TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Dissertações: Pesquisa De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2013  •  9.939 Palavras (40 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 40

Conteúdo

1 - Introdução 2

2 - Pão de Açúcar: de doceria a supermercado 2

3 - Pão de Açúcar: crescimento, expansão e diversificação empresarial 4

4 - Disputa pelo poder e crise familiar na passagem do comando da primeira para a segunda geração. 8

5 - Retomada do crescimento e volta à primeira posição no ranking nacional 11

6 - Considerações Finais 15

7 - Processos de Evolução Resumida 17

8 - Trabalho Estratégia Empresarial 20

9 - Referências 30

CASO DE ESTUDO GRUPO PÃO DE AÇUCAR.

1 - Introdução

A temática das empresas familiares e sua história estão sempre em discussão tendo em vista o papel e a importância deste setor na economia para a produção e a empregabilidade.

A Companhia Brasileira de Distribuição, mais conhecida como Pão de Açúcar, tem uma his-tória exemplar de crescimento, crises e recuperações, em constante busca de aperfeiçoa-mento administrativo.

O trabalho destaca a evolução do grupo, desde o tempo em que iniciou com uma padaria, passando por sua entrada no ramo varejista através da construção do primeiro supermerca-do, pela fase expansionista dos anos 70 e 80, assim como a internacionalização do grupo neste mesmo período.

A análise se detém na passagem do poder da primeira para a segunda geração, quando as disputas entre herdeiros quase levaram a firma à falência. Foram cerca de quatro anos de reestruturações e cortes, para eliminar as lojas menos lucrativas, em busca de salvar o em-preendimento.

Superados os desafios da transmissão do poder, o Pão de Açúcar voltou a crescer, tornando-se novamente a maior rede nacional de varejo. Na virada do milênio, quando novamente apresentava-se o desafio da passagem do comando da segunda para a terceira geração, os controladores resolveram dedicar-se ao Conselho Administrativo, deixando a função da Di-reção Executiva dos negócios nas mãos de executivos profissionais de fora da família.

2 - Pão de Açúcar: de doceria a supermercado

A história de muitas empresas encontra-se ligada a determinadas pessoas que não só as iniciaram como atuaram constantemente na sua evolução e consolidação. Este é o caso do Pão de Açúcar e de Valentim dos Santos Diniz. Além de fundador e principal acionista foi seu dirigente desde a fundação até sua morte em 2008. Como é de imaginar e em geral acontece, o Pão de Açúcar nasceu pequeno, familiar com uma única loja, um único dono e um grande sonho, elementos constantes na formação da maioria das empresas familiares. Estando a história da empresa muito ligada ao fundador, falar nela é quase como reportar-se à sua biografia. Nascido em Pomares do Jarmelo, Portugal, aldeia de Beira Alta, quase divisa com a Espanha, em 1913 o filho de comerciantes mudou-se para o Brasil aos 16 anos de idade.

Ao chegar a São Paulo, foi morar com José Tenreiro, seu tio-avô, que trabalhava na Com-panhia Antarctica Paulista e, duas semanas mais tarde já trabalhava como entregador e caixeiro do Real Barateiro, um grande empório que vendia no atacado e no varejo e ainda importava mercadorias. Este foi seu primeiro e único emprego.

Após casar-se com Floripes, descendente de portugueses e dois anos mais nova que ele, em 15 de fevereiro de 1936, deixou o antigo emprego e montou uma pequena mercearia na rua Vergueiro, bairro do Paraíso. No ano seguinte, seu antigo patrão convidou-o como sócio e fundaram a Padaria Nice. Este estabelecimento foi crescendo e, em 1945 já contava com 28 carrocinhas para entrega de pães, utilizando 68 cavalos para garantir duas saídas de entrega.

Apesar de a padaria estar indo bem, Valentim sonhava em ter seu próprio negócio, sem contar com sócios. Por isso, montou paralelamente a esta padaria, a Panificadora e Mercea-ria Lalys, na rua Tamandaré, onde foi cultivando estratégias de negócios e de clientes para o futuro. Uma vez certo de sua intenção, vendeu sua parte na sociedade da Padaria Nice e comprou duas casas na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3.0134 e 3.138. Este endereço ficou famoso porque é o lugar onde foi inaugurada, no dia 7 de setembro de 1948, que contava com quarenta funcionários.

Em 1952 duas filiais da Doceria Pão de Açúcar surgiram no centro da cidade. Uma na Praça Clóvis Bevilácqua, 21 e outra na Rua Barão de Paranapiacaba, 97, próxima à rua Direita. Do ponto de vista administrativo, o ano de 1956 foi um marco, uma vez que Abílio, aos 19 anos e ainda freqüentando o curso de Administração da FGV passou a trabalhar com seu pai.

Num país que chegava aos 50 milhões de habitantes em meados do século passado e quando os supermercados já completavam vinte anos de experiência nos Estados Unidos e começavam a se expandir no Brasil, Valentim e Abílio começaram a pensar na idéia de en-trar neste novo ramo de negócios. Nesta época, o auto-serviço já funcionava em diversas capitais brasileiras, como era o caso do Real em Porto Alegre, do Merci em Belo Horizonte, do Tudo Tem em Recife, do Tire e Pague, em Salvador, do Copacabana e Disco no Rio de Janeiro, das quatro lojas do Peg-Pag em São Paulo, além do sistema montado pelo governo federal, com as lojas do Serviço de Assistência da Previdência Social.

Para iniciar este novo ramo de atividades, o fundador da empresa desistiu de construir um prédio de apartamentos no terreno adquirido e construiu um prédio com térreo e primeiro andar. Embaixo iria experimentar-se na gestão do supermercado, enquanto no piso superior estabeleceria uma estrutura de serviços da doceria, instalando um salão de recepções com capacidade para mais de 500 convidados.

Foi neste local que no dia 14 de abril de 1959 inaugurou-se a primeira loja dos Supermerca-dos Pão de Açúcar, com 2.500 itens de vendas. Poucos itens se comparados com um su-permercado atual, mas o próprio auto-serviço era novo e causava espanto às senhoras da sociedade o fato de terem de servirem-se elas próprias das mercadorias nas gôndolas, onde os homens, nos raros momentos em que se faziam presentes, o máximo que faziam era empurrar os carrinhos.

3 - Pão de Açúcar: crescimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com