TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcp E Sua Importancia

Monografias: Pcp E Sua Importancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Educacional

Outubro/2014

Construa um quadro comparativo dos três níveis hierárquicos das atividades do Planejamento e Controle da Produção, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção, conforme quadro a seguir:

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico Serve para estabelecer um plano de produção a longo prazo de acordo com o número de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos. A estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no planejamento feito e esperado. Monta-se um planejamento estratégico de longo prazo para acabar com o maior número de erros possíveis no futuro em todo sistema produtivo. Visam quais serão as estratégias políticas e financeiras para enfrentar as dificuldades que surgir.

Tático São decisões tomadas pela gerência, produzindo efeitos à médio prazo que causam menor impacto na estratégia da organização. Desenvolve o planejamento-mestre da produção (PMP).

Onde são feitos os planos de médio prazo para a produção Esse nível faz mediação entre o nível estratégico e o nível operacional ou seja trata-se de um plano de marketing, financeiro ou de produção.

Operacional São estabelecidos em curto prazo, são decisões ligadas ao controle e as atividades operacionais da empresa. Põe em prática o que foi planejado ou seja o famoso chão de fábrica. em ação. Realiza e cumpre todos os serviços solicitados pelos superiores.

O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

No nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção é notável que no nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção, obtendo o Plano Mestre da Produção (PMP). Sendo assim no nível operacional, onde estão preparados o programa de curto prazo de produção é realizado o acompanhamento dos mesmos, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

Conclusão

No PCP há três etapas importantes:

O estratégico que colhe as informações para planejar a ação; o tático que desenvolve e coloca no papel o que se quer realizar e o operacional que coloca em prática aquilo que estava no papel ou seja um depende do outro se falhas para não prejudicar o processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com