TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado

Exam: Pesquisa de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Exam  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

Leia o texto a seguir.

Os fatores que afetam as decisões de compra dos consumidores de carne suína serão abordados durante a palestra de Jon Ratcliff no V Fórum Internacional de Suinocultura......

.....existe um interesse crescente em relação a assuntos sobre segurança alimentar, qualidade alimentar, e outros relacionados à saúde e métodos de produção alimentar e seus efeitos no meio ambiente. Esta apresentação vai abordar vários dos fatores extrínsecos que afetam as decisões dos consumidores na hora da compra e isso afeta a marca, informações no rótulo, informações de origem e outras informações sobre o valor do produto para o consumidor , revela Ratcliff. Alguns dos principais fatores responsáveis por este interesse crescente, segundo o palestrante, são o aumento de renda dos consumidores, a urbanização, a intensificação de métodos de produção de alimentos e o medo de doenças transmitidas através de alimentos....

Disponível em: (http://porkworld.com.br/noticias/post/fatores-que-afetam-a-decisao-dos-consumidores-e-um-dos-temas-do-v-forum-internacional-de-suinocultura-2.)

Leia as afirmações abaixo e assinale F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I) Os consumidores, em um processo regular de compra, sempre tomam as suas decisões com base nos preços pagos e nos benefícios entregues.

II) Os benefícios funcionais de um produto são aqueles benefícios tangíveis que um produto oferece.

III) Custo temporal é aquele relacionado com o tempo gasto pelo consumidor para encontrar a melhor oferta disponível no mercado.

A sequência correta é:

a.

F, F, F

b.

V, V, F

c.

F, F, V

d.

V, V, V

e.

V, F, F

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Leia o texto a seguir.

A segmentação usa sempre a pesquisa de mercado como ferramenta de seleção. Assim, é possível que se identifique, a partir de uma série de critérios, diferentes segmentos.

Dias (2004) afirma que, dado que a segmentação de mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, quanto mais se investir na pesquisa para o processo de segmentação, melhores os resultados operacionais obtidos.

Serão listados agora alguns dos principais critérios utilizados para a segmentação de mercado, embora seja importante lembrar que existem diversos critérios que podem ser utilizados, de acordo com as necessidades de cada organização.

Disponível em: ( http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/tipos-de-segmentacao-de-mercado/).

Leia as afirmações abaixo e assinale F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I) A análise SWOT permite identificar as ameaças e oportunidades internas da empresa

II) Ao segmentar o mercado, ocorre uma divisão do mesmo em grupos com características parecidas, favorecendo a concentração dos esforços das empresas

III) A segmentação psicográfica favorece o entendimento da forma como os consumidores pensam e como são seus respectivos estilos de vida

A sequência correta é:

a.

V, V, V

b.

V, F, V

c.

F, F, F

d.

F, V, V

e.

V, V, F

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Quando falamos de marketing e, nesta unidade, relacionado aos seus conceitos, definimos a área como as estratégias usadas pelas organizações com o objetivo de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Mas, como destacado, não é uma tarefa das mais simples requerendo por parte do gestor uma administração pormenorizada do processo mercadológico. Com base no gerenciamento mercadológico mencionado nesta unidade, informe a alternativa incorreta:

a.

Segmentação de mercado – é o ato de dividir o mercado em partes menores para que assim o gestor possa conhecer com maior precisão seus consumidores e desenvolver estratégias mais precisas para cada segmento de mercado.

b.

Sistema de informação de marketing – é o processo de unificar as informações, sejam do mercado como da própria empresa para assim subsidiar as estratégias que serão desenvolvidas pela organização.

c.

Análise Ambiental – é o que conhecemos como análise SWOT que consiste em trabalhar as informações internas da organização para identificar oportunidade de mercado.

d.

Posicionamento – é o que conhecemos como o espaço que uma marca ocupa na mente do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com