TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa de mercado

1

2 relatório de pesquisa

Quando o consumidor se dirige a uma loja de supermercados, faz suas compras, passa pelo check-out com o carrinho, dificilmente imagina a enorme estratégia montada para que o produto chegue às suas mãos (DALLA COSTA, acesso mar. 2011). Desta afirmativa, verifica-se a complexidade de estruturação de um supermercado, além de preocupações logísticas há uma série de situações inerentes a esse tipo de empresa: rotatividade de funcionários, competição acirrada do varejo, pressão dos fornecedores, guerra de preços, atendimento ao cliente.

Kotler (2000) o objetivo maior do marketing é a identificação e satisfação das necessidades e desejos do cliente. Para identificar essas necessidades e implantar estratégias e programas que visem à satisfação do consumidor, os gerentes de marketing precisam de informações a respeito dos clientes, dos concorrentes e de outras forças que atuam no mercado.

Rojo (2002, p. 26) ressalta que "a melhor estratégia para ter clientes de forma continua e permanente é oferecer aquilo que ele realmente quer, delineando assim a busca pela qualidade que possibilite exceder suas expectativas". Os clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e propensos a repetir o consumo com os fornecedores que lhe trouxeram satisfação superior. Nesse sentido, identificar os atributos que geram satisfação nos clientes é imprescindível para qualquer empresa sobreviver no ambiente competitivo atual.

Conhecer como ocorre o processo de escolha por um supermercado é fundamental para o desenvolvimento do negócio, esses dados são extremamente úteis para a organização, na medida em que esta poderá buscar soluções para satisfazer o cliente.

- PESQUISA EM SUPERMERCADO - COM CLIENTES

Foi realizada pesquisa em um supermercado convencional da região metropolitana de Curitiba, são 4 lojas, o estudo efetivou-se em uma das lojas que tem mais de 1.000 metros quadrados, 16 check-out, mais de 30 mil itens. É uma empresa familiar, com 30 anos de tradição na região.

Até então o supermercado se comportou com uma empresa familiar, focada na gestão do negócio, com diversos membros familiares na direção, falta de organização do setor de compras, índice elevado de quebra e perda no setor de perecíveis, falta de padronização das rotinas administrativas e de pessoal.

No ano de 2011 o supermercado contratou assessoria especializada em Gestão de Pessoas e implantação de procedimentos organizacionais.

Dentre as atividades realizadas pela assessoria destaca-se a pesquisa de marketing que foi realizada com 250 clientes, em horários alternados, no período de 15 dias, os dados foram analisados pelos gestores da empresa e procedeu-se uma reestruturação dos setores.

Seguem-se os dados levantados pela pesquisa com clientes no interior da loja:

Gráfico 1: Masculino e feminino

Gráfico 2: Faixa etária (masculino)

Gráfico 3: Faixa etária (feminino)

Gráfico 4: Faixa etária (masculino e feminino)

Gráfico 5: Bairro que o cliente mora

Gráfico 6: Há quanto tempo é cliente da loja

Gráfico 7: Frequência de compra na loja pesquisada

Gráfico 8: Atendimento geral da loja

Gráfico 9: Atendimento do Açougue

Gráfico 10: Atendimento da Panificadora

Gráfico 11: Atendimento e qualidade FLV (frutas, legumes e verduras)

Gráfico 12: Atendimento dos Operadores de Caixa

Gráfico 13: Foi perguntado se o cliente acha a etiqueta de preço dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com