TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Exames: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

• Definição/Significado de “Pesquisa de Mercado”.

É a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades e problemas de Marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing, e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.”

• Qual é a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento das empresas?

Pesquisa de Mercado Como surge a necessidade da pesquisa? Pesquisa de mercado deve ser feita para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio. Ela deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e consequentemente dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa ou futura empresa. Antes de qualquer coisa precisa haver uma dúvida, uma questão, uma percepção de que algo ocorre no mercado.

A importância da pesquisa (em qualquer área de atuação)

Num mundo globalizado e em constantes mudanças, nenhuma empresa e/ou pessoa consegue sobreviver em ambientes competitivos sem uma real orientação para o mercado. O sucesso desejado depende da utilização correta das ferramentas de MKT e do desenvolvimento de estratégias inovadoras. Portanto, a necessidade de informações de mercado em tempo real é maior do que em qualquer outra época. Informações do marketing local para o nacional e para o global, pois as empresas normalmente buscam expandir suas atividades, desenvolvendo novos produtos, aumentando sua cobertura geográfica de mercado. E seus dirigentes precisam sempre de mais informações em curtíssimo espaço de tempo.

• Fases para realização de uma pesquisa de mercado.

AS ETAPAS DE UM PROJETO DE PESQUISA As etapas de um projeto de pesquisa devem seguir uma ordem de ações e interdependência em suas definições para que, de forma lógica, tragam resultados consistentes e úteis para o processo de tomada de decisão. Porém, não significa que o projeto de pesquisa não possa ser alterado no decorrer de sua formulação e desenvolvimento, mas sim, que a cada nova situação que se apresente, o projeto deve ser reavaliado como um todo. Principais etapas: 1. Identificação do problema ou situação. 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos. 3. Tipos de pesquisa. 4. Métodos de pesquisa a serem utilizados. 5. Amostragem. 6. Métodos de coleta de dados. 7. Elaboração dos instrumentos para coleta de dados. 8. Escalas demensuração e tipos de Perguntas Pré9. Pré-teste dos instrumentos para coleta de dados. 10. Trabalho de campo. 11. Tabulação e análise dos dados. 12. Apresentação dos resultados. 13. Cronograma. 14. Definição de recursos humanos, materiais e financeiros. 15. Análise geral. 16. Recomendações finais. 17. Elaboração do relatório. Detalhamento de cada uma das etapas: 1. Identificação do problema ou situação:

- É o primeiro e mais importante passo da pesquisa. - Todo o projeto parte da real identificação da necessidade de informação. - Os demais procedimentos serão uma decorrência do problema ou situação definida. -A definição do problema indica o propósito da pesquisa.

• Cuidados a serem adotados em cada Fase da pesquisa de mercado.

A Formulação do Problema Critérios para avaliar se o problema da pesquisa foi bem formulado, segundo Best:

Este problema pode realmente ser resolvido pelo processo de pesquisa científica? O problema é suficientemente relevante a ponto de justificar que a pesquisa seja feita? Trata-se realmente de um problema original? A pesquisa é factível? Ainda que seja “bom”, o problema é adequado para mim? Pode-se chegar a uma conclusão valiosa? Tenho a necessária competência para planejar e executar um estudo deste tipo? Os dados, que a pesquisa exige, podem realmente ser obtidos? Há recursos financeiros disponíveis para a realização da pesquisa? Terei tempo de terminar o projeto?

Construção de hipóteses ou especificação dos objetivos: Objetivos: Devem ser determinados de maneira a trazer as informações que solucionam o problema da pesquisa. O objetivo deve “responder” ao problema. A pergunta básica é:“quais informações são necessárias

para resolver o problema da pesquisa”.

Objetivo básico ou primário, é aquele que responde a Objetivo dúvida em questão e soluciona o problema. - Objetivos secundários: são decorrentes das hipóteses, portanto são todas as informações que levarão a cumprir o objetivo primário.

Hipóteses: São baseadas em suposições que apresentam as possíveis respostas que o pesquisador supõe que irá encontrar para o problema formulado. Podem ser favoráveis ou não. Exemplo: Considere o seguinte problema: “qual o melhor local para instalar um shopping”?

Pesquisa de Mercado Em suma: O objetivo principal responde ao problema. Se alcançado, o problema terá sua resposta. Ele mantém um foco muito claro sobre o que a pesquisa deseja investigar no mercado. Detalhe: Detalhe O objetivo principal serve de balizador para a pesquisa, mas ele é aberto.

Não há nada de errado nisso, pois as informações necessárias para alcançá-lo e responder ao problema decorrem do detalhamento dos objetivos secundários.

• Exemplos de aplicação de pesquisas de mercado em empresas (procurar em revistas, reportagens esses exemplos). Analisar esses exemplos... Quais são os benefícios que a pesquisa de mercado trouxe para esses exemplos/empresas.

A maior parte das grandes empresas brasileiras mantém um departamento de marketing que se encarrega de atender às necessidades de pesquisa da empresa. Na maioria dessas empresas, este departamento administra o sistema de pesquisa de marketing planejando, selecionando e contratanto empresas especializadas que realizam diferentes tipos de pesquisas. Nas empresas menores, o executivo envolvido com as decisões de marketing encarrega-se de especificar os objetivos da pesquisa e contratar uma empresa especializada para a realização do projeto.

Se a pesquisa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com