TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado, Atividade Estruturada

Exames: Pesquisa De Mercado, Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  2.820 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO:

A atividade sugerida tem como objetivo o estímulo à auto-aprendizagem e a aproximação do aluno com a realidade profissional de Pesquisa de Mercado. Nessa direção, as atividades foram organizadas com o objetivo de proporcionar ao discente uma avaliação e o contato com profissionais que atuam nas diversas áreas da Pesquisa de Mercado, visando à ampliação da percepção e do entendimento pessoal do aluno acerca da formação, atuação e oportunidades de trabalho.

PESQUISA DE INFORMAÇÕES

O aluno deverá entrar em contato com a ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, a fim de conhecer as orientações da instituição para:

1. Como identificar e contratar uma empresa ou instituto para a realização de uma pesquisa de mercado.

2. Conhecer como as empresas e profissionais brasileiros são orientados com relação à ética n relacionamento com as empresas contratantes e os entrevistados em seu dia a dia.

3. Identificando e discutir os pontos principais do Código de Ética.

4. Conhecer o mercado brasileiro de pesquisa de mercado em valores (R$). Qual a evolução em faturamento nos últimos 10 anos.

Nesta atividade, para atender ao solicitado, o aluno deverá consultar o site da ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.

ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

www.abep.org abep@abep.or

PRODUTO/RESULTADO:

O aluno deverá apresentar relatório com as informações adquiridas, informando o número de empresas ou institutos associados à ABEP por estado e por região. O mercado em número dos últimos dois anos. Apresentação do código de ética.

PESQUISA DE MERCADO – ATIVIDADE

- 2 -

DESENVOLVIMENTO:

A atividade sugerida tem como objetivo o estímulo à auto-aprendizagem e a aproximação do aluno com a realidade profissional de Pesquisa de Mercado. Neste sentido, as atividades foram organizadas com o objetivo de proporcionar ao discente manter contato com empresas ou institutos de pesquisa de mercado, bem como em empresas de grande porte dos segmentos industriais e de prestação de serviços. O aluno deverá entrar a empresa e solicitar que a empresa informe quais são os cargos ou funções relacionados às atividades de pesquisa de mercado, com as suas respectivas descrição de cargo.

PRODUTO/RESULTADO:

O aluno deverá apresentar ao professor o resultado de suas atividades indicando o instituto ou empresa pesquisada, bem como a relação dos cargos ou funções.

PESQUISA DE MERCADO – ATIVIDADE

- 3 -

DESENVOLVIMENTO:

A atividade sugerida tem como objetivo estimular a auto-aprendizagem. A elaboração de questionário e as atividades de coleta de dados proporcionam ao discente uma vivência nas atividades de pesquisa de mercado.

ORIENTAÇÕES:

A atividade proposta deverá ser realizada em grupos de 5 ou 6 alunos e os resultados devem ser apresentados em relatórios com gráficos e as principais conclusões.

1. A atividade tem como objetivo conhecer o perfil dos alunos dos cursos de Direito, História, Pedagogia, Ciências Contábeis, Letras, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Sistemas de Informação, Serviço Social, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Marketing, Logística, Gestão de Recursos e Turismo. A turma objeto da pesquisa deve pertencer, ao turno equivalente ao grupo pesquisador com vista a facilitar as atividades de campo.

2. O grupo deve elaborar um questionário com pelo menos 15 perguntas. O objetivo do estudo é conhecer o perfil dos alunos da turma escolhida.

Ao final da pesquisa o grupo deverá apresentar os resultados da seguinte forma: apresentação e relatório de conclusão.

PRODUTO/RESULTADO:

Ao final da pesquisa o grupo deverá apresentar os resultados da seguinte forma:

1. Apresentação oral

2. Entrega do relatório de pesquisa.

PESQUISA DE MERCADO – ATIVIDADE

- 4 -

DESENVOLVIMENTO:

A atividade sugerida deverá ser realizada em grupos de 4 ou 5 alunos. Esta atividade tem como objetivo, o estímulo à auto-aprendizagem e a aproximação do aluno com a realidade profissional de Pesquisa de Mercado. Neste sentido, as atividades foram elaboradas com o objetivo de proporcionar ao discente a realização de levantamentos de dados secundários em sites de associações de fabricantes de diversos produtos ou prestadora de serviços no mercado nacional.

O grupo deverá acessar um dos sites abaixo relacionados para realizar o levantamento. O segmento a ser pesquisado por cada grupo deverá ser sorteado pelo professor.

O grupo deverá apresentar o resultado da pesquisa abordando os seguintes quesitos:

• Faturamento do setor,

• Principais marcas ou concorrentes,

• Volume de vendas de produtos,

• Participação de mercado dos concorrentes,

• Importação e exportação.

1) ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicleta, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas www.abraciclo.com.br

2) ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores www.anfavea.com.br

3) ABIEF - Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis www.abief.com.br

4) ABAV - Associação Brasileira de Agências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com