TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado 4.2

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa De Mercado 4.2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas Atividade Avaliativa Pesquisa de Mercado.

A) Em qual tipo de pesquisa que esta técnica representada no esquema se enquadra?

R: Essa técnica se enquadra na Pesquisa Qualitativa.

B) Qual é a técnica representada abaixo e como funciona? Explique como funciona esta técnica.

R: A técnica utilizada FOCUS GROUP : é uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa,na qual se emprega a discussão conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes (entre 8 e 12 participantes) e direciona a discussão do tema.

Os grupos acima de 12 pessoas inibem e reduzem as possibilidades de todos participarem, e os grupos com menos de 8 pessoas podem tornar-se menos dinâmico e aumenta a chance de alguns participantes dominarem a reunião.OBS: A escolha dos participantes deve ser feita conforme o propósito da pesquisa.

Os fatores discriminantes mais utilizados na formação dos grupos são:Classificação socioeconômica;sexo;faixa etária;escolaridade;diferenças de percepção política etc.

Utilização: Os focusgroups são usados nos temas mais diversos.Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

Para realização do focusgroup é necessário uma sala preparada com recursos para gravação de áudio e vídeo.Os pesquisadores acompanham a realização dessa fase por meio de uma sala de apoio com espelho, onde eles podem ver e ouvir tudo que é dito na sala do focusgroup.

É recomendado para orientar e dar referencial a investigação ou à ação em novos campos, gerar hipóteses baseadas na percepção dos informantes, avaliar diferentes situações de pesquisa ou populações de estudo, desenvolver planos de entrevistas e questionários, fornecer interpretações dos resultados dos participantes a partir de estudos iniciais, e gerar informações adicionais a um estudo em larga escala.

Resultados: Os resultados não são apenas “este produto agrada” ou “este produto não me agrada” mas sim os motivos dessas opiniões.Pode ser informação valiosa no desenvolvimento dos produtos e de empresas.

O Focus Group pode ser realizado em três etapas:planejamento,condução das entrevistas e analise e interpretação dos resultados.

Planejamento-nessa fase deve-se considerar a intenção do estudo e os usuários da informação, alem de desenvolver um plano que guiará o restante do processo da pesquisa, incluindo a elaboração das questões e a seleção dos participantes.

Condução – consiste na moderação da reunião.

Analise e interpretação –Após a reunião, na fase de analise, são realizados as transcrições, o tratamento dos dados e a elaboração do relatório.

Função do Coordenador: Facilitador da sessão, pois para alem de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir e elaborar o relatório da execução do focusgroup.

Examinar mais do que apenas as palavras.Eles estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e dinâmica de grupo.Por vezes são criadas transcrições da gravação, nos pontos importantes.

Duração: De 01:30 à 02:00 horas.

C) Dê um exemplo prático de uma situação que poderia ser aplicada esta técnica para o alcance do objetivo da pesquisa.

R: Os representantes de uma empresa de aparelhos ortodônticos procurou uma agência para realizar uma pesquisa e foi utilizado o Focus Group,a empresa gostaria de saber a o conhecimento dos ortodontistas pela marca,então a empresa passou os cadastros dos clientes para a agência com nome completo,telefone e e-mail,para abordagem .

O convite foi feito por e-mail e confirmado a presença por telefone,foi elaborado algumas perguntas e uma demonstração de modelos com aparelhos fabricados pela a empresa e dos concorrentes, para um grupo de 8 a 12 participantes.O trabalho foi realizado em uma sala com recursos para gravação de áudio e vídeo,onde o representante da empresa acompanhou por meio de uma sala de espelho. O trabalho foi feito da seguinte maneira,entregaram aos participantes modelos de aparelhos ortodônticos da empresa e do concorrente para analisar e dizer de qual marca era.O resultado foi que os ortodontistas sabiam falar do concorrente, elogiavam o designer, o acabamento, mas não sabiam dizer de que marca era.Então com esse resultado a empresa tomou a decisão em investir mais em marketing e enviar amostra de seus produtos para seus clientes.

2) Questão 2. Leia o enunciado abaixo e desenvolva os tópicos solicitados para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa de marketing: A emissora GLOBO, insatisfeita com seus índices de audiência, resolveu alterar toda sua programação. Após um mês de nova programação, solicitou a você, um projeto que avalie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com