TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Exames: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa de Mercado

O que é pesquisa de marketing?

Pesquisa de Marketing é o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

O termo pesquisa de marketing é extremamente abrangente. Não deve ser confundido com o termo “pesquisa de mercado”, pois este é apenas um componente da pesquisa de marketing. Aliás, a pesquisa de mercado age em um mercado específico, como o próprio nome indica.

Para que serve uma pesquisa?

Para a abertura/expansão de um negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa é um recurso vital que serve para: Conhecer o Perfil do Cliente: caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, etc); Perceber a Estratégia dos Concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;

Fornecedores de pesquisa

Várias são as formas disponíveis, para que uma organização desenvolva pesquisa de marketing. Grandes corporações têm seus próprios departamentos de pesquisa de marketing. Nestas organizações, devido à complexidade de suas estruturas, muitas vezes vemos colaboradores nomeados como: gerentes de pesquisa de marketing, diretores de estudos, gestores de pesquisa, etc. Um exemplo:

A Procter & Gamble (P&G) nomeia pesquisadores de marketing para cada divisão de produtos, onde todas as marcas são pesquisadas.

Geralmente, com dois grupos: um para pesquisa interna, mais ligada à análise global de propaganda da empresa, e outro grupo que atua nos testes de mercado.

Um batalhão de pessoas: encarregados de levantamentos, estatísticos, psicólogos do comportamento do consumidor e pesquisadores de campo formam o time que trabalha neste complexo departamento. Embora pequenas estruturas empresariais não possam ter um departamento de pesquisa de marketing próprio, ou ter orçamento para contratação de serviços especializados de pesquisa, estas organizações podem fazer pesquisa de maneira criativa e viável.

Alguns instrumentos que podem ser utilizados:

Auxílio de comunidades universitárias: alunos e professores podem participar de projetos que atendam às necessidades de pesquisa da organização;

Informações on-line: na atualidade, várias empresas disponibilizam informações via-internet, muitas vezes, gratuitamente;

Checagem de concorrentes: visitar, monitorar, conhecer melhores seus concorrentes pode ser uma estratégia extremamente barata e fonte importante de dados que trazem respostas para questionamentos importantes. Como estudado anteriormente, neste último item visualizamos atividades de inteligência de marketing.De uma maneira genérica, nas grandes corporações, dentro do orçamento global de marketing, são reservados de 1 a 2% de seus faturamentos, para ações de pesquisa. De 50 a 80% dessa verba é gasto pelo departamento interno de Pesquisa de Marketing. O restante é destinado à compra de serviços de empresas de pesquisa.

Essas empresas são classificadas em três categorias:

Serviços de pesquisa setorizados: reúnem informações sobre consumidores e setores industriais e comerciais, que as vendem mediante recebimento de honorários. Ex: Instituto ACNielsen.

Pesquisa de marketing por encomenda: contratadas para desenvolver projetos de pesquisa específicos. Participam da fase de planejamento e estudo. Realizada a pesquisa, o relatório final torna-se propriedade do cliente.

Linhas especializadas de pesquisa de marketing: Fornecem serviços de pesquisa especializada a outras empresas. Exemplo: empresa de trabalho de campo que é contratada por outra para fazer entrevistas junto a consumidores.

Para que serve uma pesquisa?

Analisar os fornecedores e empresas que fornecem produtos e serviços: sistema de vendas e distribuição; políticas de preços e cobrança; qualidade dos produtos e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com