteadoras:

  • TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO;
  • COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Autores:

  • Professor Carlos Eduardo de Azevedo
  • Professora Raquel de Oliveira Henrique

Equipe de Alunos:

 

  • Maurício
  • Agnaldo
  • Daniela
  • Maria Fernanda
  • Rodrigo

SUMÁRIO

  1.  Perfil de Oponentes
  1. Estilo, Características e Tática de Negociação
  1. Análise Situacional, Planejamento: objetivos + estratégias + argumentação
  1. Cultura de Trabalho e Clima Organizacional da Empresa Frente Ao Novo desafio e os Riscos Apresentados
  1. Colocações e resultados da 1a reunião de negociações
  1. Conclusão e Resultados obtidos

1.PERFIL DE OPONENTES

PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE NOVA UNIDADE DA PRODUTORA / GRAVADORA MUSICAL “NATIVA RECORDS” EM ÁREA DO BAIRRO JARDIM PANAMÁ , NA CIDADE DE RIO CLARO – SP

        Sabendo-se da resistência dos moradores do bairro citado, à instalação do prédio com a estrutura da gravadora, propomos o procedimento de negociação aqui apresentado, baseado no levantamento e análise do conjunto de demandas e necessidades locais apontados pelos moradores, e quais  benefícios são viáveis e passíveis de serem propostos pela Gravadora a fim de criar um ambiente de ganho mútuo, onde por meio de uma relação simbionte entre a empresa e a comunidade que a acolherá, as duas partes sejam beneficiadas e criem laços sólidos apoiando-se mutuamente.

          A Associação dos Moradores do Jardim  Panamá, faz-se  representar pelo sr. Carlos Henrique, o qual sabemos que, muniu-se de informações que descrevem as preocupações e as aspirações dos moradores em relação ao bairro e ao estilo de vida que buscam fortalecer na comunidade local.

O sr. Carlos é um Administrador formado, possui um estilo de negociação que, segundo a análise baseada no modelo de Carl Jung, podemos descrever como do tipo Confrontador, o que, de certa forma, pode inicialmente dificultar o entendimento durante as negociações, porém pressupomos que, dado sua formação profissional, o mesmo tenha conhecimento à respeito de processos de negociação e os diversos fatores envolvidos.

O primeiro posicionamento dos moradores é pelo impedimento da instalação da empresa no bairro devido à fatores que acabaram por criar um ambiente de insegurança e dúvidas quanto à eventuais prejuízos  às famílas locais. Este bairro é relativamente novo, com cerca de 5 anos de implantação e o perfil dos moradores é típico da classe média, relativamente politizado, tem acesso à serviços, bens e informações e que almeja conciliar suas atividades diárias com interesses tipicamente familiares, entre eles, qualidade de vida.

Para entendermos mais claramente, elencamos algumas das razões para esta desconfiança que foram relatados pelos próprios moradores:

  • Temor por possível insegurança e perturbação do trânsito do bairro provocados pelo aumento do número de veículos em circulação em função dos funcionários da gravadora que se deslocarão para o serviço diariamente;
  • Possível perturbação da ordem e da paz devido ao fluxo de artistas famosos e seus fãs provocando baderna e confusão no entorno das instalações da gravadora;
  • Temor pelo ruído gerado por som em volume muito alto durante as sessões de gravação de conjuntos musicais;
  • Os moradores tem a idéia de que a gravadora não trará nenhum tipo de benefício plausível ao bairro que compense a mudança da rotina do local e as prováveis queixas geradas por estas mudanças.

         Esta empresa se faz representar, nesta causa, pelo sr. Jorge Andrade, experiente Estrategista de Negócios  de nossa corporação que, com reconhecida experiência e seu estilo predominantemente Amigável, conseguiu por inúmeras vezes trazer o oponente para uma parceria colaborativa, granjeando grande número de sucessos em negociação de conflitos de interesses. A ação conciliadora e simpática, do sr. Jorge, é um ponto positivo que pode inspirar segurança e gerar aceitação às contrapartidas que venham a ser propostas por nossa empresa para trazer benefícios e melhoria na qualidade de vida dos moradores daquele local.

2. ESTILOS, CARACTERÍSTICAS E TÁTICA DE NEGOCIAÇÃO

        Dado o estilo do negociador do oponente , predominantemente Confrontador, e os temores e expectativas manifestados pelos  seus representados, a tarefa de buscar um acordo para solução final deste imbróglio, coube, como já citado, ao sr.  Jorge Andrade, que com seu estilo predominantemente Amigável, deve não apenas acalmar o clima de descontentamento entre os prováveis presentes durante as reuniões de negociação como também trazer o representante dos moradores para uma proposta concreta de parceria que poderá, por meio de execução de propostas simples porém efetivas,  melhorar ainda mais as condições do bairro respeitando o estilo de vida da comunidade local.

        A tática adotada por esta empresa é de total transparência e apresentação de forma objetiva e acessível aos moradores dos dados técnicos, planos de implantação e funcionamento e compromisso social com a comunidade local de forma a dirimir dúvidas e temores e apresentar uma perspectiva positiva de valorização da qualidade de vida.

        Embora um acordo com a comunidade seja fundamental, característica esta que, segundo o princípio da “Aplicabilidade dos Estilos” apresentada na teoria de Carl Jung, indica a adoção de um negociador com estilo Restritivo, as circunstâncias e características peculiares deste caso nos apontam que o negociador com perfil Amigável, se apresenta como o mais adequado à implementação da tática de negociação escolhida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com