TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Economico

Trabalho Universitário: Pensamento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

O pensamento econômico e a economia em si,consistem em grandes nomes como Aristóteles,Adam Smith e outros...E também em períodos históricos,onde a economia se torna ferramenta de adaptação do homem de acordo com suas necessidades.

No príncipio o pensamento econômico era baseado em princípios éticos e sociofilosóficos,deixando um pouco de lado o estudo sistemático das relações econômicas.

As primeiras aparições do termo economia foram vistas em estudos de Aristóteles sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas.Encontramos também algo sobre economia nos estudos de Platão e Xenofonte,ambos em torno de 400 a.c.

A primeira escola econômica,conhecida como mercantilismo,aparece no século XVI,com ideais baseados em acumular riquezas e formentar o comércio exterior.A idéia do mercarntilismo era que quanto mais metais preciosos acumulados,mais rico seria o governo do País.Como conseqüência desse ideal,foram estimuladas guerras e a presença do Estados em assuntos econômicos se fez cada vez mais constante.

Como um tipo de reação ao mercantilismo,surgiu a fisiocracia,uma escola de pensamento francesa que acreditava de modo incomensurável no poder da natureza,que tal poder era absoluto e que a regulamentação do governo era desnecessária.Encorajavam-se as atividades de agricultura,pesca e mineração.Apesar da fisiocracia ser cheia de valores filosóficos ela foi essencial a economia.Um grande nome da fisiocracia,o dr.François Quesnay autor da obra Tableau Économique , primeiro a dividir a economia em setores que mantinham interligações entre os mesmos.

Os fisiocratas associaram conceitos da Medicina á Economia:circulação,fluxos,órgãos,funções.

Grandes nomes da economia foram: Adam Smith (1723-1790).Autor da obra A riqueza das nações em 1776.Smith acreditava que se todos os agente buscassem lucrar ao máximo,seria gerado um bem-estar de toda a sociedade,as coisas fluíram por si,como se fossem guiadas por uma mão invisível,com isso não seria necessária a intervenção do estado.Começava então o liberarismo.Seus argumentos também se baseavam no investimento do trabalho humano,e na divisão de tal trabalho,como por exemplo cada um trabalhando em sua área a qual era especializado.Esse pensamento trouxe ótimos progressos,no aperfeiçoamento de máquinas,na economia de tempo e outros...

Como Smith também temos como peças importantes a economia, David Ricardo (1772-1823),John Stuart Mill (1806-1873) Jean Baptise Say (1768-1832) e Thomas Malthus (1766-1834).Thomas foi o primeiro economista a sintetizar uma idéia geral sobre população,relacionando o crescimento da população a oferto dos alimentos.Thomas deu apoio á teoria dos salários de subsistência.

No início da década de 1870,tivemos a teoria neoclássica que se desenvolveu até as primeiras décadas do século XX.O pensamento neoclássico isolava os fatos econômicos de outros aspectos presentes na realidade social.

Alfred Marshall(1842-1924) com seu livro Princípios da Economia,publicado em 1890 foi peça essencial nesse período,onde o comportamento do consumidor foi estudado profundamente.A relação do desejo de lucrar do produtor e a satisfação de consumir do consumidor foi a base para desenvolvimento de estudos e de ferramentas econômicas dessa época.

Em meio a uma crise econômica mundial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com