TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Histórica Sobre Liderança de Henry Ford e Elon Musk

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.715 Palavras (23 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 23

Pesquisa histórica sobre liderança de Henry Ford e Elon Musk

São Paulo

Abril, 2019

Relatório de Atividades de Extensão Universitária apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing da Faculdade ESPM, como requisito parcial para aprovação na disciplina Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas.

Sumário

1. Introdução 1

2. Henry Ford 3

2.1 Histórico de Henry Ford 3

2.2 Desenvolvimento da Empresa 4

2.3 Valores e Missão 5

2.4 Cultura Organizacional 5

2.4.1 Modelo de produção em massa 6

2.5 Quebra de Paradigmas 7

2.6 Obstáculos Enfrentados e soluções 7

2.7 Legados de Henry Ford 8

3 Elon Musk 10

3.1 Histórico de Elon Musk 10

3.2 Desenvolvimento da empresa, 12

3.3 Valores e missão 12

3.4 Cultura organizacional 13

3.5 Quebra de Paradigmas 14

3.6 Obstáculos Enfrentados e soluções 15

3.7 Legados de Elon Musk 17

4 Conclusão 19

5 Referências bibliográficas 20

1. Introdução

O Século XX iniciou em 1° de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000. Foi marcado por um período de mudanças. As invenções do final do século anterior, como a lâmpada, o automóvel e o telefone resultaram num aumento da qualidade de vida e também influenciaram o cenário político global que se desenhou nos anos seguintes: os Estados Unidos tiveram grandes ganhos econômicos e políticos e, por volta de 1900, se tornaram a maior potencial industrial do mundo.

As mudanças nos campos sociais e econômicos permitiram grandes progressos também no campo acadêmico e, no início o século XX, tivemos avanços na teoria e prática da administração. Como exemplo, no processo de linha de montagem móvel, o processo de fabricação de automóveis foi reorganizado, garantindo maior eficiência no processo produtivo e criando melhorias para o trabalhador.

Neste período surge Henry Ford, engenheiro capaz de desenvolver novas metodologias para o processo de produção automotiva. Ford marcou a era do Capitalismo com suas ideias e foi responsável por elevar a produtividade do processo de produção em massa. Preocupando-se com questões trabalhistas, aumentou salários e reduziu a carga horária de trabalho. Combinadas essas ações com a novas metodologias o resultado de aumento de lucro e menor custo de produção: a linha de montagem e a produção em massa de veículos motorizados e outros bens permitiram aos fabricantes produzir mais produtos por custo muito menor. Isso permitiu ao automóvel tornar-se o meio de transporte mais importante da atualidade.

No início do século XXI os avanços tecnologias ganham velocidade e volume, com isso mais tecnologia são desenvolvidas e implementadas em taxas crescentes. Diante de tamanha velocidade e volume de mudanças, o desenvolvimento de melhorias nos processos torna-se um dos maiores desafios nas empresas.

Nesse contexto, o empreendedor Elon Musk, foi um dos grandes visionários no ramo da tecnologia, um dos idealizadores do comercio on-line e um dos primeiros a pensar na ideia de bancos virtuais. Elon foi responsável por gerenciar empresas que desenvolveram foguetes de baixo custo – quando comparados aos custos de empresas como a Boing, realizaram viagens espaciais, desenvolveram carros elétricos, entre outras.

Com perfis muito diferentes e vivendo em tempos distintos, Henry Ford e Elon Musk tem em comum a capacidade de influenciar as pessoas e para atingirem um objetivo maior, um objetivo em comum. Ambos são indivíduos criativos e com alto grau de conhecimento e interesse por buscar conhecimento na área de atuação. Nesse trabalho iremos tratar dos perfis individuais de cada um deles e dos pontos de convergência e divergência dos dois perfis de gestão.

2. Henry Ford

Americano, nascido em 1863, fundou a primeira companhia de automóveis do país e foi o responsável pelo desenvolvimento da metodologia de produção em massa, permitindo que os carros se tornassem bens acessíveis à maioria dos americanos e que os Estados Unidos se consolidassem como a grande potencial industrial do século XX. Responsável pela implementação de um modelo de cultura organizacional inovador para seu tempo, Ford não somente otimizou a produção, mas também entendeu que o aumento da produtividade estava ligado ao bem-estar dos trabalhadores.

2.1 Histórico de Henry Ford

Nascido em 1863 em Greenfield – Michigam, EUA (Estados Unidos) - o americano Henry Ford começou a trabalhar na empresa Thomas Edison como engenheiro aos 28 anos. Sempre teve como um de suas características principais a curiosidade. Usava as horas vagas do trabalho para colocar suas ideias em prática, desenvolvendo experimentos pessoais com peças automotivas. Sua primeira criação revolucionária aconteceu em 1896 e foi o quadriciclo Ford.

Quando Ford conheceu o grande empresário Thomas Edison pessoalmente pela primeira vez, teve a oportunidade de apresentar suas ideias, as quais impressionaram muito Thomas, que orientou e estimulou Ford em seguir com seus objetivos.

Ford fundou, em 1899, a primeira Companhia de automóveis de Detroit, a Detroit Automobile Company (DAC). O empreendimento não obteve muito sucesso, devido às exigências dos investidores por retorno imediato. Após dois anos, Ford montou uma nova empresa, a Henry Ford Company, da qual acabou sendo desligado pois demostrou interesses divergentes aos manifestados pelos investidores: Ford se interessou for carros de corrida.

Em 1903, fundou a empresa Ford Motor Company, devido ao sucesso da invenção do carro esportivo de corrida Ford 999, o qual havia desenvolvido e lançado em conjunto com o projetista Harold Wills. O modelo foi um grande sucesso e parte disse deve-se ao fato do piloto de corrida Barney Oldfield ter se tornado campeão com ele e divulgar o carro por todo pais. Neste período, a Ford

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com