TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para A Elaboração De Um Bom Planejamento, é Necessário Seguir Alguns Princípios. Assinale A Alternativa Em Que Todos Esses Princípios são Verdadeiros

Pesquisas Acadêmicas: Para A Elaboração De Um Bom Planejamento, é Necessário Seguir Alguns Princípios. Assinale A Alternativa Em Que Todos Esses Princípios são Verdadeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 5

Missão da empresa

As empresas precisam ter uma missão bem clara. É através da missão que se tem o direcionamento necessário para todas as decisões que seus colaboradores - e, principalmente, a administração - precisam tomar no dia a dia.

São necessários alguns cuidados na elaboração da missão; podemos destacar alguns conforme evidenciado por Hoji (2010, p. 1):

“A missão deve ser definida em função das necessidades de mercado que a empresa visa satisfazer e dos produtos que pretende produzir. A missão deve der definida de forma permanente, pois se a empresa mudasse rotineiramente sua missão, ela perderia sua identidade.”

Vejamos exemplos de missão empresarial:

Petrobras: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Vale: Transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável.

Funções da Controladoria

O departamento de Controladoria é responsável por diversas atividades de apoio à tomada de decisões. O profissional responsável por esse departamento é conhecido como controller, o qual deve possuir várias habilidades. Conforme Hoji (2010, p. 2), as principais são as listadas abaixo:

a. Visão clara do negócio (operação) da empresa;

b. A história e a cultura da empresa;

c. O objetivo, metas e políticas da empresa;

d. Habilidades para analisar e interpretar dados contábeis e estatísticos no contexto econômico;

e. Bom conhecimento dos princípios contábeis e aspectos tributários;

f. Conhecimento de métodos quantitiativos, processos e produção;

g. Habilidade para expressar-se oralmente e por escrito (boa redação);

h. Bom relacionamento pessoal e entre áreas;

i. Habilidade em vender ideias e conceitos.

Controladoria Estratégica

A controladoria tem um papel importante na gestão estratégica do negócio e normalmente o controller participa da elaboração do Planejamento Estratégico da empresa.

Para que a Controladoria possa cumprir seu papel, faz-se necessário um sistema de gestão devidamente estruturado, baseado em uma plataforma computacional ágil e que atenda a demanda por informações. Para isso, precisa estar dividida em pelo menos duas grandes áreas: a área de Planejamento e Controle e a área de Escrituração Contábil e Fiscal.

O Planejamento e Controle atua nas funções de Orçamento e Projeções, Análise de Investimento, Contabilidade de Custos, Contabilidade por Responsabilidade, Acompanhamento do Negócio, Gestão de Riscos e Estratégia e Planejamento Tributário.

Já a área de Escrituração Contábil e Fiscal pode ser dividida nas funções de Contabilidade Societária, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária e Controle Patrimonial.

Sistema de Informações Gerenciais

Um bom sistema de informações gerenciais de uma empresa deve ser precedido de uma série de procedimentos organizacionais para que o mesmo seja alimentado e disponha de informações confiáveis.

Em Hoji (2010, p. 4), temos que o “sistema de informações gerenciais pode ser entendido como um processo de transformação de dados em informações, integrando as principais atividades do dia a dia da empresa, para fornecer subsídios ao processo de gestão dos negócios.”

Existem sistemas de informações gerenciais, conhecidos como “isolados”, nos quais os diversos módulos não são integrados. Já os sistemas mais modernos são conhecidos como integrados, onde as informações constam em um único banco de dados e os módulos são interligados, gerando informações rápidas e mais confiáveis.

Planejamento

O planejamento é um desafio para qualquer pessoa ou empresa. Planejar significa pensar em ações internas ou externas, de forma a antecipar os riscos, reflexos, efeitos ou as consequências dessas ações no ambiente empresarial.

Um planejamento empresarial pressupõe o estabelecimento de metas, objetivos, tarefas e recursos.

O planejamento pode ser dividido em 03 níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e o Planejamento Operacional. Na Figura 3 abaixo, verificamos de forma resumida cada um desses modelos:

Controle

A atividade de controle é uma das principais tarefas dentro do planejamento, pois será acompanhada e mensurada a execução do que foi planejado, verificando e anotando o que foi cumprido por todos os envolvidos da empresa.

CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO

Ciclo Operacional

O ciclo operacional difere de uma empresa para outra, principalmente no tocante ao segmento de negócio, ou seja, indústria, comércio ou serviço. Numa empresa comercial, esse ciclo inicia-se, por exemplo, com a aquisição das mercadorias para revenda e termina com o recebimento da venda.

Ciclo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com