TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Do Consumidor

Dissertações: Perfil Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

PERFIL DO CONSUMIDOR

O perfil do consumidor brasileiro mudou muito nos últimos anos. Um dos aspectos que explica essa transformação é o fortalecimento da economia brasileira, que trouxe um novo poder aquisitivo à classe C e junto com ele, exigências muito maiores por parte dos consumidores. O fortalecimento do Real e a queda do desemprego também contribuíram para essas mudanças.

Uma recente pesquisa, realizada pelo The Future Laboratory, sobre as tendências do varejo global para o próximo ano, apontam que o cliente busca uma relação de mais conveniência, autenticidade e atendimento de qualidade.

Outro ponto observado pelo estudo é a importância da presença nas redes sociais - meio onde o consumidor das gerações Y e Z preferem se comunicar. A autenticidade e agilidade nesse atendimento são imprescindíveis para manter-se alinhados ao patamar esperado pelos consumidores internet - aqueles que pesquisam em sites de qualidade e reclamações, buscam conhecer a procedência dos produtos oferecidos e a reputação da marca.

Um levantamento realizado pela Ipsos Marplan MediaCT reuniu dados de uma série de estudos e tendências e procura traçar o novo perfil do consumidor brasileiro. A ideia surgiu a partir do livro “50 anos de pesquisa Marplan”, quando a empresa montou dois panoramas: um do consumidor dos anos 60 e outro do consumidor na década de 2010. Hoje, o consumidor está mais engajado, conhecedor, crítico, sofisticado e adora comprar. Mais precisamente, 54% afirmam que fazer compras serve para relaxar.

“Percebemos uma expressiva transformação e sentimos a necessidade de fazer um diagnóstico mais amplo e mais contextualizado do consumidor da atualidade”, conta Diego Oliveira, diretor de conta da Ipsos MediaCT e responsável pelo projeto. Foi considerada boa parte dos estudos EGM da Ipsos Marplan nos 13 mercados em que a empresa atua – totalizando 50.670 entrevistados em todo o Brasil.

Oliveira destaca que, comparando o perfil dos consumidores de 1960 e 2010, descobriu-se que o ethos de consumo da década de 2010 no Brasil tem sido marcado pelo desenvolvimento econômico, pela ascensão e maior participação da classe C na aquisição de bens e produtos, pela complexidade das estruturas familiares, pelo empoderamento feminino e pela ampla utilização da internet por diferentes perfis de públicos. Tal panorama fez surgir uma nova dinâmica de consumo, agora mais democrática e acessível aos brasileiros como um todo. “Em meio a toda essa complexidade, o fato que não podemos negar é que o perfil do consumidor da década de 2010 ainda está sendo construído. Porém, constatamos que a transformação parece colocá-lo em um permanente estado ‘beta’, ativado por um bombardeio de novas tecnologias e taxas de incorporação de novos cenários à vida cotidiana”, diz.

Entre os diversos valores que marcam e definem os consumidores da contemporaneidade, ganham destaque a busca individualizada pelo sucesso – evidenciada nos bens consumidos –, o despontar das famílias alternativas que moldam as novas relações sociais de consumo, a emergência de uma nova ética de autorrealização pela aquisição de bens e a clara mistura dos papéis de homem e mulher na sociedade – inclusive com a mulher sendo cada vez mais detentora do poder de compra. Entre outras coisas, esse consumidor é mais racional e exigente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com