TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Artigos Científicos: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA PÓLO PALMAS-TO ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INALU SILVA SOUZA – RA: 9399317729

JONATAS CAVALCANTE FERNANDES– RA: 8947188185

KELLY ROCHA TOLEDO SÁ – RA: 8947182990

WESLEY CHAVEZ – RA: 8947966574

DESAFIO PROFISSIONAL

DIREITO EMPRESARIAL

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

CURSO SUPERIOR TECNOLOGO EM MARKETING

PALMAS/TO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA PÓLO PALMAS-TO ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INALU SILVA SOUZA – RA: 9399317729

JONATAS CAVALCANTE FERNANDES– RA: 8947188185

KELLY ROCHA TOLEDO SÁ – RA: 8947182990

WESLEY CHAVEZ – RA: 8947966574

DESAFIO PROFISSIONAL

DIREITO EMPRESARIAL

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

CURSO SUPERIOR TECNOLOGO EM MARKETING

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Marketing da Universidade Anhanguera - UNIDERP – Centro de Educação a Distância. Disciplinas:Direito Empresarial,Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Prof.º Carlos Eduardo de Azevedo

Prof.ª Raquel de Oliveira Henrique

Tutor presencial: Thays Teles

PALMAS/TO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CONCEITOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

SITUAÇÃO DO PANORAMA ATUAL DO BRASIL E DO MUNDO EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE 9

CONCEITO DE DIREITO EMPRESARIAL 11

DIFERENÇA ENTRE DIREITO EMPRESARIAL E DIREITO COMERCIAL 12

EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA CIRAÇÃO DE UMA EMPRESA (REGISTRO) 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16

INTRODUÇÃO

Proposta para implantação de ferramentas e práticas de Gestão e Redução de Impactos Ambientais da atividade para a melhoria dos processos e resultados da empresa INOXEL. Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP).

Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.

Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores parceiros.

Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas idéias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.

A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Tem o seu destaque em produtos e serviços, tais como: - Caldeiraria industrial. - Estruturas metálicas. - Vasos de pressão e Tanques estacionários. - Silos, Chaminés e Ciclones. - Filtros manga. - Plataformas e Escadas. - Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações. - Grades, Stop-log e Comportas. -Montagens industriais. - Produtos e equipamentos sob projeto. - Lavadores Industriais. - Lavadores de Gases. - Equipamentos para empresas automobilísticas. - Lavadores. - Túneis. - Tanques.

Com a fusão o grupo se preocupou com o meio ambiente implantando uma gestão voltada à preservação, treinamento com seus funcionários voltados a qualidade de vida.com a terceirização dos seus produtos a empresa se preocupou em mostrar para seus fornecedores que esta empenhada a desenvolver projetos de reflorestamento e de redução de poluir se preocupando com o reflorestamento. Os Sistemas de Gestão da Qualidade implementados com base na norma ISO 9001 fez com que a empresa tenha foco na satisfação dos clientes e na preocupação com a melhoria contínua em garantir a conformidade de seus produtos e serviços Assim, com a certificação, a empresa assegura que seu processo produtivo é confiável e está em conformidade com as exigências de seus clientes, além de ter sua marca valorizada no mercado.

O final do século XX e este início de século XXI têm sido para as empresas, empresários e mesmo executivos e funcionários do Brasil tempos de aprendizagem de como trabalhar numa economia estável. Acostumadas à selvagem inflação que nos assolava há décadas as empresas e os consumidores haviam desenvolvido mecanismos de proteção que, se não eram totalmente eficazes, pelo menos faziam com que a empresa sobrevivesse. Veio o Plano Real e com ele a estabilidade que desconhecíamos. As empresas tiveram que, novamente, se ajustar a processos novos como uma nova visão dos preços relativos, agora conhecidos pela população.

Começamos, a saber, o que é "caro" e o que é "barato" e o povo começou a ser mais exigente mais seletivo em suas compras, a descobrir o conceito de "valor" agregado às compras que faz. O fator ambiental vem mostrando a necessidade de adaptação das empresas e conseqüentemente direciona novos caminhos na sua expansão. As empresas devem mudar seus paradigmas, mudando sua visão empresarial, objetivos, estratégias de investimentos e de marketing, tudo voltado para o aprimoramento de seu produto, adaptando-o a nova realidade do mercado global e corretamente ecológico.

O paradigma atual de desenvolvimento é um modelo meramente capitalista que visa o lucro máximo. Portanto, o crescimento econômico em si gera bem-estar a sociedade e ao meio ambiente é apenas um bem privado, no que se refere a produção e descarte dos seus resíduos. Dentro desse processo, ao longo ao longo dos últimos 30 anos, pode-se afirmar que os recursos naturais são tratados apenas como matéria-prima para o processo produtivo, principalmente no processo produtivo industrial.

O que aconteceu é que este modelo, da maneira como foi idealizado, não é sustentável ao longo do tempo. Ficou claro que os recursos naturais eram esgotáveis e,portanto, finitos, se mal utilizados. Assume-se que s reservas naturais são finitas e que as soluções ocorrem através de tecnologias mais adequadas ao meio ambiente. Devem-se atender as necessidades básicas usando o principio da reciclagem.

Nesse aspecto, as empresas têm um papel extremamente relevante. Através de uma pratica empresarial sustentável, provocando mudança de valores e de orientação em seus sistemas operacionais, estarão engajadas a idéia de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Na INOXEL existem vários tópicos para uma gestão de excelência tais como: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Os Critérios de excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona.

Os principais critérios para da gestão são: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. O Modelo de Excelência da Gestão reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior. Além disso, para que a excelência da gestão seja alcançada, são necessárias evidências para sustentar as avaliações apresentadas acima, que são consideradas complementos primordiais dentro do processo.

O Modelo também possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais. Proporciona, ainda, a compreensão do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua e se relaciona.

Como resultado, a organização avança em direção a excelência da gestão e gera valor aos clientes e acionistas, à sociedade e a outras partes interessadas, o que contribui para a sua sustentabilidade e perenidade. Vale enfatizar que o Modelo não é prescritivo quanto a ferramentas, à estrutura ou à forma de gerir o negócio. Ele estimula que a organização esteja atenta às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas e utilize essas informações para formular o seu planejamento estratégico e seus desdobramentos.

Incentiva, ainda, o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que ela atue com excelência na cadeia de valor e gere resultado a todas as partes interessadas. Sendo uma tradução dos Fundamentos da Excelência, os Critérios estimulam a organização a responder de maneira ágil, assertiva e inovadora aos desafios propostos pelo cenário atual.

O que pode ser utilizado na INOXEL?

Pode ser utilizado varia opções e ferramentas tais como a implantação de selos de qualidade como ISO 9001 porem sendo uma empresa que presta serviços a grandes clientes e para ampliar novos contrato precisara da implantação do mesmo. Outra ferramenta a ser utilizada pode se citar na qualidade de Mao de obra, desempenho profissional, já que os funcionários motivados pela empresa agregam um bom desenvolvimento pela sua empresa agregam um bom desenvolvimento pela suas atividades e capacitação da mesma, tendo assim, apoio pela a empresa por se preocupar pela qualidade de vida de seus colaboradores e, contudo dando apoio profissional já que hierarquia na se estende horizontalmente. Tendo assim um contato quase direto com seus colaboradores.

Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL como já foi citado no contexto anteriormente sobre o conceito de controle, seria bom renovar e aperfeiçoar seus conceitos incluindo assim três abas a mais que seria alem do conceito de controle outras tais como qualidade renovação e segurança, direcionando para funcionários, pode-se citar, qualificação de seu profissionalismo e treinamento para capacitação e renovação para se criar novas idéias, já que por causa da correria novas idéias ficam em segundo plano. Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado.

Quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Pode ser utilizada varias ferramentas disponíveis, mas tomando cuidado para adequar a que melhor encaixa em cada empresa, como na Inoxel a melhor ferramenta de gestão seria Planejamento Estratégico, já que é um processo gerencial que ira reformular os objetivos para a seleção de programas de ação e execução levando em conta as condições internas e externas a empresa e sua evolução esperada.

Analise Swot poderosa ferramenta de planejamento estratégico Swot iniciais de uma palavra inglesa que significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças simplificando os pontos a serem analisados em uma empresa.

CONCEITOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

De acordo com Benjamin Salles Duarte sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras o meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas ocorrendo na terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

É o conjunto de condições, leis, influencias e infra estrutura de ordem física, química e biológica, que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas. A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de matérias beneficiados como matéria prima para um produto.

Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

SITUAÇÃO DO PANORAMA ATUAL DO BRASIL E DO MUNDO EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE

Um dos exemplos de ações de sustentabilidade e que recai sobre o campo das energias renováveis, é a procura de um substituto ecologicamente aceitável ao petróleo que alem de altamente poluente, tende a esgotar-se ainda mais rápido por conta do aumento do consumo ao longo dos séculos XX e XXI.

No Brasil, cada vez mais pesquisas vem sendo realizadas na busca de uma alternativa através do chamado bicombustível. Outra boa alternativa de sustentabilidade ambiental é a agricultura orgânica, termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que agridem a natureza e são prejudiciais a saúde. A agricultura orgânica ganha caráter sustentável, pois persegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, a formação de unidades agrícolas lucrativas e a criação de comunidades agrícolas próspera.

FUNDAMENTOS DA SUSTENTABILIDADE

De Acordo com Benjamin Salles Duarte a economia, como se sabe, continua sendo o braço forte de qualquer nação chamada desenvolvida, emergente ou aquelas que também lutam para romper as amarras do subdesenvolvimento. A vertente social se pode resumir na busca por qualidade de vida no campo e nas cidades, garantindo-se também o exercício do estado de direito.

Além disso, há que se conscientizar a sociedade e os governos que os recursos naturais são condicionantes indissociáveis de qualquer projeto nas áreas da agricultura, pecuária, indústria, agroindústria, comércio e serviços, bem como nos domínios do turismo urbano e rural. Outras facetas dessa abordagem poderiam ser elencadas, mas dariam um verdadeiro tratado de milhares de páginas.

O espaço jornalístico é curto. A consciência coletiva de que o meio ambiente tem seus limites para atender às múltiplas demandas de 6,5 bilhões de pessoas que vivem na Terra, por enquanto, deve clarear rumos, projetos e programas ambientais. Outra questão adicional é a capacidade gerencial, cooperativa, para transformar o planejamento em resultados socioeconômicos e ambientais, pois nem sempre essa visibilidade operacional é clara para quem deve executar.

O fazer as coisas. O discurso pode ser atraente, mas a prática tem que acompanhá-lo. Na agricultura, com seus papéis que não apenas produzir e abastecer, as condicionantes ambientais são complexas na medida em que envolve diretamente o solo, a água, a fauna, a flora, o clima, a energia solar ao que acrescenta o ataque permanente de insetos, vírus, bactérias, fungos.

Os produtores estão submetidos aos ciclos biológicos das culturas e criações. Não dá para ficar inventando moda no campo.

Exige muito trabalho, e custa dinheiro, ofertar um produto agropecuário ambientalmente correto. Impactos ambientais que podem ser causados pela atividade da organização medidas sugeridas para adequar esse impacto custo / benefício resíduos de metal reciclagem dos resíduos para serem feitos utensílios domésticos, brinquedos, carteiras escolares e etc. Poluição da água fazer com que os resíduos sejam desviados de córregos ou nascentes de rios economia de energia elétrica implantar fontes de energia eólica e solar.

Economia de água e captação e aproveitamento da água das chuvas, reutilização da água sempre que possível, palestras e entrega de panfletos juntamente com matérias para melhor aproveitamento da água.

CONCEITO DE DIREITO EMPRESARIAL

Direito empresarial é um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de "empresa",sendo um ramo especial de direito privado.

Em Portugal veja-se direito comercial português. Rege os atos tidos como comerciais. Assim entendido, o direito empresarial abrange um conjunto variado de matérias, incluindo as obrigações dos empresários, as sociedades empresárias, os contratos especiais de comércio, os títulos de crédito, a propriedade intelectual, entre outras.

DIFERENÇA ENTRE DIREITO EMPRESARIAL E DIREITO COMERCIAL

Esses dois direitos que aparecem de formas distintas são entendidas, por muitos, como semelhantes. Sendo ambos pertencentes ao ramo do direito privado, sendo entendidas como um conjunto de normas que regem as relações comerciais, disciplinando as relações jurídicas de comerciantes ou empresários.

A respeito do Direito Empresarial e de sua nomenclatura diferenciada, Fran Martins diz que “Na realidade, não se trata de um Direito novo, mas de novas formas empregadas pelo Direito Comercial, para melhor amparar o desenvolvimento do comércio.” O direito comercial não trata apenas do comércio, mas de toda atividade econômica exercida profissionalmente, visando o lucro e a circulação de bens ou troca de serviços.

Há outras atividades negociais além do comércio como a indústria, bancos, prestações de serviços etc. Hoje, o Direito Comercial cuida das relações empresariais, e com essas novas áreas de atuação deste direito, alguns sustentam que a melhor expressão seria a de Direito Empresarial.

EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA CIRAÇÃO DE UMA EMPRESA (REGISTRO)

Existem algumas exigências para que se possa abrir um estabelecimento as principais são: Viabilidade verificar junto à Prefeitura a viabilidade do local, antes mesmo de estabelecer a empresa, ver o tipo de empresa saber qual classificação seu ramo de atividade se enquadra, junta comercial após definir qual tipo de empresa, vem à parte do registro dela, mais ou menos como uma “certidão de nascimento” da empresa, CNPJ Este registro é feito somente pela internet no site da Receita Federal.

O site apresentará os documentos necessários que deverão ser enviados por sedex ou apresentados pessoalmente, Alvará de funcionamento com o CNPJ em mãos, o empresário deve ir à Prefeitura e solicitar o Alvará de funcionamento que é a licença para operar como comércio, indústria ou serviço no município, inscrição estadual esta inscrição só é obrigatória para empresas que irão atuar como comércio, indústria ou serviço de transporte intermunicipal e interestadual, cadastro na previdência social é um cadastro necessário, mesmo que a empresa não tenha funcionário.

O empresário deve ir à agência da Previdência, o prazo é de trinta dias após o início das atividades e por fim nota fiscal este é o último passo para que o empresário possa definitivamente abrir as portas e começar a trabalhar.

A organização tem planejamento para concentrar seus esforços na atividade central , terceirizando suas atividades de apoio. Desta forma, elencar quais cuidados jurídicos deverão ser levados em consideração na contratação das empresas terceiras de acordo com a lei. Para minimizar o risco da contratação de empresas de terceiros, existem alguns cuidados a serem seguidos tais como: Analisar no mínimo três empresas antes de contratar ; buscar informações em departamentos de recursos humanos, jurídicos e produção, avaliar equipamentos utilizados pela empresa, conhecer suas instalações, ouvir empregados das futuras contratadas, estudar e avaliar empresas que utilizam ou utilizaram os seus serviços.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para concluir o trabalho descrevemos a importância desse estudo no ponto de vista do grupo sobre os aspectos favoráveis e os aspectos que precisam de melhorias no desafio. É importante destacar os objetivos das sugestões de melhorias.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

CAMARGO, Adriana Pereira; SILVA, Gibson Zucca da; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Sustentabilidade na prática: fundamentos, experiências e habilidades. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

FRANCO, Décio Henrique, RODRIGUES, Edna de Almeida e CAZELA, Moisés

Miguel (org’s). Tecnologias e Ferramentas de Gestão. – Ed. Especial – Campinas:

Átomo/Alínea, 2011.

ANNAN JR., Pedro e MARION, José Carlos. Direito Empresarial e Tributário. Campinas:

Átomo/Alínea, 2009.

...

Baixar como  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »