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Por:   •  30/9/2013  •  9.073 Palavras (37 Páginas)  •  446 Visualizações

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Neste ensaio tem-se como objectivo primordial fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objecto de estudo em questão. O fetichismo da mercadoria – tendência intrínseca ao modo de produção capitalista – surge, paralelamente, como um outro vector essencial a partir do qual se conceptualizam as teses desenvolvidas acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceptual com o propósito de interligar fenómenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto.

Autores: João Paulo Valente Aguiar; João Valente Aguiar;

290 - A leitura em Portugal: perfis e tipos de leitores

Nesta comunicação retomam-se os dados do inquérito à população portuguesa A Leitura em Portugal (realizado pelo Observatório das Actividades Culturais no âmbito do Plano Nacional de Leitura), com especial incidência nos perfis sociográficos e nos tipos de leitores de livros. Pretende-se, deste modo, detectar as características em que a população portuguesa segue – ou, pelo contrário, se distancia – (d)as tendências já verificadas pela sociologia da cultura noutros países e simultaneamente identificar segmentações sociais nos perfis sociais dominantes com recurso a análise multivariada. Faz-se uma breve abordagem sobre os estudos sociológicos aos hábitos de leitura realizados em Portugal, abordam-se aspectos metodológicos (objectivos, universo, amostra). Dá-se conta da evolução registada para vários indicadores. Caracteriza-se a realidade portuguesa de acordo com várias das dimensões inquiridas. Termina-se com a tipologia resultante do cruzamento de 4 indicadores: o tempo gasto a ver televisão, ouvir rádio, usar a internet e ler a qual permite entender as relações entre práticas que, com alguma frequência, são apresentadas como alternativas ou mesmo como factores justificativos do recuo da prática de leitura patente nos estudos realizados em diversos países ocidentais.

Autores: José Soares da Silva Neves; José Soares Neves; Maria João Lima;

516 - A opinião publicada – uma proposta de abordagem: a influência das colunas de opinião e a receptividade dos seus leitores

O texto desta comunicação pretende enunciar/suscitar algumas questões de natureza teórica-metodológica decorrentes de uma das dimensões de análise da investigação intitulada “Media, Política e Opinião: uma tríade complexa – uma abordagem à opinião publicada em Portugal”. Assim, centrar-nos-emos apenas na receptividade que a opinião obtém por parte dos leitores e nos possíveis efeitos que ela produz. Para tal, são trazidos a debate alguns contributos, de natureza teórica, que ajudem a ler a influência das colunas de opinião; apresentando-se, complementarmente, alguns resultados obtidos através de um inquérito a leitores de jornais.

Autores: Antónia do Carmo Anjinho Barriga;

678 - A produção de um equipamento cultural urbano: sobreposição de camadas temporais e dinâmicas sociais. O exemplo do Fórum Cultural de Ermesinde

A valorização dos equipamentos culturais ocupa, cada vez mais, uma nova dupla centralidade: no domínio da Sociologia da Cidade e, noutro plano, no domínio da produção dos espaços colectivos de sociabilidades culturais. Neste artigo procuramos evidenciar como um equipamento cultural específico tem em si incorporado camadas temporais distintas e, simultaneamente, apreender a relação entre o passado e o presente impressa material e simbolicamente no referido edifício e quatro vectores sociais específicos enunciados por outros tantos autores. Por conseguinte, as implicações da governança urbana nos moldes apontados pelo modelo do empreendedorismo (Harvey), do campo cego do mundo urbano (Lefebvre), da relação entre a destruição criadora das identidades e o papel das ruínas, dos monumentos e dos museus no recentramento daquelas (Carlos Fortuna) e do fenómeno urbano-arquitectónico do wrapping (Jameson), constituem-se como eixos essenciais para a compreensão do nosso objecto de estudo.

Autores: João Paulo Valente Aguiar; João Valente Aguiar;

538 - A Televisão na Sociedade em Rede

Esta comunicação reflecte sobre a criação do novo sistema em rede no contexto de um capitalismo digital que engloba um conjunto de serviços que originou a sociedade em rede. A globalização económica e a convergência tecnológica obsequiaram possibilidades para reconfigurar os conteúdos e a sua distribuição em formatos diversificados. Como é que a televisão se adaptou na sociedade em rede? Que papel tem este meio de comunicação social na vida quotidiana, enquanto indústria cultural, na era da informação e dos novos media?

Autores: Ana Paula Menezes Fernandes;

119 - Capturando a Materialidade da Música na Análise Sociológica: o caso da viola d’arco

Muitas das perspectivas sociológicas sobre a arte e a música, produzindo leituras ‘sociais’ da arte ou estudando-a como mero processo social, deixam escapar o próprio objecto artístico e musical. Pretendendo-se evitar essa perda e esvaziamento do objecto artístico da análise, são aqui apresentadas propostas que possam contribuir para a restituição analítica da materialidade da música, considerando-se igualmente a dimensão de construção social e psico-cultural (e a complexa dialéctica entre ambas). É apresentado material empírico, propondo-se linhas para um aprofundamento posterior. A perspectiva que se propõe baseia-se, ainda, na tentativa de superação da tradicional dicotomia entre o ‘estético’ e o ‘social’, alertando para a natureza discursiva e retórica (da oposição) de tais conceitos e salientando a imbricação complexa entre os diferentes tipos de ‘ingredientes’ que constituem a realidade (multidimensional) do objecto.

Autores: Pedro dos Santos Boia;

471 - Cidadania, Arte e Espaço Urbano: Modelos de Revitalização

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