TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Padronização x Flexibilidade

As empresas sempre buscam por melhoria em sua estrutura organizacional, a fim de conseguir elevar sua indústria ao resultado esperado: o topo no mercado.

É em busca dessa melhoria que empresas como a IBM, e toda organização que se preze, quer sempre se manter competitiva no mercado, mercado esse que exige estar sempre atualizado, e é a procura dessa inovação que organizações estão adotando novos métodos de gestão em seu processo, contando como aliado à tecnologia informacional juntamente com a flexibilidade em sua organização. Deixando de lado toda aquela burocracia, com normas, padrões, regulamentos, ou seja, uma estrutura bastante centralizada. E claro que as empresas não vão perder essa oportunidade de crescer de uma forma melhor e se manter no mercado.

Nessa nova gestão, tem como foco, não só a satisfação do consumidor, mas também o bem estar dos funcionários que procuram satisfazer seus clientes. Ou seja, deixando de ver as pessoas como meros recursos, e os observando como parceiros, pois sem esses “meros recursos”, não haveria resultados, até porque eles fazem uma grande diferença, podendo o ambiente influenciar no comportamento dos empregados.

E cada vez mais a flexibilidade está mais presente nas empresas. Porém, antes dessa nova gestão aparecer, quem roubava a cena, era uma estrutura mais centralizada, a chamada estrutura burocrática, voltada mais para os regulamentos, normas, regras, que seguisse o padrão apresentado pela empresa.

O sistema abordado por essa estrutura focava mais na matéria prima a ser produzido, gastando mais do que devia, desperdiçando os recursos a serem utilizadas na fabricação.

Organização distribuída a partir das divisões de trabalho, designação das pessoas na execução de tarefas, definição das metas, planejamento de como alcançar os objetivos. Saber lidar com os imprevistos apresentados, contornando a situação, havendo sempre um controle, verificando se estar ocorrendo como planejado, para qualquer sinal de erro, estudar novamente o método que está sendo executado afim de reparar o que está dando errado para chegar ao resultado final.

Uma estrutura burocrática exerce bastante a questão do individualismo na empresa que se trabalha, pois ao optar á uma organização mais formalizada, você escolhe a atuar numa empresa em que não são todos que podem opinar sobre uma respectiva idéia, devido às limitações de iniciativa, impedindo a capacidade de desenvolver algo criativo, por causa das limitações e das rotinas. Alguns funcionários ficam tão focalizados nas normas, que acaba incapacitando a compreensão de seu papel dentro da organização, exigindo sempre o mesmo protocolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com