TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Trabalho Universitário: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

* INTRODUÇÃO

Esta atividade tem o objetivo de compreender a importância das Ciências Sociais para a sociedade, uma vez que tal ciência estuda a vida dos indivíduos em sociedade — sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo.

Ao gestor, é importante saber interpretar os problemas e refletir sobre os processos de transformação dessas relações sociais.

O capítulo 1 abordará a compreensão das definições de cultura, indivíduo e sociedade, bem como uma reflexão e estudo das concepções da Sociologia no cotidiano, permitindo ao grupo refletir sobre os conceitos e propor soluções para os problemas visualizados.

O capítulo 2 abordará os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, bem como a questão da estrutura social e de seu controle. Para atingir esse objetivo, há um estudo crítico sobre o filme A classe operária vai ao paraíso, do diretor Elio Petri.

O capítulo 3 analisará situações cotidianas de desigualdade social, ao relacionar tais fatores com os fundamentos sociológicos por meio da reflexão crítica dos famosos filmes Ilha das Flores e Bumbando, bem como de imagens de situações de desigualdade social.

O capítulo 4 buscará evidenciar a reflexão do grupo acerca de situações cotidianas de exploração do meio ambiente, relacionando esses fatores com os fundamentos sociológicos.

Por fim, no capítulo destinado às considerações finais, têm-se as impressões do grupo considerações, reflexões e aprendizados obtidos ao longo das etapas das atividades.

CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO, CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

A cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do indivíduo.

A cultura é uma característica exclusiva das sociedades humanas; é o diferencial entre o homem e o animal, pois ao nascer o ser humano já se encontra dentro de um sistema social criado através de gerações já existente e que é assimilado por meio de inter-relações sociais, uma vez que a sociedade é formada por indivíduos. Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material.

Esta é formada por inter-relacionamento, ou seja, indivíduos que procuram se entender e se adaptar aos movimentos intencionais e futuros de outros, se desenvolvem por meio dessas relações, possuindo comportamentos pré-programados, se controlando e planejando sua atividade e de outros, através de representações mentais.

Culturas, indivíduo e atividade.

Nas décadas de 60/70 a cultura era vista como separada da mente, o mental era concebido como um processador interno de alguma coisa que poderia ser pensamento abstrato. Nessa época, também se passou a estudar o efeito da escolaridade e tipos de escrita em uma determinada sociedade. Foi então um período de transição em que cultura e cognição já não são vistas como meras variantes externas.

Assim, o grupo social – a sociedade – precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.

Sendo assim, o homem pode ser definido como um ser social, produto de um sistema complexo de interações que de um modo ou outro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com