TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Mercadológica

Dissertações: Pesquisa Mercadológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Desde a sua descoberta pelo homem, o café assume importante papel na economia e na vida dos povos que o cultivam. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial, desde o século XIX, há pelo menos 150 anos.

No país, aproximadamente dez milhões de pessoas se envolvem direta ou indiretamente com o café, em todos os segmentos do setor, desde a produção até sua comercialização e industrialização. São pelo menos 1700 municípios cafeeiros, com 300 mil cafeicultores que se envolvem diretamente na produção, com propriedades agrícolas distribuídas principalmente na região centro-sul, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. Além do setor produtivo, a comercialização e industrialização de café movimenta um considerável número de pessoas, há no país 450 empresas com registro para exportação e 1300 indústrias de torrefação e moagem. Mais recentemente algumas mudanças têm sido verificadas tanto na produção quando na comercialização de café, em todo o mundo, com reflexos significativos na produção brasileira. O mercado tem se tornado mais exigente em termos de qualidade do produto, com preferência pelos tipos especiais de café, além de mais competitivo, pela entrada de vários países, novos produtores e exportadores. Percebe-se que os cafeicultores e técnicos envolvidos na atividade devem ter uma visão globalizada do setor, se atualizando tecnicamente através de investimento em novos conhecimentos e planejando de maneira ordenada suas ações, para que persistam na atividade com o sucesso almejado. Esse estudo resume-se em analisar o consumo e preferências de marcas de café no município de Lavras, procurando descobrir o espaço que a marca “Café Tipuana” ocupa na mente dos consumidores. A partir dos dados obtidos foi elaborado um relatório de conclusão sobre o consumo da marca estudada e das variáveis que afetam o mesmo.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Torrefação e Moagem de Café (ABIC), de 1965 a 1993 a população brasileira aumentou em quase 88%, e o consumo de café cresceu, no mesmo período, apenas 14%. Estratégias de marketing são necessárias para inverter essa situação, pois a substituição do café por outros tipos de bebidas (especialmente os refrigerantes) tem apresentado como a principal causa da redução do consumo per capta no Brasil. O Brasil e a Colômbia lideram a produção e o mercado de exportação de café, sendo que historicamente, o Brasil vem perdendo espaço no mercado para a Colômbia. O mercado internacional é um importante norteador para as práticas no segmento produtor e de industrialização e, sem dúvida também para o Brasil, que figura como o maior produtor mundial de café. O Brasil é atualmente o segundo maior consumidor de café em volume total de sacas no mundo e o maior entre os países produtores de café. Devido a atual situação econômica em que se encontra o Brasil, o segmento de torrefação está se remodelando para obter melhores resultados com menores custos.

O estado de Minas Gerais, particularmente a região Sul de Minas, de onde saem 48,6% da produção estadual é um pólo de produção de café muito importante para o país. Do total de 1594 empresas de torrefação no ano de 1998, 913 destas estão localizadas na região Sudeste. Tentando se adaptar às mudanças geradas pela globalização, empresas do segmento de café têm procurado incorporar tecnologias, aprimorar comercialização, com a finalidade de obter uma dinâmica mais sustentável da produção/distribuição do café brasileiro. Torna-se então muito importante a conscientizeação do grande desafio que se impõe aos agentes do agronegócio café, que é trabalhar o produto de uma forma mais moderna, não mais como uma simples commodity, mas como um produto especial, que concorre com outras bebidas junto ao consumidor. A utilização de técnicas qualitativas é imprescindível para uma investigação que procura atingir em profundidade o fenômeno investigado (ARMAS, 1992).

A pesquisa de mercado procura descobrir as características de um mercado, as preferências por determinados produtos ou serviços e quais suas razões, (BERNARDO, 1994).

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi conduzida na área urbana de Lavras, MG., utilizando o método de levantamento de dados descritivos, através de questionários estruturados, contendo questões em aberto, perguntas dicotômicas, perguntas encadeadas, de escala, de lembrança de marca, fechadas, escala de diferencial semântico, escala itemizada, escala de intenção de compra, que foram feitas pessoalmente a cada entrevistado, deste grupo fizeram parte uma amostra representativa equivalente à 0,5% da população (famílias). A pesquisa se objetivou na análise de consumo e preferência de marca de café, com um enfoque na marca “Café Tipuana”.

O Café Tipuana Indústria e Comércio Ltda., agroindústria atuante no setor de torrefação e moagem de café, situada na cidade de Lavras no estado de Minas Gerais, foi adquirida pelo Sr. José, pai do atual sócio/gerente, no ano de 1974. Ao longo do tempo o “Café Tipuana” foi se fortalecendo no mercado e em 1979 teve seu pico de demanda de 38 toneladas/mês. A partir daí, a empresa foi se expandindo em termos de maquinário e mão-de-obra e desde 1983 o Sr. Sirlei assumiu a direção da indústria e o “Café Tipuana” é consumido em várias cidades da região. Os dados foram tabulados através de recursos da informática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com